A VIDA FALA MAIS ALTO- Projeto foi responsável por salvar muitas vidas em São José do Seridó – Carlos Felipe o Fera

A VIDA FALA MAIS ALTO- Projeto foi responsável por salvar muitas vidas em São José do Seridó

A VIDA FALA MAIS ALTO- Projeto foi responsável por salvar muitas vidas em São José do Seridó

O programa “A vida fala mais alto”, foi criado em São José do Seridó em 2010 e consiste no acompanhamento de todos os moradores da cidade, que são orientados, medicados e tratados pelos profissionais de saúde do Programa Saúde da Família. Antes da implantação do programa, dezoito casos de suicídios foram registrados em apenas um ano no município.

Depois do “A vida fala mais alto”, não se registrou nenhum caso de suicídio há mais de seis anos em São José do Seridó.

Este programa foi criado a pedido do então prefeito na época, Jackson Dantas, preocupado com o alto índice de pessoas tentando e até consumado contra a própria vida.

O Programa que foi criado pela Dra Edna Fidélis e coordenado pela então primeira dama Ilca Dantas, consistia em acompanhar e ajudar á pessoas que sofrem do mau da depressão.

Uma força tarefa foi montada na cidade com a realização de palestras nas ruas, empresas, escolas, igrejas, associações, mobilizando todos os setores da municipalidade e a população como um todo mostrando a importância de se valorizar a vida.

Dra Edna, Ilca Dantas e Dr Luiz Dutra e uma equipe de profissionais da saúde , percorreram todos os bairros da cidade, escolas, fábricas, comércios, fizeram visitas in loco e também foram as associações rurais levando a mensagem que A VIDA FALA MAIS ALTO e assim muitas vidas foram salvas em São José do Seridó.

Ano passado, depois de mais de 6 anos sem nenhum caso de suicídio, aconteceu um ato extremo em São José do Seridó.

Dra Edna ressalta que foram noites em claro estudando alternativas para conter as constantes causas de atentado contra a vida , no município e foi aí que nasceu o programa a vida fala mais alto que tem salvado muitas vidas em São José do Seridó. Ela lembra a importância de Ilca Dantas na mobilização e apoio ao projeto e do médico Luiz Dutra que também teve uma participação muito importante na implantação deste programa no município.



Deixe uma resposta