SERIDÓ- Barragem Passagem das Traíras quando reiniciarão sua reforma?

A Passagem das Traíras é de uma importância hídrica impar para região do Seridó. Sendo entre os reservatórios mais importantes do Estado.

Construída no ano de 1994 o reservatório que fica na zona rural ,no limite das cidades de São José do do Seridó , Caicó e Jardim do Seridó, foi construído com objetivo de melhorar a situação hídrica destas cidades.

De lá também a pesca e a agricultura foram beneficiadas com a geração de emprego e renda, mas, com o aparecimento de fissuras em sua estrutura passou-se a cobrar providencias no que tange a sua recuperação sob pena de não se repetir a catastofre em que vitimou centenas de vidas em Mariana e Brumadinho.

A partir daí seguimentos organizados, igrejas e a mídia passou a cobrar uma solução dos órgãos competentes.

Em 2019 após anos de luta, finalmente o governo do Estado, com a chegada de recursos federais começou o processo de recuperação, só que inexplicavelmente a obra de recuperação parou.

Máquinas retiraram o que disseram que tecnicamente seria áreas arriscadas e com a chegada do inverno milhões de litros dágua desceram rio abaixo e a obra parou.

Perguntas: E agora quando essas obras reiniciarão. E se o inverno de 2021 chegar como fica a população de Caicó. E os riscos que esta população corre?
Sim e São José do Seridó e Jardim que seriam beneficiados com sistemas adultores se a barragem tivesse em funcionamento? Jardim já está em sistema de rodizio. E se houver um colapso no abastecimento destas cidades?

Pois bem! Estes gestores do Estado, em especial a SEMARH, já parou para analisar quantos pais de famílias estão desempregados e que no passado sobreviviam da pesca.

*Uma obra que seria a esperança de um povo se transformou num pesadelo. Com a palavra as autoridades.*

Texto- Carlos Felipe-

Crédito das fotos- Tribuna do Norte – SEAPAC e Jesus Araújo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *