CARLOS PNG

Léo Jardim salva, e Vasco elimina Botafogo nos pênaltis

O Vasco venceu o Botafogo por 5 a 3 nos pênaltis, após empate em 1 a 1 no tempo normal. A partida foi disputada nesta quinta-feira (11), no Estádio Nilton Santos, válida pelas quartas de final da Copa do Brasil.

Nuno Moreira abriu o placar para o Cruz-maltino, enquanto Alex Telles empatou para o Botafogo, ainda no primeiro tempo. Nos pênaltis, o lateral-esquerdo foi de herói a vilão para o Glorioso e desperdiçou sua cobrança, em defesa de Léo Jardim. Robert Renan marcou a decisiva.

As duas equipes voltam a campo no domingo (14), para disputar a 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo visita o São Paulo às 17h30 (de Brasília), enquanto o Vasco recebe o Ceará, três horas mais tarde.

CNN BRASIL

Aliança entre PT e Hugo Motta na Paraíba ameaça anistia a Bolsonaro

Uma aliança eleitoral regional nas eleições de 2026 virou um dos principais entraves para que avance no Congresso o processo de anistia a Jair Bolsonaro (PL)e demais condenados na trama golpista e no 8 de janeiro.

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), discute com o PT uma composição para apoiar conjuntamente o atual vice-governador Lucas Ribeiro (PP) ao governo do estado. O acordo incluiria também o apoio ao Senado do pai de Motta, Nabor Wanderley (Republicanos), atualmente prefeito de Patos, o reduto eleitoral da família de Hugo Motta.

Essa articulação é apontada por aliados de Hugo e também pela oposição como um dos motivos pelos quais o presidente da Câmara não abraça a pauta da anistia.

Isso porque pesquisas apontam apoio majoritário do eleitor do estado a Lula e Hugo tem receio de que uma postura dele pró-anistia possa ameaçar a aliança e, em especial, o principal projeto do presidente da Câmara em 2026, eleger o pai senador.

Isso explicaria os movimentos de Hugo contrários à anistia. Nesta semana, por exemplo, ele disse que “não há previsão nem de pauta e nem de relator” para o assunto

Pescador Tem Moto e Equipamentos de Trabalho Roubados na RN-288, em Cruzeta-RN

Um pescador natural de São João do Sabugi, no Seridó potiguar, foi vítima de um assalto na madrugada desta sexta-feira (12), na RN-288, nas proximidades do acesso ao Perímetro Irrigado II, no município de Cruzeta, Rio Grande do Norte.

O crime ocorreu por volta das 4h30, quando o trabalhador seguia pela rodovia estadual com destino a Cruzeta, onde atuaria em mais um dia de trabalho. Ele foi interceptado por criminosos e teve sua motocicleta – uma Honda CG 160, de cor preta e placa RQJ9J15 – roubada, juntamente com instrumentos de trabalho e seu aparelho celular.

A moto, segundo a vítima, era utilizada diariamente em suas atividades como pescador. O roubo representa um duro golpe, não apenas pelo prejuízo material, mas também pela perda de seu principal meio de subsistência.

Após o crime, o pescador se dirigiu à Delegacia de Polícia de Cruzeta, onde registrou a ocorrência e deu início aos trâmites legais para investigação do caso.

Até o momento, não há informações sobre os autores do assalto nem o paradeiro dos bens levados.

Bicicross da Bonita chega à 14ª edição com foco em esporte, solidariedade e celebração infantil

omemorando 14 anos de tradição, o Bicicross da Bonita se prepara para mais uma edição do evento que já se tornou um dos mais esperados do calendário esportivo e social de São José do Seridó (RN). A competição será realizada no dia 12 de outubro, data que marca o Dia das Crianças, de Nossa Senhora Aparecida e dos santos Cosme e Damião.

Desde sua primeira edição em 2011, o evento reúne esporte, saúde, ação social e espírito comunitário, além de promover momentos de confraternização entre atletas, familiares e a população local.

Voltado especialmente para crianças de 5 a 14 anos, o Bicicross da Bonita reforça seu compromisso com a inclusão e o incentivo à prática esportiva desde cedo. Para participar, os interessados devem procurar a comissão organizadora acompanhados dos pais ou responsáveis legais.

A concentração dos participantes ocorrerá em frente à Igreja de São José, e as atividades acontecerão no espaço localizado por trás do Campo de Futebol de São José do Seridó.

Além da competição, a programação contará com momentos de lazer e celebração, reforçando o caráter educativo, esportivo e solidário do evento.

Casal é preso por estupro de vulnerável no RN; mãe teria acobertado os abusos

Policiais civis da 93ª Delegacia de Polícia de Acari, em ação conjunta com a 50ª DP de Jardim do Seridó e a Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR) de Natal, cumpriram, nesta quarta-feira (10), dois mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão contra um homem de 47 anos e uma mulher de 59, suspeitos de envolvimento em um caso de estupro de vulnerável.

De acordo com as investigações, os abusos começaram em 2020, quando a vítima tinha apenas sete anos de idade, e teriam ocorrido de forma contínua desde então. A mulher, mãe da criança, é acusada de ter conhecimento dos crimes e, ainda assim, não ter denunciado o companheiro. Além disso, ela teria tentado intimidar a filha com o objetivo de evitar a responsabilização penal do agressor.

Os suspeitos foram conduzidos à delegacia para os procedimentos de praxe e permanecem à disposição da Justiça.

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

Gestão de São José do Seridó participa de reunião no BNB Caicó sobre dívidas rurais e fortalecimento da cadeia leiteira

O município de São José do Seridó esteve representado em uma importante reunião realizada no auditório do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), voltada ao fortalecimento da bovinocultura leiteira e à renegociação de dívidas de produtores rurais.

Participaram do encontro o Secretário Municipal de Agricultura, José Ivon Dantas, e o coordenador da pasta, Joel Dantas. A reunião foi promovida pelo Comitê Gestor Territorial (CGT) da Bovinocultura Leiteira, e teve como principal pauta o encerramento do Plano de Ação 2024/2025, além do início da elaboração do novo plano para o biênio 2026/2027.

Durante o encontro, foram discutidas estratégias para o fortalecimento da cadeia produtiva do leite, com foco na qualificação do produto e no incentivo à adoção de tecnologias e boas práticas na produção. Também foi apresentada a atuação do Programa de Desenvolvimento Territorial (PRODETER), iniciativa do BNB voltada ao desenvolvimento das atividades econômicas regionais, com ênfase na valorização de cadeias produtivas locais.

Outro ponto relevante da reunião foi a apresentação do Desenrola Rural, programa de regularização de dívidas voltado à agricultura familiar. A iniciativa permite que agricultores inadimplentes, incluindo assentados da reforma agrária, quilombolas e povos tradicionais, possam renegociar ou liquidar seus débitos com condições especiais. O objetivo é facilitar o reingresso desses produtores no sistema de crédito rural, permitindo novos investimentos na produção de alimentos.

A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Pesca e Recursos Hídricos (SEMAPE) informa que os produtores de São José do Seridó interessados em acessar o Desenrola Rural devem procurar a sede da secretaria, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. A equipe técnica está disponível para orientar, realizar consultas e auxiliar no processo de negociação das dívidas.

Deputado estadual Ivanilson Oliveira é o novo filiado ao MDB

O deputado estadual Ivanilson Oliveira é o mais novo filiado ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB) no Rio Grande do Norte. O parlamentar aceitou o convite do vice-governador e presidente estadual da legenda, Walter Alves, e oficializou sua entrada no partido.

Com a filiação, Ivanilson confirma que disputará a reeleição em 2026 pela nominata do MDB. O deputado reforça a presença da legenda na Assembleia Legislativa e amplia o espaço do partido no cenário político potiguar.

Atualmente, o MDB é o maior partido do Rio Grande do Norte, com mais de 40 prefeitos, 30 vice-prefeitos e mais de 300 vereadores em todas as regiões do estado. A sigla se prepara, de forma estratégica, para a disputa eleitoral de 2026, tanto na Assembleia Legislativa quanto na Câmara Federal.

O presidente estadual do MDB, Walter Alves, destacou a importância da chegada do parlamentar. “Ivanilson é um ótimo reforço para os quadros do MDB. Temos certeza de que sua atuação contribuirá ainda mais para o fortalecimento do nosso partido e para a defesa dos interesses do Rio Grande do Norte”, afirmou.

Ivanilson Oliveira foi eleito deputado estadual para o primeiro mandato nas Eleições 2022 quando obteve 27.426 votos. “Estou feliz em fazer parte do MDB, um partido com história e força no Rio Grande do Norte. Chego para somar, contribuir com o projeto do partido e continuar trabalhando em defesa da população potiguar”, disse o deputado.

Governo do RN promove mais 252 policiais militares e registra marca histórica de mais de 17 mil ascensões na PM

O Governo do Rio Grande do Norte oficializou, nesta segunda-feira (8), a promoção de mais 252 policiais militares, sendo 85 praças e 167 oficiais.

Com este novo ato, a gestão da governadora Fátima Bezerra chega a 17.714 promoções desde 2019, consolidando o maior número de ascensões funcionais da história da Polícia Militar potiguar. Os atos serão publicados no Boletim Geral da PMRN e no Diário Oficial do Estado.

A governadora destacou as promoções das primeiras coronéis mulheres da área da saúde na instituição. Ao todo, foram oito oficiais promovidas: uma enfermeira e uma farmacêutica, ambas antes no posto de tenente-coronel. Outro marco foi a ascensão, pela primeira vez, de um capelão militar ao posto de tenente-coronel.

“Seguramente uma das maiores promoções em matéria de quantidade da história da Polícia Militar do Rio Grande do Norte. É mais uma prova de valorização de recursos humanos. Nós estamos hoje autorizando, promovendo 18 coronéis combatentes e as primeiras coronéis do quadro de saúde: enfermeira e farmacêutica. Sigamos firmes para continuar trabalhando e fazer do Rio Grande do Norte um estado cada vez mais seguro, sustentável e próspero”, ressaltou a governadora.

Durante o dia a governadora ficou ligando para os militares promovidos para fazer o anúncio pessoalmente.

FONTE: thaisagalvao.com.br

Homem é assassinado em São João do Sabugi

Em São João do Sabugi registro de um  homicídio na tarde desta quarta-feira (10) no bairro Ipueirinha. A informação que recebida é que a  vítima foi  Railson Santos de Morais, proprietário de um lava jato naquela cidade.

O crime ocorreu por volta das 16hs, quando os atiradores chegaram a pé pela estrada que liga o município vizinho de Ipueira e surpreenderam Railson. Sem anunciar assalto ou dizer qualquer palavra, os criminosos atiraram várias vezes contra o rosto da vítima, que morreu ainda no local.

A PM foi acionada para o local do crime, fazendo o isolamento até a chegada da policia civil, que será responsável pelas investigações.

CARDOSO SILVA

NELTER QUEIROZ COBRA TRANSFERÊNCIA DE PACIENTE E PRESTA HOMENAGEM A CAICOENSE

A situação da saúde pública no Estado voltou a ser destaque na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN). Durante a sessão plenária desta terça-feira (9), o deputado Nelter Queiroz (PSDB) fez um apelo urgente ao Governo do Estado para garantir a transferência da paciente Maria Verônica Dias, de 67 anos, internada no Hospital Estadual Telecila Freitas Fontes, em Caicó. Segundo o parlamentar, a paciente sofre de hepatite e cirrose avançada, com risco iminente de morte, e já existe determinação judicial para que seja encaminhada ao Hospital Universitário Onofre Lopes, em Natal.

“Faço aqui um apelo direto à Secretaria de Saúde para que encontre essa vaga no Onofre Lopes e salve a vida de Dona Maria Verônica. É uma decisão judicial desde o último sábado e não podemos assistir a mais um descaso com a vida dos potiguares”, destacou o deputado, acrescentando que a situação tem mobilizado familiares, lideranças locais e a sociedade civil de Caicó.

No mesmo pronunciamento, Nelter Queiroz também registrou voto de pesar pelo falecimento do caicoense Francisco Josué Filho, conhecido como Francisquinho Tocha, aos 89 anos. O parlamentar relembrou a amizade de longa data que o homenageado mantinha com sua família e destacou sua importância para a comunidade. “Quero prestar minhas condolências à esposa, Dona Isabel Dantas, aos filhos e netos, e deixar aqui o reconhecimento desta Casa Legislativa por sua trajetória de vida”, afirmou

Em São José do Seridó, quem tem vontade de crescer não está sozinho

A Sala do Empreendedor, junto com o Banco do Nordeste através do CrediAmigo, está abrindo portas para você que sonha em investir no seu negócio.

E nesta Semana do Cliente, preparamos um momento especial para apoiar ainda mais nossos empreendedores: entrega de cartões, dúvidas sobre crédito, maquininha CrediAmigo, programa Desenrola, além de brindes e um café delicioso!

