O deputado estadual Francisco do PT apresentou nesta terça-feira (30), durante sessão remota da Assembleia Legislativa do RN, um projeto de lei para reconhecer como Patrimônio Cultural, Histórico e Religioso do Estado do Rio Grande do Norte a Basílica Menor de Nossa Senhora da Guia, localizada no município de Acari.
Por meio de um decreto emitido pela Santa Sé, o Papa Francisco tornou a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Guia uma Basílica Menor, sendo a primeira do Rio Grande do Norte. O título concedido pelo Papa é em razão da história, da arquitetura e da relevância da igreja para o povo do sertão potiguar.
“Podemos dizer que a cultura engloba todas as formas de expressão: o sentir, o agir, o pensar e o fazer, bem como as relações entre os seres humanos e destes com o meio ambiente. A partir dessa definição, podemos afirmar que uma instituição tão antiga, importante e representativa, como a agora Basílica Menor de Nossa Senhora da Guia deve ser reconhecida como Patrimônio Cultural Histórico e Religioso do Rio Grande do Norte”, justificou Francisco do PT, autor da proposição.
Segundo o Pe. Fabiano, reitor da nova Basílica, “a Igreja de Nossa Senhora da Guia nasceu com uma vocação: ser um referencial litúrgico e devocional, conservando a mais genuína piedade popular mariana e o esmero pelas celebrações litúrgicas, bem como da riqueza da música sacra de qualidade”.
SUEBSTER NERI