IDEALIZADORAS DO PROJETO ”A VIDA FALA MAIS ALTO” REALIZAM PALESTRA NO CRAS EM SÃO JOSÉ DO SERIDÓ

Projeto  criado há  5 anos pela psicologa  Edna Fidélis com apoio da atual secretária de governo e ex primeira Dama do município, Ilca Dantas, A VIDA FALA MAIS ALTO,  esteve sendo apresentado hoje na sede do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) a pedido de profissionais e gestores da SEMTHAS  onde várias pessoas da comunidade estiveram presentes.

Este projeto criado no ano de 2012 á pedido do na época,  prefeito Jackson Dantas, dada a grande  quantidade de acontecimentos de ato extremo (Suicídio ) tem por objetivo principal preservar a vida e foi criada pela psicóloga Edna Fidélis e a com o apoio e parceria de Ilca Dantas.

O seu início foi as 19 horas e tem como carro chefe  a preservação da vida e a prevenção ao suicídio. Neste contexto os que fazem o CRAS   viram a necessidades de realizarem este encontro   com a participação da comunidade para que todos pudessem entender que a depressão é uma doença séria que precisa de apoio e cuidados as pessoas acometidas deste mal.

A Assistente social do CRAS, Sandra Rosário  ressaltou a alegria de está  se reunindo para tratar deste assunto tão importante  que é a preservação da vida.

A secretária de Governo, Ilca Dantas,  e entusiasta do projeto,que na oportunidade representou o poder público, destacou sua  alegria de ver os resultados  deste projeto no município que antes tinha um alto índice de suicídio, salientando que Edna Fidélis é uma pessoa capacitada  e que é importante que  ao se enfrentar qualquer problema deve-se procurar um profissional para ajudar e agradeceu a presença de todos.

Doutora Edna Fidélis, idealizadora do projeto,  destacou a importância deste programa para a preservação da vida e que para ela é motivo de grande alegria salvar vidas.

Entre os profissionais presentes  o Educador físico do NASF – Leonardo –   mostrou algumas formas de como fazer auto-massagem   para se aliviar  e relaxar.O Assistente social da SEMTHAS  – Francisco – também deu a sua contribuição  profissional ao trabalho.

Dra Edna respondeu perguntas dos presentes como por exemplo quais os sintomas da ansiedade e como  se lidar com este  problema.

“A melhor pessoa  para ajudar á você é  você mesmo”- Disse a Dra Edna.

Na oportunidade uma paciente que enfrenta problemas de depressão  falou da importância de se aprender a conviver com essa doença  e ressaltou que graças ao excelente trabalho da psicóloga Dra Edna   está  muito bem e que segue todas as orientações da profissional da saúde.Houveram outros relatos de pessoas presentes sobre a depressão.

Todos os presentes  responderam á um questionário feito pela doutora  e  em seguida comentaram e puderam fazer perguntas, relatos e ouvirem a opinião da profissional.