RESULTADOS DE PESQUISA REALIZADA POR ALUNOS DA EE PROFESSOR RAIMUINDO SILVINO DA COSTA, NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE BUGANVÍLIA, JÁ COMEÇA A DEIXAR A CIDADE SÃO JOSÉ DO SERIDÓ MAIS BONITA

A buganvília (B. spectabilis) é uma espécie nativa do Brasil, com alto potencial ornamental. No município de São José do Seridó é conhecida por Primavera e Jardineira. É registrada na zona urbana e na zona rural.

Embora muito apreciada pela população, para plantio nas suas residências, poucos tem domínio da técnica de produção de mudas do vegetal. Por isso, no ano de 2020 (em plena pandemia), alunos e professores da EE Prof. Raimundo Silvino da Costa (EEPRSC) realizaram uma pesquisa para analisar a melhor estratégia de produção de mudas do vegetal.

A estaquia, com as estacas em local sombreado e protegido do vento, os resultados foram excelentes. Os alunos replicaram os resultados produzindo 40 mudas. Doravante, a técnica foi repassada para a Secretaria de Meio Ambiente do Município, que vem produzindo mudas para doação a comunidade. Cerca de 200 mudas já foram produzidas.

Na EEPRSC,16 mudas foram plantadas. Praças e residências (até na zona rural), a buganvílias tem marcado presença na paisagem. Para os alunos, o ganho a ser computado é a experiência adquirida no desenvolvimento de pesquisa e replicação dos resultados.

Outro ganho digno de relato é a experiência de apresentação em 2020 e em 2021, para alunos dos cursos de Psicologia e de Direito da Faculdade Católica Santa Teresinha, via Google meet, em função da Pandemia, mais um ingrediente na formação dos nossos jovens. Por fim, atividade contendo esse itinerário, possibilita o desenvolvimento de diversas habilidades, como o estímulo à pesquisa e uma aproximação entre o conteúdo e o conhecimento desenvolvido na escola com o espaço que o mesmo está habituado.

Prof. Josimar Araújo de Medeiros – Coordenador do Projeto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *