APLAUSOS- Jovem criada na periferia em Caicó conquista título de doutora em Portugal

Determinação e resiliência pautam a história de Gracineide Pereira, filha de Dona Dona Maria das Graças e Seu Tomás, criada no Bairro João Paulo II em Caicó. Ela driblou os desafios impostos pela vida e não só ingressou no ensino superior como já acumula os títulos de mestre e doutora. O de doutora foi conquistado nesta sexta-feira, 06, na Universidade do Minho em Braga, Portugal.

Em sua tese, Gracineide fez um estudo populacional de paróquias do Seridó na segunda metade do Século XIX. As paróquias foram Nossa Senhora da Guia em Acari, Catedral de Sant’Ana em Caicó e Nossa Senhora da Conceição em Jardim do Seridó.

Sua primeira ‘casa de formação’ foi o Ceres da UFRN em Caicó onde cursou História. Em 2008, após ser contemplada com a Bolsa Luso-brasileira Santander Universidades, Gracineide foi e estudar em Portugal. Retornando, cursou Jornalismo na UFRN em Natal e conquistou o título Mestre em Demografia.

Ela conta que tudo isso foi possível não só por sua determinação, mas pelo incentivo da mãe, que trabalha como lavadeira de roupa.

 Me orgulho muito da profissão da minha mãe. Sou fã dela e tudo que conquistei foi graças ao seu empenho. Ela sempre me incentivou a estudar, pois não teve a mesma oportunidade que eu. Ela sempre disse a mim e aos meus irmãos que a melhor herança que poderia nos deixar era o conhecimento“, reconhece.

www.glaucialima.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *