São José do Seridó- 57 anos de emancipação política – Carlos Felipe o Fera

São José do Seridó- 57 anos de emancipação política

São José do Seridó- 57 anos de emancipação política

A pacata São José do Seridó sobressaiu entre tantas outras pequenas cidades do interior do Estado, em especial do Seridó, graças á seu povo trabalhador, honesto, inteligente e sobretudo que ama sua terra.

Emancipação é um substantivo feminino. A palavra vem do Latim emancipare, que significa “declarar alguém livre” (ex-, que significa “fora” e mancipare, que significa “entregar, transferir, vender”), que por sua vez vem de mancipium (“qualidade de proprietário”, de manus (“mão”).

O significado de Emancipação é abordado com a ação de tornar-se ou ser livre ou independente.

Pois bem! Em 26 de maio de 1962, o vereador MOIZÉS SÁTIRO DA SILVA, apresentou o projeto de lei n º 2.793, pedindo que fosse desmembrado a área de 186 Km² para o município de SÃO JOSÉ DO SERIDÓ – RN, na época governava Jardim do Seridó, o Sr. Prefeito municipal JOAQUIM ALVES DA SILVA, iniciando a criação do município de São José do Seridó -RN.

A lei foi homologada pela Assembléia Legislativa em 26 de março de 1963 , Lei nº 2.841 e publicada no Diário Oficial do Estado em 26 de março de 1963. Em 03 de abril de 1963, o SR. JOÃO RAIMUNDO PEREIRA foi nomeado prefeito interino de SÃO JOSÉ DO SERIDÓ – RN, pelo o Exmo. Sr: Dr. ALUÍZIO ALVES, Governador do Estado.

São 57 anos de uma história de lutas e de vitórias e de muito trabalho para que se tornasse a cidade espelho do Estado.

A cidade que hoje encanta o Estado pelo seu desenvolvimento é espelho para todo o Estado em desenvolvimento sobretudo considerada uma das melhores cidades do RN para se viver.

Fotos: Red Drone/ Carlos Felipe/ Jair Sampaio / Marcos Moreira e Mega Foto

Deixe uma resposta