É mais que crédito: é apoio, confiança e futuro para os negócios locais!

Obras da Areninha Potiguar avançam em São José do Seridó e animam comunidade esportiva

As obras da Areninha Potiguar, em São José do Seridó (RN), seguem em ritmo acelerado, trazendo entusiasmo para os desportistas locais. O equipamento esportivo recebeu, nesta terça-feira (9), a visita do secretário municipal de Esportes, Pedro Henrique, e do coordenador Carlos Alberto Alves. Ambos acompanharam o andamento dos trabalhos, que em breve beneficiarão atletas e praticantes de esporte da região.

O espaço é parte de um projeto do Governo Federal e foi viabilizado por meio de emenda parlamentar do então senador Jean Paul Prates, atual presidente da Petrobras. A conquista representa um importante avanço para a infraestrutura esportiva do município e integra um conjunto de ações voltadas à valorização do esporte no Rio Grande do Norte.

“O investimento nesse equipamento esportivo comprova que a gestão municipal segue comprometida com o fortalecimento do esporte. Estamos trazendo o que há de melhor para o lazer e o desenvolvimento dos nossos desportistas”, destacou o secretário Pedro Henrique.

A Areninha Potiguar contará com estrutura moderna e completa: iluminação de alta qualidade, gramado sintético de última geração, vestiários adequados e proteção com telas reforçadas. O espaço promete ser um importante ponto de incentivo à prática esportiva e à integração comunitária.

De acordo com a Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer (SEJEL), o investimento total na obra gira em torno de R$ 480 mil, consolidando-se como mais um passo significativo na promoção do esporte e da cidadania em São José do Seridó.

Nelter Queiroz reforça apelo pela aprovação de projeto que valoriza a Educação

O deputado estadual Nelter Queiroz (PSDB) voltou a defender a aprovação do projeto de lei do Poder Executivo que cria o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) da Educação. A proposta será analisada em sessão extraordinária da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) nesta quarta-feira (10).

Segundo o parlamentar, o projeto representa um avanço importante para os profissionais da Educação. “É fundamental lembrar que essa iniciativa beneficia servidores simples e humildes do nosso Estado”, destacou.

Queiroz também cobrou celeridade na tramitação e pediu que o projeto seja votado em plenário já na sessão de amanhã. Ele reforçou ainda que a apresentação de emendas ao texto original é algo natural que faz parte do processo legislativo.

Alexandre de Moraes vota pela condenação de Bolsonaro e mais sete pela trama golpista

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) votou, nesta terça-feira (9), pela condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete réus do “núcleo crucial” da tentativa de golpe de Estado de 2022. Além de Bolsonaro, fazem parte do grupo os generais Walter Braga Netto, Augusto Heleno e Paulo Sérgio Nogueira, o almirante Almir Garnier, o deputado Alexandre Ramagem, o ex-ministro Anderson Torres e o tenente-coronel Mauro Cid.

Após o voto de Moraes, de mais de cinco horas, a sessão da Primeira Turma do STF foi encerrada e será reaberta às 15h30 desta terça. Votarão ainda os ministros Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin, nessa ordem.

No voto, Moraes afirmou que “os réus praticaram todos os crimes”. Sobre Bolsonaro, o ministro afirmou que o ex-presidente “exerceu o papel de líder da organização criminosa, utilizando-se da estrutura do Estado brasileiro para implementação do projeto autoritário de poder”.

“A organização criminosa tomou de assalto as instituições republicanas para se perpetuar no poder e ir para o golpe de Estado, que acabou não se concretizando”, completou.

Veja os principais momentos do julgamento no STF:

Moraes vota pela condenação de Bolsonaro e outros sete réus

O ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, votou pela condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro e os outros sete réus por todos os crimes imputados pela PGR.

Moraes pede condenação de Bolsonaro

Alexandre de Moraes vota pela condenação de Bolsonaro. “Os réus praticaram todos os crimes”, afirma o ministro Alexandre de Moraes. Na sequência, completa: “Jair Bolsonaro exerceu o papel de líder da organização criminosa, utilizando-se da estrutura do estado brasileiro para implementação do projeto autoritário de poder”.

Organização criminosa

Moraes: “A organização criminosa tomou de assalto as instituições republicanas para se perpetuar no poder e ir para o golpe de Estado, que acabou não se concretizando”.

8 de janeiro

“O que ocorreu em 8 de janeiro não foi combustão espontânea”, afirma Moraes

Paulo Sérgio Nogueira

“O réu Paulo Sergio não resistiu”, afirma Moraes, indicando que deve pedir a condenação do ex-ministro da Defesa de Jair Bolsonaro.

“Não há conciliação. Não há apaziguamento com golpe de Estado. E quem tenta conciliar não leva minuta de decreto golpista”, afirma Moraes ao tratar das responsabilidades do general Paulo Sérgio Nogueira.

Minuta golpista

“As testemunhas mostram que ocorreu uma evolução das minutas. Mas o conteúdo é sempre golpista”, explica Moraes, ao falar das diferenças entre o documento encontrado no celular de Cid e a minuta encontrada na casa de Anderson Torres.

‘Presidente é o comandante das Forças Armadas’, diz Moraes

Moraes: “Nós todos conhecemos a hierarquia e disciplina das Forças Armadas. O presidente é o comandante em chefe das Forças Armadas. Uma negativa, de forma contundente ao conteúdo exposto, obviamente o conteúdo exposto –decretação de Estado de Defesa e criação da comissão de regularidade eleitoral– era um conteúdo golpista”.

Tentativa de golpe

“Ninguém nunca viu golpista que deu certo se colocar no banco dos réus”, afirma Moraes, ao falar que a mera tentativa, por lei, já configura a consumação dos crimes de tentativa de abolição do estado democrático e da tentativa de golpe.

‘Bolsonaro queria apoio do Exército para reverter resultado eleitoral’, diz Moraes

Moraes: “O réu Jair Messias Bolsonaro queria o apoio do Exército para reverter o resultado eleitoral, impedindo a posse ou a continuidade, como se tentou no 8 de janeiro, do exercício do presidente e vice eleitos. Na história do mundo, no direito comparado, do Brasil, isso tem um nome só: golpe de Estado”.

Convocação das tropas

Moraes: “Não é criminoso, golpista só quem oferece as tropas para realizar a quebra do Estado democrático de Direito. Quem pede as tropas também. Quem pede consuma novamente o crime”.

Reunião com chefes das Forças

Moraes lembra da reunião de Bolsonaro com chefes das Forças Armadas após derrota nas eleições de 2022. “Jair Messias Bolsonaro, chamou os comandantes das Forças Armadas para discutir a quebra da normalidade constitucional. Esse é um fato incontroverso, isso foi dito por Bolsonaro. […] Não há previsão de decretação de estado de sítio, estado de defesa ou GLO [garantia da lei e da ordem] em caso de derrota na eleição. Chame como quiser, isso aqui era minuta de golpe de Estado

Retomada

Às 12h54, o presidente da Primeira Turma, ministro Cristiano Zanin, reabre a sessão, com a continuidade do voto do ministro Alexandre de Moraes.

Intervalo 

Às 12h38, o presidente da Primeira Turma, ministro Cristiano Zanin, determina um intervalo de 10 minutos na sessão, a pedido do ministro Alexandre de Moraes.

Bolsonaro teve ciência do Punhal Verde e Amarelo, diz Moraes

Moraes afirma que há indícios suficientes de que Jair Bolsonaro teve ciência do plano Punhal Verde e Amarelo.

“Não é crivel, não é razoável achar que Mário Fernandes imprimiu no Palácio do Planalto, se dirigiu ao Palácio do Alvorada, onde lá estava o presidente, ficou 1h06 e fez barquinho de papel com a impressão do Punhal Verde e Amarelo. Isso é ridicularizar a inteligência do tribunal”.

‘Brasil quase volta a uma ditadura’, diz Moraes

Moraes: “Nós estamos esquecendo, aos poucos, que o Brasil quase volta a uma ditadura que durou 20 anos porque uma organização criminosa constituída por um grupo político não sabe perder as eleições. Porque uma organização criminosa, constituída por um grupo político liderado por Jair Bolsonaro, não sabe que é um princípio democrático, republicano, a alternância de poder”

‘Pode dormir tranquilo’, diz Dino para Fux

O ministro Flávio Dino fez comentários enquanto Moraes tomava um café e Fux pediu para lembrar que os ministros tinham acordado de não interromper uns aos outros durante os votos. Moraes afirma que concedeu a palavra a Dino. “Ministro Fux, não vou pedir ao senhor. Pode dormir tranquilo”, provocou Dino.

Reunião ‘entreguista’

Moraes define reunião de Bolsonaro com embaixadores como “entreguista” e faz nova referência à campanha de ataques dos Estados Unidos contra o Brasil, articulada pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro. “Na verdade, os últimos acontecimentos foi só preparatória para uma tentativa do retorno a uma posição de colônia brasileira, mas não mais de Portugal”.

Reunião ministerial 

Moraes relembra a reunião de 5 de julho de 2022 e a fala de Bolsonaro “Se for para virar mesa, tem que ser antes das eleições”, disse o general Heleno, na ocasião. Moraes avalia: “Não tem confissão maior”. Em seguida, o ministro lembra o conteúdo das minutas golpistas que pretendia até prender integrantes do Poder Judiciário.

‘Modus Operandi’ de Bolsonaro 

“É o modus Operandi do líder da organização criminosa (…) ele quer descredibilizar o poder judiciário”, cita Moraes, ao lembrar das menções de Jair Bolsonaro aos ministros do STF na reunião ministerial em julho de 2022. No interrogatório, Bolsonaro admitiu que não tinha provas das acusações que fez aos ministros dizendo que estavam recebendo dinheiro para supostamente favorecer Lula na eleição.

Ataques de Trump

Moraes cita declaração de Bolsonaro no 7 de setembro de 2021. “Tem tempo ainda para arquivar seus inquéritos”, repete ele, antes de fazer menção aos ataques de Donald Trump. “Recentemente frases semelhantes foram ditas, para tentar nova interferência, agora internacional, na independência deste Poder Judiciário”.

Live de Bolsonaro

Moraes citou live feita pelo ex-presidente em julho de 2021, na qual fez ataques às urnas eletrônicas e falou que as Forças Armadas deveriam “acolher o chamamento do povo”. “Exatamente o mesmo discurso utilizado por aqueles que foram presos em 8 de janeiro de 2023”, disse o ministro sobre as falas de Bolsonaro.

Moraes ainda lembrou que o ex-presidente estava acompanhado na live de Anderson Torres, então ministro da Justiça, e Augusto Heleno, então ministro do GSI.

Braga Netto

A coluna da jornalista Juliana Dal Piva conversou com Juca Oliveira, advogado de Braga Netto, ele contou que o general está assistindo ao julgamento de uma sala no quartel onde está preso. Braga Netto tem acompanhado tudo desde a semana passada.

Milícias digitais

No voto, Alexandre de Moraes disse que Jair Bolsonaro incentivou milícias digitais com lives que divulgavam desinformação de forma massiva para atentar contra os Poderes constituídos.

Forças Armadas

Moraes destaca o papel das Forças Armadas em diversas experiências golpistas na história brasileira: “No Brasil, toda vez que as Forças Armadas acolheram o chamamento de um grupo político que se diz o povo nós tivemos um golpe, um estado de exceção, uma ditadura”, lembrou ele.

Abin Paralela

O ministro descreve como funcionava a Abin Paralela. Lembra que, além de magistrados, diversos jornalistas também foram monitorados. Cita que o policial Marcelo Bomervet afirmou que recebeu ordens de Ramagem para consultas no software First Mile. Ao todo, Bomervet fez 887 consultas no sistema. Ele usava perfis em redes para fazer defesa pública de Bolsonaro e seu governo.

Almirante Garnier

Ao citar tópicos da agenda de Heleno, Moraes aponta como o ex-ministro do GSI fazia menção expressa ao almirante Garnier nas ações golpistas. Para o ministro, outro indício de como vê o envolvimento do ex-comandante da Marinha na trama.

O ministro também recorda que os manuscritos do general Heleno previam o uso da AGU para impedir o cumprimento de decisões judiciais.

PCC

“Isso não é mensagem de um delinquente do PCC para outro. É uma mensagem do diretor da Abin para o presidente da República”, diz Moraes após ler trecho de documento apreendido com Alexandre Ramagem.

Ramagem 

Moraes desmonta a defesa de Alexandre Ramagem sobre participação no ataque às urnas eletrônicas: “Não é passível e razoável que todas as mensagens fossem escritas e direcionadas ao então presidente Jair Messias Bolsonaro na terceira pessoa, depois essas informações serem utilizadas na live, e a alegação do réu Alexandre Ramagem de que era só para ele deixar guardadas suas ideias, seu pensamentos”. Antes, o ministro já havia ironizado a tese de Ramagem sobre o documento, tratado por ele como “meu querido diário”.

