INCLUSÃO PROFISSIONAL-Cosern passa a contar com 16 mulheres atuando como eletricista de rede em todo RN

A Cosern, empresa da Neoenergia, passou a contar com 16 mulheres no seu quadro de eletricistas de rede em todo estado no mês de setembro. O ingresso das novas profissionais numa atividade até então ocupada majoritariamente por homens no Rio Grande do Norte é resultado do sucesso da Escola de Eletricistas da Cosern, uma iniciativa do Grupo Neoenergia realizada em parceria com o Senai. Para o Diretor Presidente da Cosern, Luiz Antonio Ciarlini, esse momento histórico é uma conquista importante tanto para a sociedade potiguar quanto para a empresa.

Rosana Raquel de Oliveira Gomes está entre as potiguares que se formaram na Escola de Eletricistas de Rede e foi contratada pela Cosern em setembro. Raquel deixou a carreira de micro empreendedorismo em Mossoró para se dedicar ao curso e à profissão e, depois de ser contratada para atuar em Natal, reflete que essa foi a sua melhor escolha.

A Gerente de Recursos Humanos da Cosern, Kleyse Siqueira, destaca a importância do projeto no que se refere a equidade de gêneros. “O nosso setor, pela característica da atividade, sempre foi muito masculino. Com nosso compromisso com a igualdade de gêneros, vimos a necessidade de preparar as próximas gerações de forma a garantir que mais mulheres ocupassem cargos predominantemente masculinos, como o de eletricista”, declara Kleyse.

As 16 Eletricistas de Rede da Cosern fazem parte de um grupo de eletricistas formados desde 2018. Somente em 2020, 394 alunos concluíram o curso através da Escola de Eletricistas nos cinco estados onde a Neoenergia atua por meio das suas distribuidoras. Em 2020, 1.583 iniciaram as aulas e há a previsão de mais de 700 alunos começarem a escola ainda este ano. Para 2021, estão planejadas outras escolas com a participação de mais 675 alunos.

Como participar
O curso de Eletricistas de Redes, oferecido pela Cosern em parceria com o Senai, é gratuito e aberto a candidatos de qualquer gênero que tenham concluído o Ensino Médio ou equivalente. Além disso, o candidato precisa ter no mínimo 18 anos na data de inscrição no processo seletivo e possuir carteira de habilitação definitiva B, C ou D. Existem várias etapas no processo seletivo como teste de conhecimentos gerais, redação, avaliação psicológica, entre outros. 

Até o final do ano, 28 turmas terão as aulas iniciadas em todo grupo. Para mais informações sobre o cronograma de inscrições, é preciso acompanhar os sites e redes sociais das empresas (no caso do RN, www.cosern.com.br). Devido a pandemia de Covid-19, as aulas teóricas estão acontecendo de forma online. Já a parte prática acontece nas instituições de ensino parceiras, localizadas em cada cidade, com as devidas recomendações de distanciamento social de acordo com os protocolos de saúde e segurança.

Após a conclusão do curso, os formandos passam a compor o “Banco de Eletricistas” da empresa para possíveis oportunidades de trabalho. A iniciativa integra o processo de internalização da Neoenergia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *