SÃO JOSÉ DO SERIDÓ- Em entrevista á imprensa Secretária de Saúde faz avaliação da sua pasta

SÃO JOSÉ DO SERIDÓ- Em entrevista á imprensa Secretária de Saúde faz avaliação da sua pasta

A secretária de saúde do município de São José do Seridó, Débora Costa em entrevista á imprensa tratou de vários assuntos referentes a sua pasta dentre os quais a suspensão de especialistas como Pediatra, Ginecologista e Psiquiatra, Alteração nos plantões médicos da Unidade Mista, abastecimento de medicamentos da Farmácia Básica no município , saiu da presidência do COSEMS e agora é Diretora dos Municípios de pequeno porte do Brasil , dentre outros temas.

Débora destacou que nos meses de novembro e dezembro foram tirados os plantões noturnos das terças, quartas e quintas , para tentar atenuar a crise no município.

Ela disse também que a Unidade Mista é 100% custeada com recursos próprios e isso tem um custo muito alto, e para poder organizar todas as despesas para o encerramento do ano foi necessário cortar algumas coisas. . ”Municípios do porte de São José do Seridó não dispõe de um serviço noturno de urgência , e a Gestão Municipal vem lutando para garantir a continuidade deste serviço a sua população . Mas os plantões noturnos dos demais dias continuam, inclusive de feriados e fim de semana.”- Salientou.

Débora ressaltou que alguns especialistas tiveram seus trabalhos suspensos ,mas, que no final do ano todos voltarão a atender:

Sim, mas isso ocorre todos os anos. Faz parte do nosso cronograma anual . Mas esse ano a Gestora Municipal preocupada com a grande demanda de Pacientes para a especialidade de Psiquiatria resolveu manter um dos Profissionais, então o atendimento de Psiquiatria não irá parar.
No início do ano todos os especialistas voltam a atender normalmente.

”Claro que temos itens na nossa FB em falta , isso devido a não entrega de algumas empresas ( que alegam não tá tendo nos laboratórios) , devido o medicamento não ter mais no estoque da nossa licitação , entre outros problemas. Mas tudo já sendo resolvido para que o mais rápido possível ela esteja totalmente abastecida novamente”.Explicou.

A secretária também falou sobre a solicitação na câmara, dos vereadores Clayton e Daniel, pedindo o retorno do Projeto Academia na Praça.

‘Sim ! O Projeto Academia na Praça não parou no município, apenas ganhou novo formato . Ele funciona na Praça da Academia com o Professor Leonardo. Para inscrever-se basta procurar o NASF que funciona na sede da Secretaria de Saúde.”Disse a secretária de saúde de São José do Seridó.

5- Débora também falou sobre A nova Política da Atenção Básica Nacional:

Realmente a nova Política da Atenção Básica Nacional traz a descontinuidade do repasse financeiro para o NASF . Mas nós Gestão Municipal estamos estudando formas de mantermos o serviço a população, mesmo porque os Profissionais que compõem o quadro do NASF Municipal são efetivos. A Gestora Municipal não têm a intenção de parar este serviço no município e irá lutar para mantê-lo.”Falou Débora Costa.

Debrinha como é carinhosamente tratada na cidade também falou da sua passagem na presidência do COSEMS e agora sua estadia na direção do conselho que representa os Municípios de pequeno porte do Brasil:

Para mim foi o reconhecimento do nosso trabalho ( falo nosso porque se hoje tenho esse reconhecimento Nacional devo ele a todos que fazem a saúde do nosso município) . Com essa representatividade tenho acesso a lutar por uma saúde mais digna para todos os pequenos municípios do nosso País.”Lembrou Débora.

Débora comemorou o sucesso da realização do Outubro Rosa e falou das ações para o novembro azul:

Nossas Equipes de ESF realizaram várias ações, entre elas palestras , exames e etc . Estaremos realizando palestras , atendimentos noturnos e exames de PSA.

A secretária São José seridoense também comentou sobre matéria veiculadas na mídia regional sobre um suposto rompimento entre a Prefeita Miúda e o ex Prefeito Jackson Dantas e que devido esse rompimento haverá algumas substituições de Secretários Municipais na Gestão Municipal.

Até o momento não fomos comunicados se haverá mudanças, por enquanto tudo não passa de especulações de blogs . Mas se vier a ocorrer tenho a certeza que a nossa Prefeita irá nos comunicar , como também irá se pronunciar a imprensa . Afinal sempre teve postura ética e correta em toda sua vida Política e Profissional.

Débora tem recebido elogios da mídia dada a sua presença constantes nos temas importantes sobre a saúde dos municípios em fóruns em Brasília e outras regiões do Brasil.

Deixe uma resposta