General Augusto Heleno

“Não é razoável achar normal um general quatro estrelas do Exército, ministro do GSI, ter uma agenda com anotações golpistas. Ter uma agenda preparando a execução de atos para deslegitimar as eleções, deslegitimar o Poder Judiciário e se perpertuar no poder”, afirma Moraes sobre as ações do general Augusto Heleno.

Caderno do general Heleno 

No PowerPoint que estrutura seu voto, Moraes dá destaque para o caderno de anotações apreendido com o general Augusto Heleno. Teor da fala do ministro indica que o ex-ministro-chefe do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) está entre os responsáveis pelo golpe. Nos bastidores, cogitava-se que Heleno era um dos réus com mais chance de escapar de uma condenação

Atrasado 

O advogado Juca Oliveira, que atua na defesa de Braga Netto, chegou faz alguns minutos no STF para acompanhar os votos dos ministros.

Valdemar Costa Neto

Moraes cita a contestação do resultado da eleição presidencial no TSE pelo PL, com base em supostas inconsistências em parte nas urnas. Apesar desse fato, Valdemar Costa Neto, presidente da legenda e responsável pela ação judicial, foi excluído pela PGR do rol de denunciados pela trama golpista. O cacique tinha sido indiciado pela Polícia Federal, mas nome não foi incluído na lista feita por Paulo Gonet.

Duração do voto

“Prometo ser breve, mas dificilmente cumprirei”, afirma Moraes, ao falar de como será o seu voto no julgamento. Os ministros riem. Em seguida, Moraes, inicia uma apresentação no telão do STF para falar.

A expectativa no STF é de que Alexandre de Moraes leia seu voto até o fim da tarde desta terça-feira. Não se sabe ainda se o ministro Flavio Dino irá iniciar seu voto hoje.

‘Organização criminosa praticou vários atos executórios’, diz Moraes

No início do julgamento do mérito, Moraes dá mostras de que vai rejeitar tese defensiva de que não houve início efetivo do golpe de Estado: “Essa organização criminosa praticou vários atos executórios”, aponta o ministro.

Ao apontar como julga as provas apresentadas pela PGR, Moraes considera todos os eventos desde a live de julho de 2021 como “atos executórios” da tentativa de golpe de estado.

Voto de Moraes

Moraes inicia o julgamento do mérito destacando que não há espaço para alegar que não houve tentativa de golpe em 2022: “A materialidade dos cinco delitos imputados pela PGR já foi reconhecida em mais de 474 ações penais, em que o Supremo reconheceu a materialidade desses delitos. Esse julgamento não discute se houve ou não tentativa de golpe, se houve ou não tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito. O que discute é a autoria. Se os réus participaram”.

Moraes critica defesa de Braga Netto

“Estamos num julgamento jurídico e não psicológico”, afirma Moraes. O ministro critica a defesa de Braga Netto, feita pelo advogado Juca Oliveira, que pedia a nulidade do processo porque a acareação entre Braga Netto e Cid não foi gravada. Moraes fala olhando pra plateia onde estão os advogados.

“Não houve nenhum prejuizo à defesa. O que foi alegado é que defesa não pôde dizer como estava rosto do acareado, se ele abaixava a cabeça, se levantava a mão”, disse o ministro.

O advogado Juca Oliveira não acompanha a leitura do voto do ministro Alexandre de Moraes no STF. Ele não está na plateia da Primeira Turma para acompanhar o terceiro dia de julgamento.

Moraes dá bronca em advogado de general Heleno

O ministro Moraes critica a defesa do advogado Matheus Milanez, que defende o general Heleno, e apontou 302 questionamentos ao ministro nos interrogatórios. Moraes deu uma bronca no advogado:

“A ideia de que o juiz deve ser uma samambaia jurídica durante o processo não tem nenhuma ligação com o sistema acusatório. Isso é uma alegação exdrúxula. E mais: não cabe a nenhum advogado censurar o magistrado dizendo qual é o número de perguntas que ele fez”.

Delação de Cid

Moraes repreende defesas sobre alegações contra delação de Mauro Cid: “Defesas confundem oito depoimentos prestados com oito delações contraditórias”, disse ele, antes de criticar. “Isso beira a litigância de má fé”.

“São oito depoimentos sobre assuntos diversos que poderiam estar em um megadepoimento dividido em capítulos”, explica Moraes. O ministro relembrou que as oitivas trataram de temas variados além da tentativa de golpe, como o desvio das joias recebidas pela Presidência da República e a falsificação dos cartões de Bolsonaro, da filha dele e da família de Cid.

Moraes também ressalta que o eventual descumprimento das cláusulas do acordo de delação por Cid não tem o condão de anular as provas advindas dela: “Eventuais omissões não acarretam na nulidade das informações prestadas”, diz ele. Ainda segundo o ministro, o que pode acontecer é os benefícios obtidos pelo militar podem ser reduzidos ou cancelados.

Fux

O ministro Fux interrompe a leitura do voto do ministro Alexandre de Moraes para informar que vai voltar às questões preliminares da defesa em seu voto. Fux votou contra a Primeira Turma julgar o caso em março e defendeu que seria competência do Plenário do STF, com os 11 ministros. Foi vencido pelos demais ministros.

“Desde o recebimento da denúncia, por uma questão de coerência, eu sempre ressalvei [apresentei ressalvas] e fui vencido nessas posições”, disse Fux.

Questões preliminares

Moraes inicia o voto pelas questões preliminares, antes do início do julgamento do mérito da ação.

Réus ausentes

O ministro Alexandre de Moraes começa a ler o voto nesta terça-feira, 9 de setembro de 2025, às 09 horas e 14 minutos. Nenhum dos réus acompanha o julgamento na sala da Primeira Turma do STF.

Deputados de esquerda 

Parlamentares de esquerda acompanham o julgamento na Primeira Turma do STF. Estão presentes Ivan Valente (PSOL-SP), Talíria Petrone (PSOL-RJ), Rogério Correia (PT-MG), Jandira Feghali (PcdoB-RJ), dentre outros.

Moraes

O ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, inicia o voto.

FONTE- ICL NOTICIAS

FOTO-Gustavo Moreno/STF

Transparência e eficiência marcam gestão dos estoques da Farmácia Básica em São José do Seridó

A Prefeitura de São José do Seridó, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESAD), tem intensificado suas ações voltadas à transparência e à eficiência na gestão dos estoques de medicamentos da rede pública. A iniciativa integra a política municipal de fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), com foco na humanização do atendimento e no acesso facilitado da população aos insumos essenciais.

Uma das principais medidas adotadas pela gestão foi a atualização contínua da lista de medicamentos disponíveis na Farmácia Básica Municipal (FBM). A ação tem como objetivo oferecer informações claras e em tempo real sobre os estoques, permitindo que os cidadãos planejem melhor suas visitas às unidades, evitando deslocamentos desnecessários ou a frustração pela ausência de itens fundamentais para o tratamento de doenças comuns.

A Farmácia Básica disponibiliza gratuitamente medicamentos que integram a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME), utilizados no tratamento de enfermidades como hipertensão, diabetes, infecções, dores e problemas respiratórios. A prefeitura ressalta que o processo de reposição de medicamentos é feito de forma estratégica, com base nas demandas e nos registros de consumo das unidades de saúde.

Outro ponto de destaque é o trabalho contínuo de monitoramento da Farmácia Popular, que complementa os serviços da Farmácia Básica. A ação busca assegurar a distribuição gratuita de medicamentos de uso contínuo, especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Com essas iniciativas, São José do Seridó reafirma seu compromisso com uma gestão pública eficiente, transparente e comprometida com o bem-estar da população.

Mais informações acesse o link: https://www.saojosedoserido.rn.gov.br/medicamentoslista.php?tipo=farmacia_basica

CAMPANHA ” SEJA SÓCIO DO LAR DO IDOSO DONA CHAGUINHA VALE EM CRUZETA” MOBILIZA O SERIDÓ

A campanha “Seja Sócio do Lar do Idoso Dona Chaguinha Vale em Cruzeta” tem ganhado força e mobilizado a região do Seridó, no Rio Grande do Norte. Com um apelo solidário e comunitário, a iniciativa visa fortalecer o apoio financeiro à instituição, que presta serviços essenciais aos idosos do município de Cruzeta e localidades vizinhas.

Objetivo da Campanha

O principal objetivo é conquistar sócios contribuidores, que possam ajudar com doações mensais fixas, garantindo uma receita contínua e sustentável para a manutenção do Lar do Idoso Dona Chaguinha Vale — uma instituição filantrópica que sobrevive, majoritariamente, da solidariedade da população.


Por que ser sócio?

Ser sócio do Lar do Idoso é mais do que uma contribuição financeira:
é um gesto de amor, cidadania e compromisso social com os idosos que ajudaram a construir a história da região.

Com a contribuição mensal, o Lar pode:

  • Manter alimentação adequada e de qualidade
  • Oferecer cuidados médicos e de enfermagem
  • Fornecer medicamentos e itens de higiene
  • Manter a estrutura física da instituição
  • Garantir dignidade, acolhimento e qualidade de vida aos residentes

Mobilização no Seridó

A campanha está sendo divulgada por rádios locais, redes sociais, igrejas, comércio e instituições públicas e privadas. Várias personalidades da região, além de ex-moradores da cidade que hoje vivem fora, têm se engajado, compartilhando a mensagem e incentivando as doações.


Como se tornar sócio?

As formas de contribuição incluem:

  • Débito automático
  • PIX
  • Depósitos bancários
  • Carnês mensais

A campanha disponibiliza canais de atendimento e pontos de apoio para facilitar o cadastro dos novos sócios. Também há equipes voluntárias circulando na cidade para orientar os interessados.


Junte-se a essa causa!

Se você é do Seridó ou tem alguma ligação com a cidade de Cruzeta, essa é a hora de retribuir com solidariedade. O Lar do Idoso Dona Chaguinha Vale precisa de você.

“Ser sócio é cuidar de quem já cuidou de nós.”

Para mais informações, entre em contato com os organizadores da campanha nas redes sociais do Lar ou visite a instituição ou pelo telefone- 84- 9.9196- 4019

Alunos do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Raimundo Silvino da Costa participam de aula de campo na Serra de Santana

A Escola Estadual Professor Raimundo Silvino da Costa, localizada em São José do Seridó (RN), promoveu recentemente uma aula de campo com os estudantes do 2º ano do Ensino Médio. A atividade foi conduzida pelo professor Josimar Araújo e teve como objetivo proporcionar aos alunos uma experiência prática sobre os impactos do relevo — especialmente o Planalto da Borborema — na vegetação, no clima e na economia da região.

A expedição pedagógica teve como destino a Serra de Santana, com visitas aos municípios de Cerro Corá e Lagoa Nova. A iniciativa buscou integrar teoria e prática, permitindo que os alunos observassem, in loco, como as características do relevo influenciam diretamente as dinâmicas naturais e socioeconômicas do Seridó potiguar.

A atividade reforça o aprendizado em sala de aula e desperta maior interesse dos alunos pelos conteúdos geográficos. A ação faz parte do projeto interdisciplinar da escola, que visa promover uma educação mais contextualizada e conectada com a realidade local.

O Lobisomem da Quixabeira: estreia espetáculo que celebra a história de São Vicente

No próximo domingo, 14, o Grupo Teatral Flor de Quixabeira floresce, estreando no Clube Municipal de São Vicente, às 20h30, com o espetáculo “O Lobisomem da Quixabeira”.

O espetáculo reúne a quixabeira que deu início a cidade, o lobisomem que passava misteriosamente pelas ruas e um contador de histórias. O roteiro traz para a arte do fazer teatro, a feira livre, os viajantes, moradores e comerciantes que deram origem a São Vicente.

O Grupo Teatral Quixabeira conta com Adriane como ensaiadora e Jack Leidson como diretor do espetáculo. Os adolescentes vivenciaram as etapas Semear e Regar, com oficinas realizadas pelas equipes da Associação Cultural Trapiá e Mapa Realizações Culturais, aprendendo e trocando saberes sobre roteiro, uso da voz e do corpo na cena, interpretação, sonoplastia, cenário, figurino e vários outros elementos que integram a construção do espetáculo, desde a ideia até sua estreia no palco.

Esta é a 4a edição do Projeto Trapiá Semente, que vem promovendo a formação de grupos teatrais no Seridó, com realização da Associação Cultural Trapiá através da Lei Câmara Cascudo , e patrocínio do Governo do RN, Secretaria Estadual de Cultura, Fundação José Augusto, Instituto Neoenergia e Neoenergia Cosern. A produção é da Mapa Realizações Culturais.

POR ANNA JAILMA- Jornalista

“Corredores da Bonita” brilham na III Corrida da Independência em São José do Seridó

O grupo de corredores de rua “Corredores da Bonita” foi destaque na III Edição da Corrida da Independência, realizada neste domingo (7), em São José do Seridó (RN). Com um percurso de 5 km, o evento esportivo e festivo em alusão ao Dia da Independência reuniu atletas de diversas faixas etárias e categorias.

O desempenho do grupo chamou atenção pela quantidade de pódios conquistados, evidenciando a força do esporte local. Na categoria geral feminina, a atleta Maria Luiza conquistou o 1º lugar, enquanto na categoria feminina local, Rosa ficou em 2º lugar e Fabrícia, em 5º.

Já na categoria masculina local, os atletas da equipe dominaram o pódio:

  • Felipe Pimenta — 1º lugar
  • Macena Gesso — 2º lugar
  • Josenir Silva — 3º lugar
  • Jean Marceneiro — 4º lugar

Outros destaques da equipe foram:

  • Enilma — 2º lugar (faixa etária 40 a 49 anos)
  • Rayane — 1º lugar (30 a 39 anos)
  • Fran Farias — 2º lugar (30 a 39 anos)
  • Lucilene — 3º lugar (30 a 39 anos)
  • Maria Eduarda — 1º lugar (14 a 19 anos)

Entre os homens, os corredores também marcaram presença nas categorias por faixa etária:

  • Bago — 1º lugar (40 a 49 anos)
  • Kalbi — 3º lugar (40 a 49 anos)
  • Felipe do Badaruco — 2º lugar (30 a 39 anos)
  • Itanário — 3º lugar (30 a 39 anos)
  • Andrey — 3º lugar (20 a 29 anos)

Com um desempenho expressivo, os Corredores da Bonita reforçam o papel do esporte como ferramenta de inclusão, saúde e bem-estar. O grupo mostra que, em São José do Seridó, o atletismo é para todos — independentemente da idade — e segue promovendo um estilo de vida ativo, com espírito esportivo e comunitário.

Corrida da Independência bate recorde de participação e atinge recorde de público na 3ª edição em São José do Seridó

Na manhã deste domingo (7), a Prefeitura Municipal de São José do Seridó-RN, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (SEJEL), realizou a terceira edição da Corrida da Independência. O evento superou as expectativas da organização, registrando recorde de participação com 115 atletas, entre competidores locais e de outras cidades da região.

Com um percurso de 5 km, a prova teve início na comunidade Badaruco e seguiu até o centro de São José do Seridó. Segundo o secretário municipal Pedro Henrique Medeiros, o evento consolida-se como uma das principais atividades esportivas do município.

Este ano, a Corrida da Independência superou todas as nossas expectativas. Foi grandiosa. Para a próxima edição, queremos fazer algo ainda maior — destacou Pedro Henrique.

O prefeito Jackson Dantas também prestigiou o evento e celebrou a ampla adesão dos participantes, parabenizando os organizadores e ressaltando o apoio da gestão ao esporte local.

Parabenizo Pedro Henrique, nosso competente secretário, a Chumbrega, nosso coordenador, e toda a equipe da SEJEL, que não mediu esforços para realizar esse grande evento. É motivo de orgulho ver como nossos atletas representam tão bem São José do Seridó. O apoio da gestão ao esporte tem sido essencial para o fortalecimento das mais diversas modalidades no município — afirmou o prefeito.

Resultados oficiais

Categoria Local – Masculino

  1. Felipe Pimenta
  2. Ednaldo Macena
  3. Josenir Silva
  4. Josean Cipriano (Jean)
  5. Wellinton José

Categoria Local – Feminino

  1. Daiane Vasconcelos
  2. Rosenilda Almeida (Rosa)
  3. Ravanne Raissa
  4. Evellyn Gabriela
  5. Fabrícia Josane

Categoria Geral – Masculino

  1. Adailton
  2. Alysson Diego
  3. Alberto Silva
  4. Felipe Pimenta
  5. Josean Cipriano (Jean Marceneiro)

Categoria Geral – Feminino

  1. Maria Luiza
  2. Daiane Vasconcelos
  3. Yuska Rafaela
  4. Rosenilda Almeida (Rosa)
  5. Ravanne Raissa

Os cinco primeiros colocados de cada categoria receberam premiação em dinheiro, troféus e medalhas. Os demais participantes foram agraciados com medalhas simbólicas, entregues pelo prefeito Jackson Dantas, pelo secretário Pedro Henrique e por demais autoridades presentes.

A Corrida da Independência já se firma como tradição no calendário esportivo de São José do Seridó, promovendo a integração entre atletas e incentivando o esporte como instrumento de saúde e cidadania.

FOTOS- FERNANDO MARTINS

Semana Cívica chega ao fim em grande estilo com Encontro de Fanfarras no Seridó em São José do Seridó

São José do Seridó vivenciou uma intensa programação cívica na última semana, marcada por desfiles escolares, eventos culturais e o tradicional Encontro de Fanfarras, que já está em sua 8ª edição. A cidade foi palco de uma verdadeira celebração à educação, à cultura e ao civismo.

A comunidade escolar da zona urbana e da comunidade rural de Caatinga Grande participou ativamente dos desfiles cívicos, que reforçaram o papel da escola na formação cidadã. Um dos momentos mais aguardados foi o Encontro de Fanfarras, realizado na Praça de Eventos Edilza Dias, que reuniu estudantes, familiares e moradores de toda a região.

O evento encantou o público com apresentações que aliaram beleza, leveza e sincronia, principalmente das balizas, que deram um verdadeiro show à parte. A vibração das fanfarras emocionou os presentes e reforçou a mensagem de que educação, cultura e patriotismo caminham juntos.

Participaram do evento a fanfarra anfitriã Jacó Libânio e os grupos convidados: JJM (Cruzeta), Flor de Liz (Cruzeta), Evandro Moraes Pereira (Ipueira), Lourival Pereira (Ouro Branco) e Betos e Betas (Caicó). O encontro proporcionou um verdadeiro espetáculo cultural e musical, marcado por emoção, alegria e integração entre os municípios.

O prefeito Jackson Dantas acompanhou toda a programação, ao lado de secretários municipais, representantes do poder legislativo e da população, e destacou a importância da educação como pilar da cidadania. “Momentos como este mostram o quanto a escola é capaz de unir, inspirar e transformar realidades”, afirmou o gestor.

A Semana Cívica de São José do Seridó mais uma vez reafirma seu compromisso com a valorização da educação, do amor à pátria e do fortalecimento da cultura local.

Semana Cívica de São José do Seridó Reflete sobre o Papel Transformador da Escola

Com o tema “Semeando Sonhos através da Educação: A Importância da Escola na Formação Cidadã”, a Semana Cívica de São José do Seridó (RN) promoveu uma profunda reflexão sobre o papel da educação na construção da cidadania e sobre o verdadeiro significado do patriotismo. O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) e reforçou a ideia de que a realização de sonhos passa, inevitavelmente, pela escola.

A programação teve início na segunda-feira, 1º de setembro, com a solenidade de abertura oficial, conduzida pelo prefeito Jackson Dantas, acompanhado da secretária municipal de Educação e Cultura, Juliana Andrea Dantas, além de outras autoridades locais. O ato simbólico marcou o início de uma semana dedicada à valorização da educação como motor do desenvolvimento pessoal e social.

Na quarta-feira, 4, a comunidade da Caatinga Grande (Assentamento Seridó) foi palco do intercâmbio cívico, com desfile protagonizado pelos alunos da Unidade Educacional José Cirilo Alves. O evento contou com a presença do prefeito Jackson Dantas, do vice-prefeito Ricardo Medeiros, representantes do Legislativo Municipal, diretores escolares, membros da Polícia Militar, o presidente da Associação de Assentados, João Querino Dantas, além da fanfarra Jacó Libânio, balizas e moradores da comunidade.

A programação seguiu na sexta-feira, 5, às 16h30, com o primeiro Desfile Cívico, protagonizado pelas crianças do CMEI, da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. No sábado, 6, às 7h, foi realizado o segundo Desfile Cívico, com a participação dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. A concentração e saída ocorreram na Escola Municipal Raul de Medeiros Dantas. Em ambas as ocasiões, o vice-prefeito Ricardo Medeiros representou o prefeito Jackson Dantas.

Durante os desfiles, os estudantes prestaram homenagens a personalidades locais, como a senhora Paulina, centenária acolhida na casa de apoio à idosos Palácio da Sabedoria. Também foram destacadas conquistas estudantis, como a participação dos jovens atletas nos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (JERNS), reforçando que a escola é um espaço de formação humana, inclusão e construção de futuros promissores.

As comemorações foram encerradas oficialmente neste domingo, 7 de setembro, às 16h, com a realização do VIII Encontro de Fanfarras, na Praça de Eventos Edilza Dias, que coloriu a cidade com música, talento e espírito cívico.

Com ampla participação da população, a Semana da Pátria reafirmou o compromisso de São José do Seridó com uma educação transformadora, cidadã e inclusiva — o verdadeiro alicerce de uma sociedade mais justa e desenvolvida.

FOTOS- BRENDO LAUAN E CARLOS FELIPE

Militares do 6° BPM apreendem drogas e arma de fogo em bairro da zona norte de Caicó

Policiais militares de Rádio Patrulha do 6° BPM realizaram nesta manhã uma grande apreensão no bairro Boa Passagem. Entre os itens estão arma de fogo, munições, drogas e outros.

O oficial de operações, junto com o adjunto de operações, ordenou novas diligências nas adjacências e mais informações serão distribuídas a qualquer momento. Equipe indo para delegacia.

JAIR SAMPAIO

Educação como Semente da Cidadania: São José do Seridó Celebra Semana Cívica com Atividades que Valorizam o Papel da Escola

Com o tema “Semeando Sonhos através da Educação: A Importância da Escola na Formação Cidadã”, a Semana Cívica de São José do Seridó (RN) promoveu uma profunda reflexão sobre o papel transformador da educação na construção da cidadania e no verdadeiro significado do patriotismo.

Organizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), o evento reforçou a ideia de que o caminho para a realização de sonhos passa, inevitavelmente, pela escola. A programação foi marcada por momentos de civismo, valorização da cultura local e integração entre comunidade, alunos e autoridades.

Abertura Oficial

As atividades começaram na segunda-feira, 1º de setembro, com a solenidade de abertura oficial conduzida pelo prefeito Jackson Dantas, acompanhado da secretária municipal de Educação e Cultura, Juliana Andrea Dantas, além de outras autoridades locais. O ato simbólico marcou o início de uma semana voltada à valorização da educação como motor do desenvolvimento pessoal e social.

Intercâmbio Cívico na Zona Rural

Na quarta-feira, 4 de setembro, a comunidade da Caatinga Grande (Assentamento Seridó) recebeu o intercâmbio cívico com o desfile dos alunos da Unidade Educacional José Cirilo Alves. O evento contou com a presença do prefeito Jackson Dantas, do vice-prefeito Ricardo Medeiros, representantes do Legislativo Municipal, diretores escolares, a Polícia Militar, o presidente da Associação de Assentados, João Querino Dantas, além da Fanfarra Jacó Libânio, balizas e membros da comunidade.

Desfiles Cívicos Mobilizam a Cidade

A programação seguiu na sexta-feira, 5, às 16h30, com o Desfile Cívico I, protagonizado por crianças do CMEI, da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Já no sábado, 6, às 7h da manhã, foi a vez do Desfile Cívico II, com a participação dos alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. A concentração aconteceu na Escola Municipal Raul de Medeiros Dantas.

Em ambos os desfiles, o vice-prefeito Ricardo Medeiros representou o prefeito Jackson Dantas.

Homenagens e Reconhecimento

Durante os desfiles, alunos prestaram homenagens a figuras importantes da cidade, como a senhora Paulina, moradora centenária acolhida na casa de apoio à idosos Palácio da Sabedoria. Também foram celebradas conquistas estudantis, como a participação de jovens atletas nos JERNS.

Essas ações destacaram que a escola vai além da transmissão de conhecimento: é também espaço de formação humana, inclusão e construção de futuros promissores.

Encerramento com Música e Civismo

A programação será encerrada oficialmente neste domingo, 7 de setembro, às 16h, com o tradicional VIII Encontro de Fanfarras, na Praça de Eventos Edilza Dias, que promete colorir a cidade com música, talento e espírito cívico.

Com ampla participação popular, a Semana da Pátria 2025 em São José do Seridó reafirmou que a educação é o principal alicerce para o desenvolvimento da cidadania e da sociedade.

Garibaldi Filho sinaliza aliança com o PT e lança nomes para 2026 durante plenária com Gleisi Hoffmann

Durante plenária do Partido dos Trabalhadores (PT) realizada nesta quinta-feira (4), que contou com a presença da ministra Gleisi Hoffmann, presidente nacional da sigla, o ex-senador Garibaldi Alves Filho (MDB) participou representando o vice-governador do Rio Grande do Norte, Walter Alves (MDB).

Em seu discurso, Garibaldi surpreendeu ao sugerir uma possível aliança entre MDB e PT para as eleições de 2026. “Minha dobradinha para 2026 é Cadu Xavier (PT) para o Governo e Fátima Bezerra (PT) para o Senado”, declarou o ex-senador, arrancando aplausos da plateia.

A fala foi vista como um gesto de aproximação política entre as duas legendas, que já compartilham a gestão estadual no Rio Grande do Norte. Cadu Xavier é um dos nomes em ascensão dentro do PT potiguar, enquanto Fátima Bezerra, atual governadora, conclui seu segundo mandato em 2026.

Caravana Federativa aproxima governo federal de municípios do RN

A primeira edição da Caravana Federativa no Rio Grande do Norte foi aberta nesta quinta-feira (4), no Centro de Convenções de Natal, com a presença da ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República, Gleisi Hoffmann, da governadora Fátima Bezerra e da ministra Márcia Lopes. O evento reúne representantes de ministérios e órgãos federais que oferecem serviços, informações e apoio técnico ao público.

Com encerramento previsto para esta sexta-feira (5), a Caravana oferece painéis, oficinas e workshops voltados para áreas como economia, habitação, saúde e segurança. Mais de 2,8 mil pessoas se inscreveram, incluindo prefeitos, prefeitas e vices, vereadores, além de lideranças sociais e representantes do Governo do Estado. O objetivo é aproximar os municípios das estruturas do Governo Federal, facilitando o acesso a programas, a resolução de pendências e a prestação de contas.

Segundo a ministra Gleisi Hoffmann, a iniciativa inverte a lógica do atendimento. “Ao invés de o prefeito ou a prefeita ir buscar o atendimento na capital, é Brasília que vem até eles”, afirmou. A ministra falou da importância da interlocução com os municípios potiguares: “Trazemos todos os órgãos federais para o estado, facilitando o acesso dos gestores municipais. Somente nesta manhã foram realizados mais de mil atendimentos diretos”. Ela citou ainda os investimentos federais em andamento no RN, incluindo obras da Transposição do São Francisco e a duplicação da BR-304, já incluídas no PAC.

As Caravanas Federativas foram lançadas em 2023 pela Secretaria de Relações Institucionais para ampliar o diálogo entre União, estados e municípios. Entre as demandas mais recorrentes estão a liberação de recursos, a resolução de obras paralisadas, o acesso a sistemas como o Transfere.gov e a interlocução com ministérios.

De acordo com a governadora Fátima Bezerra, a iniciativa busca fortalecer a implementação de políticas públicas e reduzir entraves burocráticos enfrentados por prefeituras e governos locais. “Esta caravana está aqui agora contando com a presença, inclusive, da ministra Gleisi, da Secretaria de Relações Institucionais, à qual o programa Caravana Federativa está exatamente vinculado; contando com a presença também da Inês Magalhães, vice-presidente do setor de habitação da Caixa. Dizendo de forma muito sucinta: isso é muito bom, é muito desejável, porque isso aqui significa cooperação, sinergia, parceria”, disse.

O secretário especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Júlio Pinheiro, enfatizou o papel do estado como anfitrião. O objetivo central da caravana foi levar os órgãos federais e estaduais “onde as pessoas vivem, onde as coisas acontecem, onde os problemas precisam ser resolvidos”, criando uma engrenagem de colaboração entre União, estados e municípios para solucionar demandas locais e implementar políticas públicas transformadoras.

A ministra das Mulheres, Márcia Lopes, apresentou as ações voltadas para as mulheres: “Estamos fortalecendo a Rede de Enfrentamento à Violência e retomando as conferências nacionais após 10 anos de interrupção”. Ela destacou o Ligue 180 como canal fundamental de denúncia.

Entregas do Governo Federal

A Caravana Federativa foi palco para a entrega e o anúncio de uma série de ações do Governo Federal destinadas ao Rio Grande do Norte. O evento formalizou iniciativas nas áreas de mobilidade urbana, pesca, gestão de patrimônio, educação e agricultura familiar, reforçando a aplicação de políticas públicas no estado.

Na área de transporte, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) realizou a entrega simbólica de dois novos trens de passageiros que operam na Grande Natal.

O setor pesqueiro também foi contemplado com a entrega de mais de 70 certificados de registro e autorização de embarcação pesqueira, uma ação do Ministério da Pesca e Aquicultura.

O documento é fundamental para a atividade, pois indica que as embarcações passaram por vistoria e estão em conformidade com a legislação. A regularização possibilita o acesso dos pescadores a políticas de crédito, assistência técnica e direitos como o seguro-defeso. Os certificados foram destinados a embarcações cuja pesca é focada na lagosta-vermelha.

No âmbito da gestão patrimonial e da educação, foi formalizada a cessão de um imóvel da União para o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). A ação faz parte do programa “Imóvel da Gente”, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, que direciona imóveis federais ociosos para finalidades sociais. O terreno cedido será destinado à expansão da infraestrutura física do campus Natal – Centro Histórico do IFRN.

Para o setor agrícola, foram destacadas duas iniciativas. O Ministério da Agricultura e Pecuária fez a entrega de máquinas agrícolas a municípios potiguares. Além disso, foi realizada a assinatura de termos de adesão da agricultura familiar ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Ações durante a Caravana

Entre os órgãos atuando na Caravana Federativa, a Receita Federal atua em duas frentes no evento. No estande de atendimento, orienta sobre convênios, destinação do Imposto de Renda, atendimento virtual e inserção da cidadania fiscal em escolas e universidades. Além disso, promove oficinas sobre educação fiscal e sobre o convênio da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica.

O Banco do Nordeste está presente durante toda a Caravana Federativa, primeiro pelo patrocínio, depois pelo crédito efetivo em todos os segmentos e portes. As ações de empreendedorismo que dependem de financiamento nos 167 municípios potiguares vão encontrar recursos no BNB. Financiamos pessoas físicas por meio do Agroamigo (rural) e Crediamigo (urbano), comércio, serviços e até infraestrutura naqueles municípios vocacionados para grandes projetos, por exemplo, de energias renováveis.

O BNB financiará os municípios com projetos que se enquadrem nas linhas do Fundo Clima, que abrangem áreas como desenvolvimento urbano resiliente, com foco em infraestrutura verde, e mobilidade sustentável, incentivando o uso de transportes coletivos e veículos elétricos. Além disso, a instituição oferece condições de remuneração diferenciadas para o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) dos municípios.

Já o secretário estadual da Fazenda, Carlos Eduardo Xavier, celebrou a adesão maciça dos municípios. Segundo ele, o alto índice de participação municipal – quase a totalidade dos 167 municípios potiguares – demonstra o êxito da estratégia de interiorização dos serviços federais e o reconhecimento pelos gestores locais da importância desta parceria para o desenvolvimento regional.

O presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, apresentou números expressivos: 664 mil benefícios ativos no estado. Na ocasião, ele anunciou o programa “Inclusão Nordeste”, que levará atendimento previdenciário humanizado a escolas e CRAS, especialmente para crianças neurodivergentes.

O presidente da Femurn (Federação dos Municípios do RN), Anteomar “Babá” Pereira, parabenizou a iniciativa: “As caravanas devolvem aos prefeitos o espaço de diálogo direto com os órgãos federais, fortalecendo a gestão pública municipal”.

O IBGE apresentou palestras e estandes com material didático e digital, como atlas escolares e mapas interativos. Outro destaque é o estande do Serpro, que apresenta a Plataforma de Inteligência de Governo, voltada à transformação digital das cidades. Entre as soluções estão ferramentas de mobilidade, inovação tecnológica, segurança pública e proteção de dados. Gestores também puderam emitir certificados digitais de forma gratuita.

Além dos órgãos federais, secretarias do Governo do Estado também participaram da Caravana. A Sethas expôs para as prefeituras, gestores municipais e técnicos as políticas públicas de segurança alimentar e nutricional e assistência social. O presidente da Emprotur, Raoni Fernandes, falou da estrutura montada para atender aos municípios potiguares. “O turismo se envolve, porque toda vez que a gente movimenta estados e municípios, o turismo precisa estar presente para mostrar a sua capacidade de promoção, de receptividade. O centro de convenções é a casa do turismo do Rio Grande do Norte. Então, recebê-los é a forma que a gente tem de mostrar o quanto o Rio Grande do Norte é acolhedor e grandioso por natureza”, concluiu.

A cerimônia de abertura da Caravana Federativa contou com a presença de representantes de diversos órgãos federais e estaduais. Entre as autoridades que compuseram a mesa estiveram José Ilário Marques, gerente da Região Nordeste da Secretaria Especial de Assuntos Federativos; Carlos Henrique Rodrigues Alexandria, gerente do Departamento de Negócios Públicos e Privados para o Nordeste do Serpro. Entre os secretários estaduais presentes estavam Luciano Santos, secretário de Estado de Assuntos Federativos; e Carlos Eduardo Xavier, secretário de Estado da Fazenda; Coronel Francisco Araújo, secretário estadual de Segurança; Alexandre Motta, secretário estadual de Saúde. O evento contou ainda com a participação de Renato Simões, secretário nacional de Participação Social da Secretaria-Geral; e Júlio Pinheiro, secretário especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais.

O setor bancário foi representado por Jeová Lins, superintendente estadual do Banco do Nordeste no Estado do Rio Grande do Norte; Tiago Pereira da Silva Neto, superintendente de Rede da Caixa Econômica Federal no Estado do Rio Grande do Norte; Ana Maria Sperandio, superintendente do Banco do Brasil nos Estados do Rio Grande do Norte e Paraíba; Rui Mesquita, gerente executivo da Diretoria de Governo do Banco do Brasil; e Aldemir Freire, diretor de Planejamento do Banco do Nordeste. Também estiveram presentes Inês Magalhães, vice-presidente de Habitação da Caixa Econômica Federal. Além destes, participaram Jalmir Simões da Costa, coordenador do Fórum dos Gestores Federais no Estado do Rio Grande do Norte; Eriko Jácome, presidente da Fecam. O Poder Legislativo foi representado pela deputada federal Natália Bonavides, pelo deputado federal Fernando Mineiro.

Ex-servidor do Ibama é encontrado morto nas dependências de clube em Caicó

Um homem identificado como Armênio Medeiros da Costa, ex-servidor do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), foi encontrado morto no final da manhã desta sexta-feira (5) nas dependências do Caicó Iate Clube, localizado no município de Caicó, no Rio Grande do Norte.

De acordo com relatos de testemunhas, Armênio chegou ao clube por volta da manhã e solicitou autorização para visitar o local. Após estacionar o veículo, ele demorou a retornar, o que despertou a atenção de pessoas que estavam no espaço.

Preocupados com a ausência prolongada, alguns frequentadores iniciaram buscas nas áreas internas do clube. O corpo foi localizado pouco tempo depois, já sem sinais vitais.

As circunstâncias da morte ainda não foram esclarecidas. A Polícia Militar foi acionada e isolou a área até a chegada da equipe do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep), que realizou os procedimentos necessários para remoção do corpo e início da perícia.

O caso será investigado pela Polícia Civil.

As Lydias Brasileiras: “Forró de Raiz nas Feiras” leva cultura popular a cinco municípios do Seridó

Com patrocínio da Lei Aldir Blanc, por meio de recursos do Governo Federal, através do Ministério da Cultura, e sob gestão do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por intermédio da Fundação José Augusto e da Secretaria de Estado da Cultura, o projeto “Forró de Raiz nas Feiras com As Lydias Brasileiras” inicia sua circulação regional.

A proposta busca valorizar a cultura popular e a tradição do forró pé de serra, levando apresentações gratuitas a cinco municípios da região do Seridó potiguar. O grupo As Lydias Brasileiras será responsável por animar as feiras livres com repertório autêntico e resgate das raízes nordestinas.

A primeira apresentação acontece neste sábado-feira, 6 de setembro, a partir das 8h da manhã, na cobertura da feira livre de Jardim do Seridó. A iniciativa promete movimentar o comércio local, promover a arte popular e oferecer ao público uma experiência cultural acessível e de qualidade.

São José do Seridó alcança um dos melhores índices de gestão do Bolsa Família no Brasil

O município de São José do Seridó conquistou destaque nacional ao atingir 98,67% no Índice de Gestão Descentralizada (IGD-PBF) do Programa Bolsa Família, resultado que se aproxima da pontuação máxima de 100%.

Os números revelam a eficiência da cidade no acompanhamento das famílias beneficiárias: 99,4% em Saúde, 98,5% em Educação e 98,1% no Cadastro Único. Esses índices superam de forma expressiva a média nacional, que é de 84,7% no fator operacional.

O IGD-PBF mede a qualidade da gestão municipal nas áreas de saúde, educação e assistência social, avaliando como as famílias atendidas pelo programa estão sendo acompanhadas em cada um desses setores.

Para o prefeito Jackson Dantas, o resultado reflete o compromisso da gestão com a população: “Esses números nos alegram e nos motivam, além de fazer com que São José do Seridó avance cada vez mais no ranking de indicadores do governo federal.”

FONTE- ASSESSORIA DE IMPRENSA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DO SERIDÓ

14ª Cavalgada de São José promete movimentar a economia e exaltar a cultura nordestina com grandes atrações e programação especial

A 14ª edição da Cavalgada de São José está chegando e promete ser um marco tanto para a cultura local quanto para a economia do município de São José do Seridó. O evento, que já é tradição na região, celebra a identidade do homem do campo e fortalece os laços da comunidade com suas raízes sertanejas.

A cavalgada recebe apoio total da gestão municipal de São José do Seridó e é organizada com grande dedicação pelo Grupo de Cavalgadas Ernesto Macedo, que tem se destacado ao longo dos anos por manter viva essa tradição que une fé, cultura e confraternização.

Além de seu forte valor cultural, a cavalgada tem um impacto significativo na economia do município, impulsionando o comércio local, a rede de alimentação, hospedagens e o turismo rural. A chegada de visitantes e participantes movimenta diversos setores e aquece a economia durante o período do evento.

Programação Oficial

A concentração dos cavaleiros e amazonas está marcada para às 7h da manhã, no Balneário Vale da Benção, localizado na comunidade rural Umbuzeiro. Às 9h, a cavalgada parte com destino à cidade de São José do Seridó, percorrendo diversas localidades rurais e proporcionando um verdadeiro espetáculo de tradição e beleza sertaneja.

Ao chegar à cidade, às 11h, será realizada a Bênção dos Cavalos, Cavaleiros e Amazonas em frente à Igreja Matriz de São José, em um momento de fé e emoção que já se tornou símbolo do evento. Em seguida, ao meio-dia, os participantes serão recebidos com o tradicional Almoço de Confraternização dos Cavalgantes, embalado ao som contagiante do forró de Laércio Vaneirão.

Atrações Culturais

A programação cultural deste ano está ainda mais rica e emocionante. Uma das principais atrações é o renomado Galego Aboiador, artista de projeção nacional que representa a essência das vaquejadas e do canto nordestino. Natural de Itabaiana (PB) e criado em Pernambuco, Galego atua desde 1977 e é conhecido por manter viva a tradição do aboio, canto típico do vaqueiro para conduzir o gado.

Ele se apresentará ao lado de seu afilhado artístico, o jovem talento Galeguim Aboiador, reforçando a continuidade dessa expressão cultural entre as gerações.

A locução oficial da cavalgada ficará por conta de Morzani Gomes, nome já tradicional no evento e muito querido pelos participantes, garantindo animação e interação durante todo o percurso.

Com essa programação especial e a união entre tradição, fé e música, a 14ª Cavalgada de São José reafirma seu papel como um dos mais importantes eventos culturais do município, ao mesmo tempo em que fortalece a economia local e atrai cada vez mais admiradores da autêntica cultura nordestina.

Com belos gols, Brasil vence Chile e segue invicto na Era Ancelotti

O Brasil de Carlo Ancelotti venceu e convenceu os mais de 57 mil torcedores no Maracanã, onde bateu o Chile por 3 a 0, nesta quinta-feira (4), pela penúltima rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026.

Já garantida no Mundial — e contra um Chile decepcionante e lanterna —, a Seleção jogou mais leve do que vinha se apresentando, especialmente após as trocas no segundo tempo.

Os gols, todos plasticamente bonitos, foram marcados por EstêvãoLucas Paquetá e Bruno Guimarães. Luiz Henrique, acionado na etapa final, participou ativamente dos dois últimos.

Com a vitória, a Seleção Brasileira segue invicta sob o comando de Ancelotti — dois triunfos consecutivos e um empate — e assume a segunda posição da tabela, atrás apenas da líder disparada Argentina.

Em momento de testes pós-classificação, Ancelotti escalou o Brasil com um quarteto de atacantes — Estêvão, Raphinha, Martinelli e João Pedro — sustentado pela dupla de volantes Bruno Guimarães e Casemiro.

Wesley era o lateral ofensivo, enquanto Douglas Santos fazia as vezes de terceiro zagueiro ao lado de Marquinhos e Bruno Guimarães quando o time atacava. Ainda assim, o lateral-esquerdo participou do primeiro gol.

Aos 38 minutos, Douglas acertou bela enfiada para Raphinha, que chutou para defesa de Vigouroux. A bola subiu e ia na direção do gol, mas Estêvão acertou uma bela bicicleta para garantir que o placar seria aberto.

Foi o primeiro gol do jovem de 18 anos, jogador do Chelsea, pela Seleção Brasileira principal.

Na segunda etapa, vendo que o Brasil diminuía o ritmo diante de um Maracanã cheio, Ancelotti optou por dar sangue novo ao time. Acionou Andrey Santos, Luiz Henrique, Lucas Paquetá e Kaio Jorge.

Ex-Botafogo e hoje no Zenit, Luiz Henrique voltou a se destacar com a camisa amarelinha. Aos 28 minutos, ele fez belíssima jogada individual e cruzou para Paquetá apenas completar de cabeça, em sua volta à Seleção após a absolvição.

Três minutos depois, após bela triangulação, Luiz Henrique fintou o zagueiro, acertou o travessão e, no rebote, Bruno Guimarães apenas empurrou para o gol vazio.

A Seleção Brasileira agora se despede das Eliminatórias com um desafio difícil. Na terça-feira (9), às 20h30 (de Brasília), o time visita a Bolívia em El Alto, contra uma altitude de mais de 4 mil metros.

Os bolivianos, inclusive, jogarão a partida da vida. Afinal, os donos da casa dependem de uma vitória sobre o Brasil — e de um tropeço da Venezuela contra a Colômbia — para irem à repescagem e ainda sonharem com uma vaga na Copa.

Fonte-CNN Brasil

FOTO-Reprodução/Conmebol

Criadores de São José do Seridó discutem criação de associação comunitária para fortalecer a categoria

Na noite da última quinta-feira, 4 de setembro, pequenos criadores das zonas urbana e rural de São José do Seridó (RN) se reuniram no auditório do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) para discutir a criação de uma associação comunitária voltada à categoria.

O encontro teve como principal objetivo deliberar sobre a fundação da Associação Comunitária dos Criadores da Vila dos Criadores, no Sítio Melado — área de propriedade da Prefeitura Municipal, onde já estão instalados diversos lotes com criações de bovinos, suínos, ovinos, caprinos e equinos. A proposta também contempla a inclusão de criadores de outras comunidades rurais que desejam se organizar para reivindicar melhorias e políticas públicas voltadas ao setor.

Na reunião foi ventilada a possibilidade da sede da referida entidade ser sediada na comunidade Sitio Melado onde por lá já estão instalados dezenas de pequenos criadores.

A reunião foi conduzida por Gilberto Silva, presidente da Associação Aspaulo e da Colônia de Pescadores Z-62, que se colocou à disposição para auxiliar no processo de formalização da nova entidade.

Durante o encontro, representantes da diretoria do STTR de São José do Seridó, como a presidente Lucineide Medeiros e o sindicalista Francisco de Assis, o “Chico Porfírio”, manifestaram apoio à iniciativa.

Os participantes debateram demandas da categoria, sugeriram propostas e decidiram pela criação de uma comissão responsável por iniciar os trâmites legais para a formalização da associação. Os nomes escolhidos para compor a comissão foram: Gilberto Silva, Francisco das Chagas (Chico Porfírio) e Vinícius de Titi.

A formação da associação representa um passo importante para o fortalecimento da organização comunitária, dando voz aos pequenos criadores e criando caminhos legítimos para a busca de melhorias estruturais, técnicas e políticas para o setor.

São José do Seridó se prepara para celebrar seu padroeiro com extensa programação religiosa e cultural

A cidade de São José do Seridó, no Rio Grande do Norte, celebra de 18 a 28 de setembro de 2025 a tradicional festa em homenagem ao seu padroeiro, São José. O evento, um dos mais importantes do calendário religioso e cultural do município, atrai anualmente devotos e turistas de diversas regiões para viverem momentos de fé, cultura e confraternização.

As festividades começaram de forma simbólica no último dia 31 de agosto, quando a paróquia e a comunidade local anunciaram que “Setembro chegou, a nossa festa começou”, durante uma animada carreata. Na ocasião, foram conduzidas pelas ruas da cidade as imagens de São José, Nossa Senhora da Luz, Nossa Senhora de Fátima, Santa Luzia e São Paulo Apóstolo, num gesto de fé e devoção que reuniu fiéis e destacou a espiritualidade presente entre os moradores.

Abertura solene e programação religiosa

A abertura oficial da festa acontece no dia 18 de setembro, a partir das 5h da manhã, com o tradicional “Acorda São José”. Às 19h, uma passeata sairá da Capela de Nossa Senhora da Luz em direção à Igreja Matriz, onde será realizada a cerimônia de hasteamento das bandeiras e a celebração da Santa Missa em ação de graças pelas famílias que acolheram a imagem do padroeiro durante sua peregrinação. O pregador da noite será o Padre Emanuel. Após a missa, acontece o tradicional Jantar de São José com música ao vivo da banda Entre Amigos, com apoio da Prefeitura Municipal.

A programação religiosa segue com missas, terços e novenas até o dia 28 de setembro. Todos os dias, haverá celebrações às 7h e novenário às 19h30, com diferentes pregadores, entre padres e seminaristas convidados.

Destaques da programação

19 de setembro (quinta-feira): Primeira noite do novenário, com o Padre Rômulo Azevedo.

Às 21h, apresentação cultural “Poesia a Fole” no Palco José Pio, com poetas como Francisco Damião, Riva Jr., Constância Uchôa, ,André Santos, Carlos Alberto,Bonedes Eduardo e Wendson Sanfoneiro.

20 de setembro (sexta-feira): Missa das Crianças às 8h e confraternização. Às 16h, acontece a Corrida de São José. À noite, segunda novena com o Padre Cláudio Dantas.

21 de setembro (sábado): Bênção dos animais, cavaleiros e amazonas às 11h. Novena às 19h30 com o Seminarista Aldair de Medeiros Dantas Silva.

22 a 27 de setembro: Continuação das novenas com a participação de diversos pregadores, como os padres Amaurilo José, Andson Gabriel, Gleiber Dantas, Leonardo Felipe, João Jr. e Jerônimo Batista. Neste período, também ocorrem eventos paralelos como o 12º Encontro de Filarmônicas, passeatas temáticas, leilões e confraternizações.

24 de setembro (quarta-feira): Missa dedicada aos idosos e enfermos às 8h, com café da manhã no ginásio de esportes, organizado por Ilca Dantas e a Secretaria Municipal de Assistência Social.

25 de setembro (quinta-feira): Passeata do Agricultor às 18h30, seguida, novena as 19h30 e o do tradicional Leilão dos Animais na Praça de Eventos Edilza Dias.

26 de setembro (sexta-feira): Passeata dos Motoristas e Motociclistas com bênção dos veículos.

27 de setembro (sábado): Missa pelos fiéis falecidos às 16h. À noite, homenagem aos devotos ausentes e a todos os “Josés”, incluindo os São-José-seridoenses que residem em outras cidades.

Encerramento festivo

A programação se encerra no dia 28 de setembro, com alvorada festiva às 5h, ao som da Filarmônica Jimmy Brito. Às 10h, será celebrada a Missa Solene presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Antônio Rannis Rosendo.

Às 16h30, a imagem de São José será conduzida pelas ruas da cidade durante a tradicional procissão de encerramento, seguida de missa campal, palavras de agradecimento e a descida da bandeira, marcando o fim da festa. O encerramento contará ainda com um show religioso da Banda Kirie no Palco Cultural José Pio.

Vereador Clayton Mariano participa da VIII Conferência Municipal de Saúde em São José do Seridó

O vereador Clayton Mariano de Sá participou, na manhã desta quarta-feira (3), da VIII Conferência Municipal de Saúde de São José do Seridó, realizada no auditório do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). O evento reuniu gestores municipais, representantes do Legislativo e membros da sociedade civil com o objetivo de discutir e propor melhorias para as políticas públicas de saúde no município.

Com o tema central voltado ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), a conferência buscou promover o diálogo entre governo e população, incentivando a participação democrática na formulação de estratégias que atendam às reais necessidades da comunidade.

O encontro contou com a presença do prefeito Jackson Dantas e do vice-prefeito Ricardo Medeiros, além de representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SESAD) e de diversos segmentos sociais.

Durante as discussões, foram abordados temas como acesso aos serviços de saúde, valorização dos profissionais da área, bem como a ampliação e qualificação dos atendimentos prestados à população. As propostas elaboradas serão encaminhadas para a etapa estadual da conferência, contribuindo para a construção de um sistema de saúde mais eficiente, participativo e inclusivo.

Para o vereador Clayton Mariano, a conferência foi um espaço fundamental de escuta e construção coletiva. Ele destacou o trabalho da SESAD, que, segundo ele, atua em parceria com os poderes constituídos e com a sociedade civil organizada na busca constante por melhorias na saúde pública local.

“É importante reconhecer o comprometimento da Secretaria Municipal de Saúde, que vem trabalhando de forma integrada para garantir avanços significativos na qualidade de vida da nossa população, afirmou o parlamentar.

Dono de rede de funerárias residente em Caicó morre em acidente na RN-233; passageira também morreu

Informação de grave acidente com o dono de uma rede de funerárias no Rio Grande do Norte.

O sinistro se deu na RN-233 entre os municípios de Paraú e Triunfo Potiguar. Eudes, que também é Sargento da PMRN, faleceu no local.

Com o empresário, uma segunda vítima, uma mulher, que possivelmente acompanhava Eudes em reunião de negócios na cidade de Mossoró.

Confirmado óbito do empresário do Grupo UNIPLAN e da sua companheira após acidente na RN-233

Está confirmado pela Polícia Militar de Paraú e Triunfo Potiguar o óbito do 3º Sargento Eudes de Lima Moura e sua namorada, Luciana Medeiros Dantas, após acidente de trânsito na RN-233.

Eudes, que também é sócio-proprietário de parte do Grupo Uniplan, com lojas em várias cidades do Rio Grande do Norte, residia em Caicó. Já Luciana, companheira de Eudes, era natural de Caicó.

Cármen Lúcia questiona defesa de Paulo Nogueira: “Demover do quê?”

Durante o segundo dia de julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outros sete réus acusados de tentativa de golpe de Estado, a ministra Cármen Lúcia solicitou esclarecimentos ao advogado Andrew Farias sobre uma declaração feita em defesa do general e ex-ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira.

O questionamento surgiu após o defensor afirmar que seu cliente teria atuado para “demover o presidente da república“, mas sem dar detalhes.

A ministra fez uma intervenção destacando que anotou cinco vezes a menção ao termo “demover” durante a sustentação oral de Farias e pediu um esclarecimento: “Demover do quê?”

Cármen Lúcia enfatizou a contradição aparente no argumento da defesa de Paulo Sérgio Nogueira, observando que, até aquele momento, todas as partes envolvidas negavam a existência de qualquer plano de golpe. “Até agora todo mundo diz que ninguém pensou nada”, pontuou a ministra.

Em resposta ao questionamento, o advogado disse que seu cliente atuou para impedir a adoção de “qualquer medida de exceção”, afirmando que existem provas nos autos que sustentam essa versão dos fatos.

Debate e propostas marcam a VIII Conferência Municipal de Saúde em São José do Seridó

A cidade de São José do Seridó promoveu a VIII Conferência Municipal de Saúde, reunindo gestores, representantes do legislativo e membros da sociedade civil para discutir e propor melhorias nas políticas públicas voltadas à saúde.

A VIII Conferência Municipal Saúde aconteceu nesta quarta-feira,3, no auditório do CRAS, as 9 horas da manhã com boa participação.

O evento teve como objetivo principal fortalecer o diálogo entre governo e população, garantindo a participação democrática na formulação de estratégias que atendam às necessidades locais do Sistema Único de Saúde (SUS).

O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o prefeito Jackson Dantas, o vice-prefeito Ricardo Medeiros, a secretária municipal de Saúde Anna Clara, a secretária de Assistência Social Suzete Pereira, a secretária de Planejamento e Tributação Viviane Gabriele, e a chefe de Gabinete Priscila Costa. Também estiveram presentes os vereadores Joseni Santos, Daniel Costa e Clayton Mariano de Sá, reforçando o compromisso do Legislativo com as pautas da saúde pública.

Durante a conferência, foram abordados temas como o acesso aos serviços de saúde, a valorização dos profissionais da área, além da ampliação e qualificação dos atendimentos oferecidos à população. As propostas debatidas serão encaminhadas para a etapa estadual, contribuindo para a construção de um sistema de saúde mais eficiente e inclusivo.

Para a secretária de Saúde, Anna Clara, a conferência foi um momento de grande importância:

“Vivenciamos um espaço rico em ideias, reflexões e propostas. As discussões realizadas aqui certamente contribuirão para o avanço das ações de saúde em nosso município.”

A conferência reafirma o compromisso da gestão municipal com a participação popular e o aprimoramento contínuo dos serviços de saúde oferecidos à população.

Projeto Agro Sertão promove formação técnica sobre cultivo sustentável do algodão em São José do Seridó

Com uma programação que se estendeu das 8h às 16h, o Projeto Agro Sertão realizou, nesta quarta-feira (3), a formação do IV módulo da Unidade de Aprendizagem Produtiva (UAP) na comunidade Caatinga Grande, localizada no Assentamento Seridó, zona rural de São José do Seridó (RN).

A atividade teve início com uma visita técnica ao campo, conduzida pelo instrutor da EMBRAPA, Marenilson Oliveira, que apresentou aos participantes técnicas de manejo sustentável do algodão. Um dos temas abordados foi a prática do “inter vazio sanitário” e o manejo adequado no período de arranquio do algodão.

Durante o evento, o agricultor João Maria demonstrou como o ramo do algodão pode ser utilizado, junto ao capim, como alternativa alimentar para o rebanho, destacando também os cuidados necessários para o uso adequado dessa técnica.

O Projeto Agro Sertão é uma iniciativa do Instituto Riachuelo, Fundação Banco do Brasil (FBB), SEBRAE e EMBRAPA, com apoio das prefeituras dos municípios participantes, incluindo São José do Seridó, além de empresários do setor têxtil local.

O prefeito de São José do Seridó, Jackson Dantas, participou do evento e destacou a importância do projeto para o fortalecimento da cultura do algodão no município, especialmente por promover práticas livres de agrotóxicos. Segundo ele, a gestão municipal tem apoiado ativamente a iniciativa, reconhecendo seu impacto positivo no desenvolvimento da agricultura local.

O vice-prefeito Ricardo Medeiros também esteve presente e aproveitou a ocasião para agradecer aos parceiros envolvidos na implantação do projeto na comunidade Caatinga Grande.

A formação faz parte de um ciclo de capacitações voltadas ao fortalecimento técnico e prático dos agricultores, com foco na sustentabilidade e na geração de renda. A ação integra o plano de desenvolvimento rural da região e conta com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura, além da parceria com empresários têxteis, como donos de oficinas de costura do município.

Um dos objetivos da formação é promover a integração entre as atividades agropecuárias e as oportunidades econômicas oferecidas pelas oficinas de costura da região, criando novas alternativas de trabalho e renda para os moradores do assentamento.

Consolidado como uma importante ferramenta de fortalecimento da agricultura familiar e do empreendedorismo rural, o Projeto Agro Sertão continua contribuindo para a transformação socioeconômica do Seridó potiguar.

Com presença de autoridades Intercâmbio Cívico na Comunidade Caatinga Grande marca a programação da Semana da Pátria em São José do Seridó”

Como parte da programação da Semana Cívica de São José do Seridó, foi realizado na manhã desta quarta-feira (3) o Intercâmbio Cívico, com o tradicional desfile dos alunos da Unidade de Ensino José Cirilo Alves, na Comunidade Caatinga Grande, localizada no Assentamento Seridó (RN).

O evento, que integra as comemorações da Semana da Pátria, contou com a presença do prefeito Jackson Dantas, do vice-prefeito Ricardo Medeiros, da secretária municipal de Educação Juliana Andréa, do gestor da SEMAPE, Duduca Dantas, além de professores, diretores das redes de ensino, os vereadores Mininim, Joan e André Victor, Destacamento da Policia Militar e moradores da comunidade que prestigiaram a cerimônia.

Durante os discursos, o prefeito Jackson Dantas, o vice-prefeito Ricardo Medeiros e a secretária Juliana Andréa destacaram a importância da educação na construção da cidadania e reforçaram o papel fundamental da escola na formação de futuros cidadãos.

Neste ano, os desfiles cívicos têm como tema “Semeando sonhos através da educação: a importância da escola na formação cidadã”, ressaltando o papel transformador do ensino na vida dos estudantes.

A Fanfarra Jacó Libânio juntamente com as meninas do grupo de Baliza, também abrilhantaram o evento. Uma das novidades foi a participação de alunos da rede municipal como músicos., promovendo a inclusão e o protagonismo estudantil nas atividades culturais da cidade.

Nelter Queiroz pede explicações ao Governo sobre contratos da Interbrasil

Na sessão plenária desta quarta-feira (3), na Assembleia Legislativa do RN, o deputado Nelter Queiroz (PSDB) apresentou requerimento direcionado ao secretário estadual da Administração, Pedro Lopes, solicitando informações sobre o encerramento do contrato do Governo do Estado com a empresa Interbrasil – de terceirização de mão de obra e recursos humanos.

De acordo com o parlamentar, após o término do vínculo, a empresa não quitou as rescisões trabalhistas de parte dos seus ex-funcionários, que prestaram serviços por anos em repartições estaduais. “Esses trabalhadores aguardam seus direitos e não podem ser penalizados pela falta de fiscalização ou de medidas mais firmes”, afirmou.

O requerimento apresentado questiona quais providências o Executivo adotou para assegurar o cumprimento das obrigações trabalhistas pela empresa, se houve fiscalização da execução contratual e se foram registradas notificações, autos de infração ou penalidades em razão da inadimplência. Além disso, Nelter quer saber quais ações estão em andamento para garantir que os ex-colaboradores recebam os valores devidos.

“Faço um apelo para que o Governo do Estado dê atenção especial a esses servidores que dedicaram tantos anos de trabalho e hoje aguardam uma solução justa”, concluiu o deputado.

SERVIDORES DA ASSEMBLEIA

Nelter Queiroz também saiu em defesa de servidores estabilizados da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte, uma vez que está tramitando na Casa Legislativa um projeto que os deixa de fora.

A ideia defendida pelo deputado é para que estes servidores possam continuar desenvolvendo suas funções e que seus direitos – previdenciários e outros – sejam mantidos iguais aos demais servidores concursados do Poder Legislativo Estadual.

PÊSAMES

Ainda em sua participação nos trabalhos legislativos de hoje, Nelter Queiroz emitiu Voto de Pesar pelo falecimento da Irmã Aurélia Sotero Ângelo, vice-diretora do Educandário Santa Terezinha, ocorrido no último dia 26 de agosto.

Acesso à Barragem Oiticica começa a ser pavimentado no Seridó

Atendendo a uma reivindicação antiga da comunidade e dos movimentos sociais, o Governo do Estado está implantando o trecho rodoviário de acesso à Nova Barra de Santana, no município de Jucurutu. As obras de terraplenagem, que antecedem a construção da base e posterior revestimento asfáltico, foram iniciadas segunda-feira (25). São 5,8 quilômetros interligando a recém-concluída Barragem Oiticica à RN-118, contemplando também a Agrovila Raimundo Nonato, de Jucurutu.

O investimento é de R$ 2,5 milhões. O projeto segue o padrão de rodovias estaduais de mão-dupla, com faixa de rolamento para o tráfego de veículos de seis metros – três em cada sentido – e acostamento de 1,3 metro, garantindo mais segurança, mobilidade e integração viária para a população.

A pavimentação do trecho é fruto da mobilização feita pelo Movimento dos Atingidos durante a construção da barragem, com a participação da Prefeitura de Jucurutu e o apoio do Governo do Estado.

“Essa obra é resultado de um esforço coletivo que encontrou em nosso governo a determinação de garantir sua inclusão no orçamento, após a retomada do governo do presidente Lula. Essa estrada não é apenas um trecho asfaltado: é símbolo de dignidade, de reparação histórica e de compromisso com o povo do Seridó, fortalecendo o desenvolvimento e melhorando a vida de quem mais precisa”, disse a governadora Fátima Bezerra, que na ultima sexta-feira (29/8/25) participou da entrega de mais uma rodovia estadual restaurada: a RN-129 que liga Lajes a Pedra Preta, na região Central do Rio Grande do Norte.

“A estrada de Oiticica é importante para o desenvolvimento regional, pois vai assegurar melhores condições de acesso à barragem, facilitar o escoamento da produção agrícola, ampliar a mobilidade dos moradores reassentados e consolidar a infraestrutura necessária para o fortalecimento econômico e social da região”, reforçou a coordenadora estadual de infraestrutura hídrica da Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos  do RN (Semarh), Dara Guedes.

CARDOSO SILVA

Primeira a falar, defesa de Mauro Cid reforça validade da delação premiada e nega coação

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) retomou o julgamento na tarde desta terça-feira (2) sobre a denúncia da Procuradoria-Geral da República contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete réus, por tentativa de golpe de Estado em 2022.

A primeira a falar foi a defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, o tenente-coronel Mauro Cid, que reforçou a validade da delação premiada, fechada com a Polícia Federal em 2023, e negou que ele tenha sido pressionado.

Pela manhã, o ministro Alexandre de Moraes, que é relator da ação, fez a leitura do seu relatório.

Em seguida, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, apresentou sua acusação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e os sete réus do chamado “núcleo crucial”.

Os advogados Jair Alves Ferreira e Cezar Bittencourt se dividiram na defesa de Cid. O primeiro falou da delação do militar; o segundo, sobre os fatos.

Validade da delação

O advogado Jair Alves Ferreira iniciou a sua fala reforçando a validade da delação premiada. No entanto, ressaltou que era necessário voltar ao tema diante da insistência das demais defesas em questionar a colaboração.

A defesa negou ainda que Mauro Cid tenha sido coagido na delação.

“Isso aqui não é coação. Mauro Cid está reclamando da posição do delegado. Isso é direito”, afirmou.

G1*

QUARTA NOTA 10 JÁ CHEGOU NO SUPER MERCADO PYETRO

QUARTA NOTA 10 chegou no Supermercado Pyetro!

O dia certo para encher o carrinho e economizar de verdade! 💸✨

Produtos de limpeza, mercearia, carnes, frutas, verduras e muito mais… tudo por apenas R$ 10,00!

Isso mesmo: ofertas imperdíveis em diversos setores da loja, válidas só até amanhã (03/09) ou enquanto durarem os estoques.

Não perca a chance de garantir qualidade e economia no mesmo lugar!

Supermercado Pyetro – São José do Seridó/RN.

Rede Seridó Supermercados – O Dia Certo para a sua Economia!

São José do Seridó tem nova secretária de Saúde: Ana Clara Medeiros assume a pasta após saída de Andréa Macedo

A Secretaria Municipal de Saúde de São José do Seridó (SESAD) está sob nova gestão. O prefeito Jackson Dantas nomeou, na última segunda-feira (1º), Ana Clara Araújo de Medeiros como nova secretária municipal de Saúde, em substituição a Andréa Macedo, que solicitou exoneração do cargo por motivos de saúde.

Andréa esteve à frente da pasta por dois anos e deixa a função para dedicar-se a cuidados pessoais. Em nota oficial, a Prefeitura Municipal agradeceu “todo o empenho e dedicação” da ex-secretária e desejou plena recuperação.

Durante o anúncio, o prefeito lamentou a saída de Andréa.
Fui surpreendido com a carta de exoneração. Fiquei muito triste, pois Andréa foi uma secretária competente, que realizou um excelente trabalho à frente da saúde. Toda a comunidade reconhece sua capacidade — afirmou Jackson Dantas.

A nova titular da SESAD, Ana Clara Medeiros, já tem experiência na função. Ela substituiu Andréa por três meses, durante um período de afastamento da ex-secretária para tratamento de saúde, e demonstrou, segundo o prefeito, “capacidade e compromisso com a gestão pública.

” Clara mostrou que tem plena capacidade de assumir a secretaria e dar continuidade ao trabalho de Andréa. Quando ela vai bem, toda a gestão ganha ,principalmente a população de São José do Seridó” — destacou o gestor municipal.

Em sua primeira declaração após ser nomeada, Ana Clara reafirmou o compromisso de atuar com ética, responsabilidade e foco na melhoria da saúde pública.
Meu compromisso é com o povo de São José do Seridó. A saúde da nossa população será sempre prioridade .afirmou a nova secretária.

A Prefeitura de São José do Seridó reforçou ainda seu compromisso com a qualidade dos serviços públicos e o bem-estar da população.

NOTA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DO SERIDÓ A POPULAÇÃO

A Prefeitura Municipal de São José do Seridó informa que a secretária de saúde Andrea Macedo, por motivos de saúde, solicitou sua exoneração, tendo em vista a necessidade de dedicar-se ainda mais aos seus cuidados pessoais. A gestão agradece profundamente todo o empenho e dedicação de Andrea à frente da pasta, desejando-lhe saúde e plena recuperação.

Na segunda-feira, 01 de setembro, o prefeito Jackson Dantas nomeou Anna Clara Araújo como nova secretária municipal de Saúde. A partir desta data, Anna Clara passa a assumir a condução da pasta, garantindo a continuidade das ações e serviços voltados ao bem-estar da população.

A nova secretária destacou seu compromisso em trabalhar sempre pelo povo de São José do Seridó, com ética, responsabilidade e honestidade, reafirmando que a saúde da população será sua prioridade.

A gestão municipal reforça seu compromisso em cuidar de cada cidadão, buscando constantemente avanços e melhorias na saúde do nosso município.

Comunidade Caatinga Grande sedia IV módulo da UAP com incentivo da Prefeitura de São José do Seridó e parceiros

O Projeto Agro Sertão realiza nesta quarta-feira, 3 de setembro, a formação do IV módulo da Unidade de Aprendizagem Produtiva (UAP). A atividade acontece das 8h às 16h, na comunidade Caatinga Grande, situada no Assentamento Seridó, zona rural de São José do Seridó.

O projeto Agro Sertão é uma iniciativa conjunta do Instituto Riachuelo, Fundação Banco do Brasil (FBB), SEBRAE e EMBRAPA, com apoio das prefeituras dos municípios participantes, incluindo São José do Seridó, além de empresários do setor têxtil local.

A iniciativa tem como objetivo fortalecer os conhecimentos técnicos e práticos dos agricultores locais, com foco em práticas produtivas sustentáveis e geração de renda. O evento faz parte de um ciclo formativo que integra o plano de desenvolvimento rural da região.

O projeto conta com o apoio da Prefeitura Municipal de São José do Seridó, por meio da Secretaria de Agricultura, e com a parceria de empresários do setor têxtil, incluindo donos de oficinas de costura do município. A colaboração entre os setores público e privado tem sido fundamental para a implementação de ações que visam à inclusão produtiva das famílias do campo.

De acordo com os organizadores, a formação também busca promover a integração entre as atividades agropecuárias e as oportunidades oferecidas pelas oficinas de costura da região, criando alternativas de trabalho e renda para os moradores do assentamento.

O Projeto Agro Sertão vem se consolidando como uma importante ferramenta de fortalecimento da agricultura familiar e de incentivo ao empreendedorismo rural no Seridó potiguar.

Abertura da Semana da Pátria homenageou personalidades negras de Caicó

Na manhã de ontem, 31, Caicó realizou a abertura da Semana da Pátria no município. No desfile cívico, houve homenagem a personalidades negras de Caicó.

Através do trabalho de pesquisa do prof e escritor Igor Gomes, o Centro Educacional Evolução homenageou artistas, professores, produtores e agentes culturais, havendo uma diversidade de profissionais e de gerações.

Entre os artistas da música, do teatro, da poesia, da arte visual e do audiovisual estão Agnes Félix, André Vicente, Davina Santos, José Ezelino, Pablyson MC, Marina Barnabé, Saionara Pavão, Saci, Iany Alves, e Graça Santos.

Muitos profissionais da Educação, e vários representantes dos Negros do Rosário, homens e mulheres, foram homenageados, pela representatividade da cultura negra, como os professores e/ou agentes culturais Ana Maria Assis, Fernando Ferreira, Jane Assis, Antônio Neves, e membros dos Negros do Rosário: mestre de dança Francisco Assis, ex-rainha do Rosário, Iris, a Rainha Perpétua Missinha, o Rei Perpétuo Francisco Félix, mestre Possidônio Silva, e Rael, o rei.

Além destes profissionais, as trancistas Bruna Araújo, Joice Silva e Priscylla Faria, foram destaque pelo trabalho de mostrar a cultura negra às pessoas, através das tranças que carregam muitas histórias.

Os nomes representaram os artistas em distintas aéreas, desde o audiovisual, artes visuais, música e poesia, até trancistas e profissionais da Educação.

“Com o mês de novembro tão próximo, a iniciativa abre portas e possibilidade de trabalhar a Consciência Negra de maneira digna, utilizando as personalidades negras e os trabalhos realizados por eles localmente como ferramenta pedagógica” afirma prof Igor Gomes, idealizador do projeto.

Feirinha de São José promete agitar São José do Seridó com Grafith e Os Mimosos

A cidade de São José do Seridó, no Seridó potiguar, está prestes a viver dias de pura animação, fé e tradição. Dentro da programação da tradicional Festa de São José, um dos destaques mais aguardados pelo público é a Feirinha de São José, dia 21 de setembro, que neste ano promete ser uma das edições mais marcantes de todos os tempos.

Realizada logo após a cavalgada, a Feirinha se consolida como um dos principais momentos da festa, reunindo famílias, visitantes e conterrâneos em um clima de celebração e reencontro. E para garantir a animação, o palco da Praça de Eventos receberá duas atrações que prometem levantar o público: a irreverente Banda Grafith, com seu ritmo contagiante e o sucesso “Vai no Trem”, e o carisma do grupo Os Mimosos, levando muito swing e pagode para a multidão.

Conhecida por unir religiosidade e cultura popular, a Festa de São José tem ganhado cada vez mais destaque no calendário festivo do Rio Grande do Norte. Este ano, serão dez dias de intensa programação religiosa, com novenas, missas e momentos de devoção ao padroeiro da cidade, além de uma ampla agenda social que deve atrair turistas de toda a região.

Com estrutura preparada para receber um grande público e uma programação pensada para agradar todas as idades, São José do Seridó se prepara para viver “A Festa Mais Bonita do Brasil”, como já é carinhosamente conhecida.

Corretor de imóveis tem casa invadida, é roubado e prejuízo chega a R$ 100 mil em ouro na cidade de São Fernando, no RN.

Na madrugada desta segunda-feira (1º), um corretor de imóveis foi vítima de um assalto dentro de sua própria residência, na cidade de São Fernando, no Seridó potiguar.

De acordo com o depoimento prestado à polícia, cerca de cinco homens encapuzados e mascarados invadiram a casa enquanto a vítima dormia. Todos aparentavam estar armados com pistolas pretas e prateadas.

Durante a ação, que durou aproximadamente 20 minutos, os criminosos levaram cerca de R$ 100 mil em ouro, além de perfumes e quatro aparelhos celulares pertencentes aos filhos e tias do corretor.

A tia da vítima, Ana Núbia de Medeiros trabalha com a venda de ouro, o que pode ter motivado o crime.

O corretor relatou ainda que um dos assaltantes usava máscara cirúrgica preta, tinha barba branca e olhos claros.

Outro estava de camisa de manga curta e tinha pele morena.

Antes de fugir — possivelmente em uma caminhonete, segundo a vítima —, os criminosos ainda levaram o DVR das câmeras de segurança da residência, tentando dificultar as investigações.

Imagens de câmeras da vizinhança devem auxiliar a polícia na identificação dos suspeitos.

O caso será investigado pela Polícia Civil.

Blog Jair Sampaio

“Setembro Chegou, Nossa Festa Começou”: São José do Seridó inicia celebrações do padroeiro com fé e tradição

A Festa de São José acontece oficialmente de 18 a 28 de setembro, com uma programação repleta de celebrações religiosas, eventos culturais e atividades que fortalecem a fé e a identidade do povo são-joseense. Até lá, o clima de preparação e expectativa já toma conta da cidade — afinal, como diz o tema: “Setembro chegou, nossa festa começou!”

Com o lema “Setembro chegou, nossa festa começou”, a cidade de São José do Seridó, no Seridó potiguar, movimentou a cidade com a anunciação do inicio de setembro e das celebrações em honra ao seu padroeiro, São José. A frase ecoou pelas ruas no último domingo (31) durante a abertura oficial da festa, marcada por uma grande carreata e o tradicional encontro das imagens.

O evento reuniu fiéis de diversas comunidades na Praça de Eventos Edilza Dias, de onde saiu uma carreata festiva percorrendo ruas e bairros da cidade. O momento marcou o anúncio oficial do início do mês mais esperado pelos devotos: setembro, que será vivido com fé, oração e confraternização.

Durante o percurso, foram conduzidas as imagens de São José (padroeiro da cidade), Santa Luzia (padroeira da comunidade Caatinga Grande/Assentamento Seridó), São Paulo Apóstolo (padroeiro da comunidade São Paulo), Nossa Senhora de Fátima (padroeira da comunidade Badaruco) e Nossa Senhora da Luz (padroeira do bairro Nova Bonita). O cortejo encerrou-se com um grande buzinaço e o encontro das imagens em frente à Igreja Matriz de São José.

A noite terminou com a celebração da missa dominical, realizada na residência dos fiéis Diney e Nanda, reunindo moradores em um clima de acolhimento e espiritualidade.