SETEMBRO AMARELO- Vamos dizer sim a vida

Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015.

O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Durante o mês da campanha, costuma-se iluminar locais públicos com a cor amarela.

São José do Seridó foi pioneiro nesta luta contra o suicídio ao criar o projeto A VIDA FALA MAIS ALTO.

O projeto “A VIDA FALA MAIS ALTO” criado em São José do Seridó pela ex-primeira dama Ilca Dantas, o médico Luiz Dutra e a psicologa Edna Fidélis, na gestão do então prefeito Jackson Dantas , salvou muitas vidas chegando a zerar os casos de atos extremos na cidade.

 Projeto além da sua importância num momento crucial, pois São José do Seridó, tinha índices alarmantes de suicídios e tentativas, deve continuar, uma vez que, o número de casos de depressão, tem aumentado no município segundo a ex Secretária Débora Costa, principalmente quando observado o uso de medicamentos para tal doença.

Para a psicóloga e idealizadora do “A vida fala mais alto”, outro ponto fundamental para o sucesso do programa foi sempre o olhar atento de todos os envolvidos.

Desde o início desse projeto que os nossos olhares estão atentos a todos os sinais. Cada um dos profissionais envolvidos se doa de corpo e alma, com um único objetivo: salvar vidas. Esse programa é vitorioso desde o início, quando foi pensado com muito amor e com muita dedicação de nossa parte”, comentou Edna Fidelis, psicóloga e idealizadora do programa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *