Acari festeja 186 anos de emancipação política nesta quinta – feira

A cidade mais limpa do Brasil festeja na quinta feira , 11, 186 anos de sua emancipação. Acari é um município brasileiro no estado do Rio Grande do Norte. Faz parte da região do Seridó.

Sua população em 2018 foi estimada pelo IBGE em 11.152 habitantes. É conhecida como “a cidade mais limpa do Brasil”sua altitude é de 270 metros acima do nível do mar e a distância rodoviária até a capital é de 201 quilômetros.

Acari é uma cidade ordeira e receptiva. Inicialmente habitado pelos índios Tarairiús , a povoação atual teve início no século XVIII, com a expansão das fazendas de gado ao longo dos rios da região, com principal destaque ao Sargento- Mor Manuel Esteves de Andrade, vindo da Serra do Saco e Tomás de Araújo Pereira, português natural do Minho que se estabeleceu na fazenda Picos por  volta de 1750.

Em 1737, deu- se a fundação da capela de Nossa Senhora da Guia por requerimento ao Bispo de Olinda feito por Manuel Esteves de Andrade.

A dita capela tornou-se matriz quando da criação da paróquia do Acari em 13 de marçode 1835, sendo posteriormente dedicada a Nossa Senhora do Rosário quando da fundação da nova e suntuosa Matriz no alto da colina em 1863.

A criação do município se deu através de Resolução do Conselho do Governo do dia 11 de abril de 1833, quando se efetivou a emancipação do município de Caicó.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *