MOSSORÓ- Qual o instituto de pesquisa vai acertar ??? Mossoró: “Duas pesquisas e um dado bem diferente”

Apesar de divulgadas com seis dias de distância, as pesquisas Sensatus e AgoraSei foram realizadas em datas bem próximas. A questão aí reside na data do registro.

Com as entrevistas realizadas nos dias 19, 20 e 21 de outubro a pesquisa Sensatus da Super TV foi registrada no dia 16, antes do início das entrevistas.

Já o Instituto AgoraSei realizou as pesquisas nos dias 21 e 22 de outubro, mas só registrou no dia 22, após a coleta de dados.

Repare que os números foram levantados na mesma semana, mas a divulgação da AgoraSei transcorreu seis dias após o registro no dia 22 dando uma sensação de que seria mais recente.

Mas a questão desta análise não é essa. É a disparidade de números em uma coleta de dados em datas tão próximas.

Na pesquisa Sensatus a prefeita Rosalba Ciarlini (PP) tem 35,8% e na AgoraSei ela tem 33,8%. Já Allyson Bezerra (SD) tem 24,7% no primeiro instituto e 33,5% no segundo.

Se na pesquisa AgoraSei Rosalba estão separados por 0,3%, na Sensatus a diferença é de 11,1%.

Repito: são pesquisas realizadas na mesma semana com enorme diferença na distância entre os primeiros colocados.

Em relação aos demais candidatos não existem grandes diferenças. Na Sensatus Cláudia Regina (DEM) e Isolda Dantas (PT) tem 12,2% e 8,6% respectivamente enquanto que na AgoraSei é 10,6% e 5%.

Irmã Ceição (PT) e Ronaldo Garcia (PSOL) pontuam abaixo de 1% em ambas.

A própria Rosalba pontua parecido nas duas pesquisas. Só o desempenho de Allyson apresenta disparidades. Seria interessante que um terceiro instituto tivesse tido pesquisa registrada no período para apontar qual tendência prevalece.

Fonte: Bruno Barreto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *