Ex-enfermeira de São José do Seridó conquista importante especialização no Canadá

A enfermeira Tatiana Furtado, que por alguns anos atuou na saúde pública de São José do Seridó (RN), acaba de alcançar uma importante especialização no Canadá, país onde atualmente reside com o esposo e os filhos.

A informação chegou à redação por meio de contato feito pelo esposo, José Medeiros (Júnior), que celebrou emocionado a conquista da companheira.
“Deus preparou, ela se esforçou e a vitória está acontecendo”, comemorou Júnior.

Segundo ele, a conquista é considerada um grande desafio no território canadense, exigindo dedicação intensa, muitos estudos e perseverança diária. O resultado, no entanto, trouxe alegria e orgulho a toda a família.

Reconhecida pelo trabalho de excelência prestado enquanto atuou como enfermeira na rede pública de saúde de São José do Seridó, Tatiana deixou um legado marcado pela competência profissional e pela grande aceitação popular. Agora, ela segue fazendo história em solo canadense.

Ex-pacientes também celebraram a conquista da profissional. “Ela é merecedora. Sempre nos tratou com carinho. Que Deus a abençoe e que ela voe ainda mais alto em suas conquistas”, comentou uma antiga paciente à reportagem.

Salmo 23

¹ O Senhor é o meu pastor, nada me faltará.
² Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas.
³ Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.
⁴ Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
⁵ Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.
⁶ Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias.

Salmos 23:1-6

Atlético-MG e América-MG empatam e técnicos se desentendem

Em duelo equilibrado e com boas chances, principalmente no primeiro tempo, América e Atlético empataram o clássico por 1 a 1 na noite desta quarta-feira, pela quarta rodada do Campeonato Mineiro. Gabriel Barros abriu o placar, mas Reinier buscou o empate para o adversário alvinegro. A partida foi realizada na Arena Independência, em Belo Horizonte (MG).

A partida foi bem movimentada no primeiro tempo e o América conseguiu abrir o placar aos 14 minutos. Após cobrança de escanteio, Paulo Victor chutou de primeira e o goleiro Everson fez bela defesa. No rebote, porém, Gabriel Barros apareceu na pequena área apenas para empurrar para o fundo da rede.

A vantagem, porém, não durou tanto tempo, pois o Atlético empatou aos 29, também em bola parada. Igor Gomes quase marcou um golaço de falta, mas a bola explodiu no travessão. Ela ficou viva pelo alto e Reinier cabeceou para deixar tudo igual no placar.

Aos 37, o Atlético chegou a virar o placar com gol de Cuello, após cruzamento da direita. Entretanto, o VAR chamou para revisão e o árbitro pegou falta do atacante, que trombou com o goleiro na disputa. Assim, o gol foi anulado.

Na ida para os vestiários, houve bate-boca entre os técnicos Alberto Valentim e Jorge Sampaoli, além de jogadores, que depois foi contornado. No segundo tempo, os dois times seguiram buscando o ataque, mas sem tanta eficiência como no primeiro tempo. Na reta final, o árbitro foi revisar um possível toque de mão de Val Soares, do América-MG, mas não marcou nada.

Já nos acréscimos, aos 48, o América quase garantiu a vitória com Éverton Brito. Yarlen fez boa jogada pela esquerda e chutou forte para defesa de Everson. Éverton Brito cabeceou no rebote, mas mandou na trave. O Atlético respondeu com chute forte da entrada da área, mas para fora.

Os dois times voltam a campo no próximo fim de semana para a quinta rodada. No sábado, às 20h30, o América visita o Uberlândia no Parque do Sabiá, em Uberlândia (MG). No dia seguinte, às 18h, o Atlético terá mais um clássico, diante do Cruzeiro, no Mineirão, em Belo Horizonte.

FICHA TÉCNICA

AMÉRICA-MG 1 X 1 ATLÉTICO-MG

AMÉRICA-MG – Gustavo; Léo Alaba, Ricardo Silva, Emerson e Artur (Paulinho); Felipe Amaral, Yago Souza (Val Soares) e Eduardo Person; Thauan (Rafa Barcelos), Paulo Victor (Yarlen) e Gabriel Barros (Éverton Brito). Técnico: Alberto Valentim.

ATLÉTICO-MG – Everson; Preciado, Vitor Hugo (Renan Lodi), Ruan e Junior Alonso; Alan Franco, Igor Gomes, Victor Hugo (Bernard) e Reinier (Maycon); Cuello (Dudu) e Rony (Hulk). Técnico: Jorge Sampaoli.

FONTE-https://www.band.com.br/

FOTO-DUDU MACEDO

Apoio de Dr. Antônio Petronilo fortalece projeto federal de Dr. Bernardo no Seridó

O deputado estadual e pré-candidato à Câmara Federal, Dr. Bernardo, segue ampliando suas bases eleitorais em todas as regiões do Rio Grande do Norte. O nome do parlamentar vem ganhando força e se consolidando como uma das apostas para conquistar uma vaga na Câmara dos Deputados.

O projeto político avança com diálogo, articulação e adesões estratégicas. A mais recente e simbólica delas vem da região do Seridó. Dr. Bernardo acaba de receber o apoio de um dos principais líderes políticos da região, o ex-prefeito de Parelhas, Dr. Antônio Petronilo.

Com uma trajetória marcada por forte influência política, Dr. Petronilo foi candidato a deputado estadual e comandou a Prefeitura de Parelhas por mais de um mandato. Além disso, teve papel decisivo na eleição de dois sucessores no município: Alexandre Petronilo, seu filho, e Francisco do PT, atual deputado estadual.

O apoio é considerado um reforço de peso para o projeto de Dr. Bernardo, que passa a ganhar ainda mais musculatura política no Seridó, uma das regiões mais organizadas e politicamente ativas do Estado.

A aliança soma experiência, credibilidade e capilaridade eleitoral, fortalecendo a presença de Dr. Bernardo no interior do Rio Grande do Norte. O movimento confirma o crescimento da pré-candidatura e sinaliza que o projeto federal segue avançando com bases sólidas e apoios qualificados.

Fátima entrega obras de recuperação do Boqueirão de Parelhas ao lado de Cadu e Francisco

O Governo do Rio Grande do Norte entregou nesta terça-feira (20) as obras de recuperação da Barragem Boqueirão de Parelhas, em mais um passo importante na consolidação de uma política estruturante de segurança hídrica para o Semiárido. Localizado a 2,5 quilômetros da zona urbana, o reservatório integra a Bacia do Piranhas-Açu e é responsável pelo abastecimento de Parelhas, Jardim do Seridó, Carnaúba dos Dantas e comunidades rurais da região.

As intervenções envolveram recuperação estrutural, manutenção dos sistemas hidromecânicos, recomposição de taludes, requalificação da crista, recuperação da tomada d’água e das comportas, além de melhorias na casa de comando e nos dispositivos de segurança. O investimento total foi de aproximadamente R$ 1,2 milhão, dentro do Programa de Recuperação e Manutenção de Barragens Estaduais, que prevê a reabilitação de 28 reservatórios em todo o estado até o fim de 2026.

A governadora Fátima Bezerra relacionou a obra ao direito à água e à responsabilidade do Estado com a vida no semiárido. “No Seridó, água é mais do que um recurso natural: é condição de existência, é dignidade, é justiça social. Governar é planejar, investir e cuidar. Cuidar das barragens é proteger cidades, é garantir que a água chegue às casas, às escolas, aos hospitais, à produção. Neste dia de São Sebastião, tão simbólico para o nosso povo, entregamos uma obra que representa segurança hoje e esperança para o futuro”, afirmou.

O secretário estadual da Fazenda, Cadu Xavier, ressaltou a integração do governo na execução da política de recursos hídricos.

O líder do Governo na Assembleia, Francisco do PT, participou da solenidade na cidade que já administrou por duas vezes.

HEITOR GREGÓRIO

Rogério Marinho anuncia apoio a Álvaro Dias para o Governo do Estado

O senador Rogério Marinho (PL) anunciou, nesta quarta-feira 21, a retirada de sua pré-candidatura ao Governo do Rio Grande do Norte e o apoio ao ex-prefeito de Natal Álvaro Dias (Republicanos) na disputa estadual de 2026. O posicionamento foi apresentado durante entrevista coletiva na sede do PL-RN, em Lagoa Nova, na Zona Sul de Natal.

Durante o anúncio, Rogério afirmou que a retirada da pré-candidatura ocorre após um pedido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para que o senador participe da coordenação da campanha de Flávio Bolsonaro à Presidência da República.

Na véspera do anúncio, Rogério Marinho manteve conversas com Álvaro Dias e com o senador Styvenson Valentim (PSDB), ambos cotados para assumir a candidatura ao governo pelo grupo. Com a definição de que o candidato será Álvaro Dias, o senador Styvenson Valentim confirmou sua candidatura à reeleição. O outro candidato ao Senado da chapa será definido depois, assim como o candidato a vice.

Além dos já citados, participaram do evento lideranças como o prefeito de Natal, Paulinho Freire (União), deputados federais, deputados estaduais, vereadores e prefeitos de cidades do interior potiguar, além de pré-candidatos no pleito de 2026.

Na segunda-feira 19, Rogério Marinho já havia publicado um vídeo nas redes sociais sinalizando a retirada da pré-candidatura em função do pedido de Bolsonaro. Na gravação, ele fala em “lealdade” e “gratidão” ao ex-presidente e em “colocar o Brasil acima de projetos pessoais”. “Gratidão e lealdade não prescrevem. Precisamos colocar o Brasil acima de projetos pessoais, como nos mostrou Bolsonaro. Agora, é hora de unir esforços para derrotar o projeto de poder de Lula e PT, seguindo a decisão do PR Jair Bolsonaro e elegendo Flávio Bolsonaro Presidente da República!”, escreveu na legenda.

No vídeo, o senador afirma ainda: “Na hora em que o presidente Bolsonaro anuncia que tem uma candidatura, a lealdade não prescreve, a gratidão não prescreve. O Bolsonaro colocou para o Flávio que a candidatura era dele, até para unificar a direita, para que nós possamos preservar o seu legado.”

AGORA RN

Lula lidera cenários no primeiro e segundo turno, segundo a Atlas/Intel

Nova pesquisa do instituto Atlas/Intel divulgada nesta quarta-feira (21) mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria em todos os cenários contra os rivais da direita, como Flávio Bolsonaro, Tarcísio de Freitas e Ronaldo Caiado. Veja abaixo os cenários:

Cenário 1

No cenário mais ampliado com Lula, Flávio Bolsonaro (PL) e Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), o petista leva a melhor com larga vantagem. Enquanto o presidente tem 48,4%, o senador aparece com 28% e o governador de São Paulo com 11%.

Cenário 2

Na segunda simulação, Lula tem 48%, enquanto Flávio aparece com 35%. Em seguida surgem o governador de Goiás Ronaldo Caiado (União Brasil) com 4,3%, o empresário Renan Santos (Missão) com 3,4%, os governadores do Paraná Ratinho Jr. (PSD) e de Minas Gerais Romeu Zema (Novo) empatados com 2,8% e por fim Aldo Rebelo (DC) com 1%. Votos brancos ou nulos representaram 1,5%.

Cenário 3

Em mais um cenário, na qual o governador de São Paulo substitui o senador, a vantagem de Lula aumenta. O presidente tem 48,5% e Tarcísio 28,4%. Completam a lista, Caiado (5%), Ratinho Jr. (3,9%), Zema (3,9%), Renan (3,2%) e Aldo(1,1%). Brancos e nulos foram 5% e 1,1% não souberam em quem votar.

Cenário 4

No quarto cenário, com Michelle Bolsonaro (PL), no lugar de Flávio e Tarcísio, Lula aparece com 48,2% das intenções de voto. Michelle tem 30,9%, seguida de Caiado (11,3%), Renan (3,9%), o governador do Rio Grande so Sul, Eduardo Leite (PSD) que pontua com 1,7% e Aldo Rebelo encerra a lista com 0,7%. Brancos e nulos foram 2,8% e aqueles que não souberam 0,5%.

Cenário 5

Quando a disputa exclui os nomes de integrantes da família Bolsonaro e de Tarcísio, Lula lidera isolado com 48%, seguido de Caiado (15,2%), Zema (11,4%), Ratinho Jr. (9,4%) , Renan (3,9%) e Aldo (1%). Votos brancos ou nulos representaram 8,1% e 2,2% disseram não saber em quem votar.

Segundo turno

Já no segundo turno, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria em todos os cenários. Contra os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos), Romeu Zema (Novo), Ratinho Jr. (PSD), Ronaldo Caiado (União Brasil), o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, a intenção de votos do petista é de 49%, enquanto em uma disputa com o chefe do Executivo de Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), a porcentagem cai para 48%.

A Atlas/Intel ouviu 5.418 pessoas entre 15 e 20 de janeiro. A margem de erro da pesquisa é de 1 p.p. para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

A metodologia utilizada foi a de Recrutamento digital aleatório (Atlas RDR). O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-02804/2026.

Hemano Moraes retorna o MDB e deverá ser o vice de Alisson

O deputado estadual Hermano Morais confirmou que aceitou o convite do MDB para se filiar ao partido e integrar, como vice, a chapa liderada pelo prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil), nas eleições de 2026. A articulação reforça o bloco de oposição ao governo Fátima Bezerra (PT) e sinaliza um movimento claro de reorganização da direita no RNEventos RN

A decisão foi tomada após reunião com o vice-governador e presidente estadual do MDB, Walter Alves, encontro que encerrou conversas que vinham se arrastando há meses, segundo informações da 98 FM Natal.

Antes de bater o martelo, Hermano também conversou com Rivaldo Fernandes, presidente do PV, partido ao qual ainda é filiado, selando politicamente a mudança de rumo.

Hermano deixou claro que a composição ainda depende de etapas formais, como a troca de partido, prevista para ocorrer até março. Segundo ele, o anúncio oficial da chapa só virá após Allyson Bezerra se declarar publicamente pré-candidato ao Governo do Estado, o que é dado como questão de tempo nos bastidores.

Fonte — Blog do BG.

Palmeiras é atropelado pelo Novorizontino e sofre pior derrota da ‘era Abel’

Palmeiras foi goleado pelo Novorizontino por 4 a 0, nesta terça-feira (20), e perdeu a invencibilidade na atual edição do Campeonato Paulista após quatro rodadas. Robson, três vezes, e Hélio Borges marcaram os gols em uma noite que também marcou o 400º jogo da comissão técnica de Abel Ferreira à frente do clube.

Com o resultado, o Palmeiras viu o rival chegar aos mesmos nove pontos e ultrapassá-lo na tabela de classificação devido aos critérios de desempate.

FONTE: https://www.lance.com.br/

Operador fica preso sob à máquina de trabalho após o equipamento tombar as margens da rodovia que liga Currais Novos á São Vicente

O Corpo de Bombeiros Militar de Currais Novos atendeu, na tarde desta quarta-feira (21), por volta das 17h10, uma ocorrência de vítima presa em ferragens envolvendo uma máquina do tipo pá carregadeira. O acidente foi registrado às margens da rodovia que liga Currais Novos a São Vicente, e a equipe chegou ao local cerca de dez minutos após o acionamento.

Segundo os bombeiros, a máquina tombou em um barranco, deixando o operador com o tornozelo preso a barra de direção, ocasionando fratura no membro inferior. Devido ao tempo prolongado de compressão e ao risco de síndrome compartimental, foi aplicado um torniquete de forma preventiva.

Após o corte da estrutura que prendia a vítima, ela foi imobilizada e encaminhada em estado estável para o Hospital Regional Mariano Coelho, em Currais Novos, onde permanece sob cuidados médicos.

JAIR SAMPAIO

Direita do RN define Álvaro Dias como pré-candidato ao Governo do Estado

A sucessão estadual de 2026 no Rio Grande do Norte já começa a ganhar forma, com os principais grupos políticos definindo nomes e estratégias.

Pelo lado governista, o nome escolhido para disputar o Governo do Estado é o de Kadu Xavier, indicação do grupo político liderado pela governadora Fátima Bezerra. A articulação prevê Kadu como candidato ao Executivo estadual, enquanto Fátima deve concorrer a uma vaga no Senado Federal.

Já na oposição, a chamada Direita 1 aposta no ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias, como candidato ao governo. Para o Senado, o nome trabalhado é o do atual senador Styvenson Valentim.

Surge ainda uma terceira via, identificada como Direita 2, que tem o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, como pré-candidato ao Governo do Estado, com a senadora Zenaide Maia buscando a reeleição ao Senado.

O cenário ainda está em construção, mas as primeiras peças do tabuleiro político de 2026 já estão sendo posicionadas.

Projeto de lei de Nelter Queiroz valoriza e fortalece festival gastronômico e musical realizado na Serra de Santana, na região Seridó

O deputado estadual Nelter Queiroz (PSDB) apresentou projeto de lei na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte que reconhece o Circuito Gastronômico e Musical Sabores da Serra como Patrimônio Cultural e Turístico Imaterial do Estado, além de incluí-lo oficialmente no calendário de eventos do RN. A iniciativa fortalece a valorização da cultura potiguar, impulsiona o turismo regional e gera benefícios diretos à economia local.

Realizado nos municípios de Cerro Corá, Lagoa Nova e Tenente Laurentino Cruz, o Circuito Sabores da Serra integra gastronomia, música, artesanato e identidade cultural da região da Serra de Santana, promovendo a cooperação intermunicipal e ampliando a visibilidade das tradições locais. Criado em 2024 pela Associação Serrana de Turismo e Eventos (ASTURE), o evento se consolidou como uma importante vitrine cultural e econômica do interior do estado.

“Com o reconhecimento como patrimônio imaterial, o Circuito passa a contar com maior respaldo institucional, garantindo continuidade, apoio do poder público e possibilidade de novas parcerias. A medida favorece restaurantes, comerciantes, artesãos, produtores rurais, artistas e empreendedores locais, fortalecendo a cadeia produtiva da cultura e do turismo, além de estimular a geração de emprego e renda”, destacou o parlamentar.

Outro ponto de destaque é a valorização da agricultura familiar e das receitas tradicionais da região, que ganham espaço e reconhecimento durante o evento. A programação também contribui para o intercâmbio cultural, o fortalecimento do sentimento de pertencimento da população e a preservação dos saberes e fazeres do povo norte-rio-grandense.

Inserido em uma região de clima ameno, paisagens serranas e integrada ao território do Geoparque Seridó, reconhecido pela UNESCO, o Circuito Sabores da Serra reforça o potencial turístico da Serra de Santana, promovendo a interiorização do turismo e projetando o Rio Grande do Norte para além de suas fronteiras.

Ainda de acordo com o parlamentar, o projeto de lei representa um passo importante na valorização da cultura e no desenvolvimento sustentável do interior. “Reconhecer o Circuito Sabores da Serra como patrimônio é garantir que essa manifestação cultural continue gerando oportunidades, preservando tradições e movimentando a economia dos municípios envolvidos”.

Jackson Dantas avalia como produtiva reunião com vereadores da base aliada

O prefeito de São José do Seridó, Jackson Dantas, reuniu-se recentemente com os vereadores da base aliada para discutir temas relevantes, como a situação administrativa do município, ações em andamento e outros assuntos de interesse coletivo.

Na avaliação do gestor municipal, o encontro foi bastante importante e produtivo, fortalecendo o diálogo e o alinhamento entre o Executivo e o Legislativo.

Presentes os vereadores da base aliada : José Carlos,Jussiene Dantas, Francisco Sales (Mininim),Daniel,Clayton e Joan.

Capela de Nossa Senhora da Luz está pronta para a festa da Co-padroeira de São José do Seridó e padroeira do Bairro Nova Bonita

A Capela de Nossa Senhora da Luz já está preparada para receber fiéis e devotos durante a tradicional festa da padroeira, que acontecerá em breve no bairro Nova Bonita, em São José do Seridó.

Embora a programação oficial, tanto religiosa quanto social, ainda não tenha sido divulgada, a expectativa entre os moradores é grande. A celebração é considerada um dos momentos mais aguardados pela comunidade, reunindo fé, devoção e manifestações culturais que atravessam gerações.

Para os moradores do bairro Nova Bonita e de toda a comunidade de São José do Seridó, a festa de Nossa Senhora da Luz representa não apenas um evento religioso, mas também um marco histórico e espiritual, fortalecendo os laços comunitários e a tradição de devoção à padroeira.

Moradores da Rua Ludugero Alves cobram esclarecimentos da Caern sobre falta de água

Moradores da Rua Ludugero Alves, localizada no bairro Nova Bonita, estão solicitando esclarecimentos à Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) sobre o abastecimento de água na localidade.

Em conversa com a reportagem, um dos moradores relatou que há cerca de uma semana não há fornecimento de água em sua residência. Segundo ele, a comunidade deseja saber o que está acontecendo com o abastecimento de água no bairro e se há previsão para a normalização do serviço.

NELTER QUEIROZ PROPÕE RECONHECIMENTO DA “CIDADE DO FORRÓ” COMO PATRIMÔNIO CULTURAL DO RN NA BUSCA PELO FORTALECIMENTO ECONÔMICO EM OLHO D’ÁGUA DO BORGES

O deputado estadual Nelter Queiroz (PSDB) apresentou projeto de lei na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte que declara a “Cidade do Forró”, localizada no município de Olho D’Água do Borges, como Patrimônio Material e Cultural do Estado. A iniciativa representa um importante passo na valorização da cultura nordestina e no fortalecimento da economia local, especialmente na região Oeste potiguar.

Para Nelter Queiroz, o reconhecimento oficial da Cidade do Forró como patrimônio cultural garante proteção jurídica ao espaço e amplia suas possibilidades de desenvolvimento. “Estamos falando de um equipamento cultural que preserva a memória do nosso povo, valoriza o forró como expressão legítima da cultura nordestina e, ao mesmo tempo, gera emprego, renda e oportunidades para a população local”, destaca.

Ainda segundo o parlamentar, o impacto econômico deste equipamento turístico e cultural é direto: o fluxo de pessoas impulsiona setores como comércio, hospedagem, alimentação e serviços, beneficiando Olho D’Água do Borges e municípios vizinhos.

Com mais essa iniciativa, Nelter Queiroz reafirma seu compromisso com a valorização da cultura potiguar, a preservação das tradições do interior e o desenvolvimento sustentável dos municípios, utilizando seu mandato parlamentar para transformar identidade cultural em oportunidade concreta para a população.

CIDADE DO FORRÓ

Instalada na Fazenda Tome Xote, a Cidade do Forró é um complexo cultural idealizado pelo cantor e compositor Dorgival Dantas, filho de Olho D’Água do Borges, e inaugurado em maio de 2023. O espaço reproduz vilarejos do interior nordestino da década de 1940 e reúne edificações simbólicas como igreja, prefeitura, delegacia, bodega e casas típicas, todas com mobiliário de época, preservando a memória e a identidade cultural do sertão.

Além do valor histórico e cultural, o local conta com palco fixo para apresentações, camarins, área de convivência e estrutura para grandes eventos, consolidando-se como um polo de cultura, lazer e turismo. Um dos destaques é o evento “Derradeiro de Maio”, que marca a abertura dos festejos juninos no Rio Grande do Norte, reunindo grandes nomes do forró e atraindo público de diversas cidades e estados.

Senado dos EUA aprova resolução para barrar Trump contra Venezuela

O Senado dos Estados Unidos (EUA) aprovou uma resolução que determina a interrupção do uso da força contra a Venezuela sem autorização expressa do Congresso Nacional.

“Esta resolução conjunta orienta o Presidente a cessar o uso das Forças Armadas dos EUA em hostilidades dentro ou contra a Venezuela, a menos que uma declaração de guerra ou autorização para o uso da força militar para tal fim tenha sido promulgada”, diz o documento aprovado.

Apresentada pelo senador democrata Tim Kaine, a resolução foi aprovada por 52 votos contra 47, tendo recebido o apoio de cinco senadores republicanos, do partido do presidente Donald Trump. Já um senador republicano não votou.

O texto, porém, precisa ser novamente aprovado pelos senadores e deve passar ainda pela Câmara dos Representantes dos EUA, com maioria de republicanos. A resolução ainda precisaria vencer um provável veto do presidente Donald Trump para entrar em vigor.

Governadora intensifica diálogo com deputados e lideranças políticas

A governadora Fátima Bezerra tem intensificado, nos últimos dias, a agenda de conversas com deputados estaduais de sua base aliada.

Três encontros ganharam registro nas redes sociais: Ivanilson Oliveira, Eudiane Macedo e Ubaldo Fernandes. Além deles, também passaram pelo gabinete: Rivaldo Fernandes, presidente do PV no RN, o ex-deputado Sandro Pimentel (Psol) e o ex-prefeito de Ceará-Mirim Júlio César, pré-candidato a deputado estadual.

HEITOR GREGÓRIO

”Não faltará coragem ”. Diz Kadu Xavier sobre assumir mandato Tampão.

Cotado pelo sistema governista para assumir o mandato-tampão, o secretário estadual da Fazenda e pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte, Cadu Xavier (PT), afirmou que não lhe falta coragem para assumir um eventual mandato-tampão no Executivo estadual, quando se concretizar a vacância do cargo, com a renúncia da governadora, Fátima Bezerra (PT) e do vice-governador Walter Alves (MDB). Segundo ele, qualquer definição dependerá da configuração política na Assembleia Legislativa, mas o PT tem posição clara sobre o tema.

“Isso depende da configuração na Assembleia Legislativa. O interesse do partido é que cumpramos o mandato que foi concedido pelo povo do Rio Grande do Norte, ou seja, que, no caso da vacância do cargo, seja um nome do PT a governar o nosso Estado”, declarou Cadu.
Questionado se a atual situação financeira do Rio Grande do Norte poderia intimidar um gestor que venha a assumir o comando do Executivo, Cadu foi enfático ao negar qualquer temor.

“Depende. A situação que nós pegamos o Estado era infinitamente pior e não nos faltou coragem.

Com certeza, não. Não faltará coragem”, afirmou, se referindo indiretamente à Walter Alves, vice-governador, que rompeu acordo feito em 2022 quando recuou do seu papel de primeiro na linha de sucessão e não vai assumir o posto. Sua decisão e a também negativa de Ezequiel Ferreira (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa, tornarão necessária uma eleição indireta no Estado.

Na avaliação do secretário, o discurso de “caos” ou “terra arrasada” propagado por setores da oposição não corresponde à realidade. “A situação do Estado passa longe de caos ou terra arrasada, como a oposição quer vender. O que existe é uma oposição que quer desqualificar o trabalho do governo da professora Fátima para justamente sentar na cadeira que ela está sentada hoje”, disse.

Sobre a dívida do Estado, Cadu Xavier apontou o crescimento em relação aos precatórios.

Segundo ele, o aumento do endividamento não foi provocado pela atual gestão.

“O crescimento dessa dívida se deu em razão do crescimento do estoque de precatórios e não foi gerada pelo governo atual, mas sim por inúmeras ações judiciais motivadas pelo descumprimento de direitos dos servidores em governos anteriores”, explicou.

De acordo com os dados apresentados por ele, em 2022 os empréstimos representavam 16% da Receita Corrente Líquida (RCL) e os precatórios, 15%. Já em 2025, os empréstimos passaram a representar 14% da RCL, enquanto os precatórios chegaram a 35%. O secretário ressaltou que o pagamento dessa dívida seguirá as regras da Emenda Constitucional nº 136, promulgada em setembro de 2025. “O Estado do RN vem cumprindo com o pagamento do plano de precatórios anual, concluiu integralmente o pagamento do plano de 2025 e tem plenas condições de cumprir o pagamento do exercício corrente”, afirmou.

Ao defender o legado do governo Fátima Bezerra, Cadu destacou a regularidade no pagamento dos servidores como um dos principais avanços da gestão petista. “A gente finalizou mais um ano honrando os pagamentos dos servidores, finalizamos agora o pagamento do 13º. Desde o início do governo da professora Fátima, os salários são pagos rigorosamente em dia, com o 13º sempre finalizado no início de janeiro. Em 2025 foi do mesmo jeito”, ressaltou.

Ele comparou o cenário atual com a realidade encontrada no início da gestão. “É um cenário bem diferente de quando a gente recebeu alguns servidores com até quatro folhas em atraso. Hoje, as demonstrações contábeis do Estado dizem a verdade sobre os números. É uma situação completamente diferente do que a gente vivia antes”, disse.

Cadu também enumerou investimentos realizados nos últimos anos, rebatendo novamente o discurso oposicionista. “O Estado hoje consegue investir. Tem feito o maior plano de recuperação de rodovias da história do Rio Grande do Norte, tem 10 IERNs na educação entregues à população ou em fase de entrega, mais de 100 escolas reformadas e um incremento muito relevante no número de leitos. Hoje, a gente tem muito mais leitos de UTI do que antes do governo da professora Fátima”, afirmou.

O pré-candidato apontou como caminhos de uma eventual gestão Cadu Xavier a continuidade e o aprofundamento das políticas públicas que, segundo ele, vêm dando resultados positivos. “É seguir avançando nas políticas públicas que deram certo, como na segurança pública, e apostar na retomada da trajetória de reequilíbrio fiscal do Estado para ampliar a capacidade de investimentos”, disse.

Entre as prioridades, ele citou investimentos em infraestrutura e logística para potencializar oportunidades econômicas. “Principalmente para maximizar as oportunidades que se apresentam ao RN, como a ampliação dos investimentos em energias renováveis, a expansão da mineração e a retomada da indústria do petróleo no Estado, com o início da exploração da margem equatorial”, afirmou, acrescentando ainda a “continuidade do crescimento do turismo, retomado no governo Fátima”, como eixo estratégico para o desenvolvimento potiguar.

Diário do RN

”Malafaia deveria orar”. Diz Damares

Após a divulgação de uma lista com igrejas e pastores alvos da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que investiga fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) manteve o embate público com o pastor Silas Malafaia e citou a Assembleia de Deus do Amazonas como outra instituição religiosa na mira do colegiado. A igreja e a Fundação Boas Novas têm vínculos com familiares do deputado Silas Câmara (Republicanos-AM), líder da bancada evangélica na Câmara.

Ao jornal O Globo, nesta quinta-feira, 15, Damares disse que Malafaia deveria “orar” e afirmou que não vai submeter sua atuação parlamentar ao pastor. “O Malafaia precisa orar um pouco. Eu não submeto minhas ações parlamentares a ele. Além das instituições que divulguei, há menções na CPI à Assembleia de Deus do Amazonas, que já forneceu os dados solicitados e aguarda análise do colegiado”, afirmou.

O Estadão tenta contato com Silas Câmara para comentar o caso.

A senadora também afirmou sentir “profundo desconforto e tristeza” diante da eventual participação de igrejas ou líderes religiosos em esquemas de fraude contra aposentados do INSS, mas afirmou que a CPI tem o dever constitucional de apurar os fatos “com responsabilidade, imparcialidade e base documental”.

O embate entre Damares e Malafaia teve início no domingo, 11, quando a senadora disse, em entrevista ao SBT News, que havia igrejas e líderes religiosos citados em investigações sobre fraudes contra aposentados. “Nós estamos identificando igrejas nos esquemas de fraudes aos aposentados. E quando se fala de um grande pastor, vem a comunidade: ‘Não falem, não digam, não investiguem, porque os fiéis vão ficar muito tristes’”, disse.

A declaração provocou reação de Malafaia, que, na quarta-feira, 14, classificou a fala da senadora como “conversa fiada”. Pouco depois, Damares divulgou uma lista de requerimentos da CPI, com pedidos de quebra de sigilo de instituições religiosas e convites para a oitiva de pastores.

TERRA

Ezequiel declarará apoio à Rogério Marinho

O presidente da Assembleia Legislativa do RN, Ezequiel Ferreira, vai de Rogério Marinho na disputa pelo Governo do RN em 2026. A informação será confirmada nas próximas semanas. 

Filiado ao PSDB, do senador Styvenson Valentim, Ezequiel deve seguir no partido, assumindo um espaço no grupo de oposição ao Governo do RN. Inclusive, deve ir para o evento do PL na próxima semana, que marcará o lançamento da pré-candidatura de Rogério. 

Gustavo Negreiros

Líder do PL assinou escritura de venda de imóvel 11 dias após apreensão de dinheiro

A transação imobiliária usada pelo deputado Sóstenes Cavalcante, líder do PL na Câmara, para justificar os R$ 430 mil apreendidos em sua residência em Brasília só foi oficializada em cartório quase duas semanas após a ação da Polícia Federal.

A escritura de venda da casa em Ituiutaba (MG) foi assinada no dia 30 de dezembro. O ato foi lavrado 11 dias após a PF apreender o dinheiro, no dia 19 de dezembro.

A venda foi apontada por Sóstenes como origem do dinheiro vivo. Ele disse que manteve os valores em casa por falta de tempo para depositá-los. Os recursos em espécie foram apreendidos durante o cumprimento de mandado de busca no âmbito da investigação que apura desvio de verba das cotas parlamentares.

O deputado afirmou à reportagem que a transação ocorreu em 24 de novembro, quando um contrato particular entre ele e o comprador foi assinado. Segundo Sóstenes, esse documento previa a assinatura da escritura até o fim do ano.

A escritura assinada no dia 30 de dezembro cita o contrato particular mencionado por Sóstenes. Contudo não lista esse acordo entre os papéis apresentados ao tabelião no ato da escritura. O deputado disse que vai apresentar o documento em sua defesa ao ministro Flávio Dino, relator da investigação do caso no STF (Supremo Tribunal Federal).

A escritura mostra que ela foi assinada com exceções incomuns a documentos do tipo. O imposto de transmissão não foi recolhido antes do ato. Além disso, o comprador dispensou a apresentação de certidão fiscal municipal do imóvel e certidões cíveis e criminais do deputado no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

O comprador do imóvel foi o advogado Thiago de Paula, que atua em Ituiutaba, Uberlândia (MG) e Barueri (SP). O imóvel foi vendido por R$ 500 mil, pago em dinheiro vivo. Procurado, ele não retornou ao contato da reportagem.

A transação gerou uma valorização de 78% em relação aos R$ 280 mil pagos pelo deputado aos antigos proprietários do apartamento em fevereiro de 2023, segundo a escritura da transação.

Sóstenes afirma que a valorização se deveu à reforma que fez na casa. Segundo o deputado, ela foi anunciada inicialmente pelo valor de R$ 690 mil, após avaliação dos corretores da cidade.

Ele afirma ainda que pagou R$ 310 mil pelo imóvel, e não R$ 280 mil como descrito na escritura. A diferença, segundo ele, são os R$ 30 mil de comissão pagos ao corretor. O deputado quitou a transação por meio de transferência bancária, segundo o documento.

O líder do PL declarou que recebeu o dinheiro da venda em Brasília, levado por um funcionário de Paula.

“Eu conheço em Ituiutaba muitos advogados que até os honorários eles pegam em cash, no caixa. No interior, é uma transação muito comum, até porque eles querem desconto, pagar mais barato porque vão pagar em dinheiro, à vista. É uma operação mais comum do que muita gente pensa. Não é comum em grandes cidades, até por causa do risco de assalto. Então, não me levantou nenhum problema porque não tinha nada de ilegal”, disse o deputado.

Meses antes de adquirir o imóvel, ao registrar sua candidatura na Justiça Eleitoral em 2022, Sóstenes havia declarado um patrimônio de R$ 4.926,76, todo depositado em banco. Ele afirma que fez um empréstimo consignado para adquirir o imóvel em Ituiutaba, cidade do Triângulo Mineiro.

Segundo o deputado, eleito pelo Rio de Janeiro, a compra do imóvel foi feita para servir de moradia a parentes que vivem em Ituiutaba. Ele disse ter vivido por dez anos na cidade, onde a mulher também tem familiares.

“Eu tinha comprado a casa como uma oportunidade de negócio, para ajudar um familiar, que se mudou para Uberlândia. Na mudança, eu decidi vender o imóvel”, disse o deputado.

A operação em que o dinheiro de Sóstenes foi apreendido tinha como objetivo aprofundar investigações sobre suspeitas de desvios de recursos públicos de cotas parlamentares, de acordo com a corporação.

A cota parlamentar é um valor mensal que os deputados recebem para custear despesas do exercício do mandato, como aluguel de escritório no estado, passagens aéreas e aluguel de carro, entre outras.

A suspeita expressada pela polícia nos autos do processo é que uma empresa de locação de carros contratada pelos deputados e paga por meio da cota parlamentar continuou recebendo dinheiro mesmo depois de ser dissolvida irregularmente.

Além de Sóstenes, o deputado Carlos Jordy (PL-RJ) também foi alvo de busca e apreensão. Os dois negam as suspeitas.

Por Italo Nogueira

Folhapress

Colisão entre carreta e carro deixa três feridos na BR-304, em Angicos

Um acidente do tipo colisão transversal foi registrado na tarde desta sexta-feira na BR-304, no município de Angicos, região Central do Rio Grande do Norte. A ocorrência aconteceu por volta das 13h30, no km 172 da rodovia.

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a colisão envolveu uma carreta, que trafegava normalmente pela rodovia, e um automóvel. No carro estavam três ocupantes, que sofreram ferimentos leves e foram socorridos para o Hospital de Lajes.

O condutor da carreta não se feriu. Com o impacto, o veículo de grande porte ficou atravessado na pista, provocando a interdição parcial da rodovia. Até as 17h30, o motorista aguardava a chegada de um guincho para a remoção da carreta.

Ainda segundo a PRF, o tráfego no trecho segue comprometido. Apenas veículos de pequeno porte conseguem passar por um desvio improvisado no local. Já os veículos de maior porte devem utilizar rota alternativa pelo município de Afonso Bezerra.

JAIR SAMPAIO

Dois homens são baleados no bairro Maria Terceira, em Parelhas

Na noite desta sexta-feira (16), dois homens foram baleados no bairro Maria Terceira, no município de Parelhas. As circunstâncias do crime ainda estão sendo investigadas pelas autoridades policiais.

Segundo informações preliminares, as vítimas deram entrada no Hospital Dr. José Augusto Dantas após serem atingidas por disparos de arma de fogo. Um dos homens foi ferido na perna, enquanto o outro sofreu um disparo no tórax. Ambos receberam atendimento médico, mas o estado de saúde deles não foi divulgado até o momento.

A Polícia segue apurando o caso para identificar os autores e a motivação do crime.

INFORMAÇÕES TV SOCIAL MÍDIA

Rádio Farol inicia nova fase com migração para FM e amplia alcance no litoral potiguar

A radiodifusão do litoral do Rio Grande do Norte vive um momento de renovação. A Rádio Farol FM concluiu o processo de migração da faixa AM para FM e já está operando, em caráter experimental, na frequência 103,3 MHz.

A mudança teve início em 11 de dezembro de 2025 e integra um projeto nacional autorizado pelo Ministério das Comunicações, que permite às emissoras AM migrarem para a faixa FM. O objetivo do processo é modernizar o serviço de radiodifusão, garantindo melhor qualidade de áudio, maior estabilidade do sinal e melhor recepção em dispositivos móveis e automotivos.

De acordo com Samuel Araújo, diretor da emissora, a fase atual é de ajustes técnicos e testes de cobertura. A expectativa é que a inauguração oficial da nova frequência aconteça entre fevereiro e março de 2026.

“O sinal já está chegando a algumas localidades e cidades vizinhas, e nossa previsão é ampliar gradativamente a potência para alcançar diversos municípios do litoral”, afirmou o diretor.

A Rádio Farol FM está sediada no município de Touros, localizado no litoral norte do Rio Grande do Norte. Conhecida como o “Marco Zero da BR-101”, Touros se destaca por sua importância histórica, turística e cultural, além de possuir praias, atividades pesqueiras e forte ligação com o desenvolvimento regional.

Com a migração para FM, a emissora fortalece seu papel como importante veículo de comunicação local, ampliando sua capacidade de levar informação, entretenimento e prestação de serviço à população de Touros e de toda a região litorânea potiguar.

A nova fase marca não apenas uma evolução tecnológica, mas também um passo significativo para a integração regional por meio da comunicação de qualidade.

Federação PT, PV e PCdoB aposta na votação expressiva de Natália Bonavides pra eleger quatro deputados federais no RN.

A federação PT, PV e PCdoB aposta todas suas fichas na votação expressiva da deputada federal, Natália Bonavides do PT, para emplacar quatro deputados federais nas eleições deste ano  no RN. Em  2018 da deputada foi a segunda mais votada do estado com 112 mil votos, já em 2022, a votação cresceu para 157 mil votos, se o crescimento for na mesma proporção , nas eleições deste ano , Natália pode chegar próximo aos 200 mil votos.

A nominata PT, PV e PCdoB conta além de Natália , com o atual deputado Fernando Mineiro, as vereadoras de Natal, Thabatta  e Pimenta Samanda Alves,  o deputado estadual, Dr. Bernardo Amorim, o ex-prefeito de Currais Novos Odon Júnior que poderá ser uma surpresa com uma votação expressiva em Currais Novos e no Seridó,  e o ex-deputado federal Rafael Mota.

CHICO GREGÓRIO

A PARTIR DA PRÓXIMA SEGUNDA FEIRA O ATENDIMENTO DO SINDICATO DE TRABALHADORES RURAIS DE SÃO JOSÉ DO SERIDÓ SERÁ DAS 7 ÁS 13 HORAS

A partir da próxima segunda-feira, dia 19, o Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de São José do Seridó passará a funcionar em novo horário.

A mudança foi anunciada pela presidenta da entidade, Lucinneide, que informa a todos os sócios e sócias que os atendimentos ocorrerão das 7h às 13h, em horário corrido. A nova medida entra em vigor já na próxima semana.

Morre Galbê Maia, ex-prefeito de Jardim de Piranhas, aos 83 anos

A política do Seridó amanheceu de luto nesta sexta-feira com a morte do ex-prefeito de Jardim de Piranhas, Galbê Maia. Ele tinha 83 anos e faleceu durante a madrugada, em Natal, em decorrência de complicações de problemas de saúde que vinha enfrentando há alguns anos.

Galbê Maia teve trajetória marcante na vida pública do município. Era casado com Josidete Maia, que também exerceu o cargo de prefeita de Jardim de Piranhas, e integrava uma família com forte atuação política no Rio Grande do Norte. Ele era irmão do deputado federal João Maia e da senadora Zenaide Maia.

O sepultamento ocorrerá em Jardim de Piranhas, em horário ainda a ser confirmado pela família.

POR MARCOS DANTAS

Prefeito de São José do Seridó discute abastecimento de água e saneamento com a Caern

O prefeito de São José do Seridó, Jackson Dantas, esteve reunido nesta quinta-feira, dia quinze, com representantes da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte, a Caern. O encontro teve como objetivo discutir a situação do abastecimento de água e ações voltadas ao saneamento básico no município.

Durante a reunião, foram apresentadas previsões de um possível colapso no fornecimento de água até o mês de março, em decorrência da crise hídrica que atinge a região. Mesmo com a perfuração de poços para reforçar o abastecimento e reduzir os impactos à população, o risco de escassez ainda preocupa e exige planejamento e medidas preventivas.

A adoção do racionamento de água também entrou em pauta como uma alternativa para garantir o uso consciente dos recursos disponíveis e manter o abastecimento pelo maior tempo possível. A gestão municipal reforçou a importância da colaboração da população, especialmente no consumo responsável da água.

Além do abastecimento, a reunião tratou de melhorias no sistema de esgotamento sanitário em algumas ruas da cidade. Entre elas, as ruas Joaquim Cirilo e Antônio Alves Pretinho, além de outras vias que deverão ser contempladas em parceria com a Caern, com o objetivo de melhorar o funcionamento do sistema e a qualidade de vida dos moradores.

A Prefeitura de São José do Seridó segue em diálogo constante com os órgãos competentes, buscando soluções para enfrentar os desafios do abastecimento de água e do saneamento básico no município.

FOTO- FERNANDO MARTINS

Faveleira impulsiona restauração da Caatinga e fortalece combate à desertificação no Seridó

Estudiosos da desertificação defendem que o enfrentamento desse fenômeno passa, necessariamente, pela valorização da Caatinga e dos povos que vivem nesse bioma. Para eles, esses elementos são recursos imprescindíveis na busca por soluções sustentáveis para o semiárido brasileiro.

Essa é a avaliação do ambientalista Josimar Araújo de Oliveira, conhecido como Mestre Josimar, que há mais de duas décadas desenvolve ações voltadas à recuperação ambiental no Seridó potiguar. Segundo ele, o trabalho com a faveleira — planta nativa e de múltiplos usos para os povos da Caatinga — teve início em 1999.

“Já temos conhecimento de que, com apenas um ano de idade, a faveleira consegue sobreviver mesmo quando é plantada em períodos de pouca ou nenhuma chuva”, explica o ambientalista.

De acordo com Josimar, o foco principal das ações é a restauração de áreas tradicionalmente utilizadas para a criação de gado. No dia 13 de janeiro de 2026, durante uma visita a uma dessas áreas, onde foram plantadas cerca de 200 mudas de faveleira em 2020, ele decidiu observar de perto os resultados do projeto.

“No início, existia apenas uma touceira de xique-xique no local”, relata.

A surpresa veio ao constatar que o xique-xique passou a se espalhar espontaneamente no entorno das faveleiras plantadas. “Esse achado está de acordo com os princípios da Restauração Ecológica, reconhecidos internacionalmente”, afirma Josimar.

O ambientalista também destaca a importância do xique-xique em períodos prolongados de estiagem. “Nesse momento de seca, ele se consolida como um dos principais pilares da alimentação do rebanho em muitas propriedades rurais”, conclui Josimar Araújo de Oliveira, natural de São José do Seridó, no Rio Grande do Norte.

Federação PT, PV e PCdoB aposta em nomes fortes para a Câmara Federal

A federação formada por PT, PV e PCdoB tem motivos para demonstrar otimismo na disputa por cadeiras na Câmara dos Deputados. O cenário favorável se deve, principalmente, aos nomes que surgem como postulantes ao cargo de deputado federal.

A atual deputada federal Natália Bonavides vem se destacando nacionalmente e hoje figura como um dos principais nomes do Rio Grande do Norte no Congresso Nacional. O ingresso de Dr. Bernardo e Thabata Pimenta fortalece ainda mais a federação, que passa a vislumbrar a possibilidade de eleger até quatro parlamentares federais.

Na corrida pelas vagas, Natália Bonavides aparece como favorita. Na sequência, surgem Dr. Bernardo e Thabata Pimenta, além de Fernando Mineiro, Odon Jr. e Samanta Alves, que também integram a disputa interna da federação.

Divulgado resultado preliminar do Exame Nacional de Residência

Nessa terça-feira (13), foi liberada a consulta individual à nota final preliminar do Exame Nacional de Residência (Enare). O período para a interposição de recurso contra o resultado da nota final preliminar vai de 14 a 15 de janeiro de 2026. O Enare é coordenado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) em parceria com a Fundação Getúlio Vargas. 

Saiba mais a respeito dos processos seletivos nas páginas indicadas:    

• Enare  

• Página da banca  

Aplicação das provas  

As provas do Enare, coordenado pela Ebserh em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, e do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foram aplicados no dia 19 de outubro. Foram mais de 45 mil participantes presentes no Enare e 88 mil no Enamed.   

Sobre os exames  

O Exame Nacional de Residência é um processo seletivo realizado para candidatos que tem interesse em ingressar em Programas de Residência Médica e de Residência em Área Profissional da Saúde – Multi e uniprofissional. O objetivo é democratizar acesso às áreas de residência médica e otimizar a ocupação de vagas.   

Uma novidade desta edição foi a integração do Enare com o Enamed. O Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica trata-se de exame obrigatório para todos os concluintes do curso de medicina e o resultado pode ser utilizado no Enare para concorrer as vagas dos programas de residência médica de acesso direto. Profissionais médicos já formados tiveram a oportunidade se inscrever no Enamed e utilizar os resultados no Enare para as especialidades médicas de acesso direto.  

Sobre a Ebserh 

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação. 

Programa Qualidade de Vida amplia ações de bem-estar para os servidores

Em 2025, o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado da Administração (Sead), ampliou e fortaleceu as ações do Programa Estadual de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho (PQVST), consolidando uma política permanente de valorização do servidor público estadual. As iniciativas alcançaram milhares de servidores com atividades voltadas à promoção da saúde física e mental, à integração social e à valorização de talentos.

Coordenado pela Sead e executado com o apoio de uma equipe multidisciplinar, o PQVST desenvolveu ao longo do ano uma agenda diversificada de ações, voltadas tanto à prevenção de doenças quanto ao fortalecimento do bem-estar no ambiente de trabalho, reconhecendo o servidor como peça central para a qualidade dos serviços públicos prestados à população.

O secretário de Estado da Administração, Iranildo Germano, ressaltou que o fortalecimento do PQVST é estratégico para a gestão pública. “O programa consolida uma política permanente de valorização do servidor, com ações que promovem saúde, bem-estar e integração, refletindo diretamente na melhoria dos serviços públicos”, destacou.

Entre as atividades realizadas em 2025, as Corridas do Servidor Nota Potiguar ganharam destaque por alinhar prática esportiva, competição e lazer, integrando servidores públicos e a comunidade. As provas passaram por diferentes municípios do estado e reuniram mais de 3 mil participantes.

O calendário esportivo também incluiu a 3ª Copa de Futebol dos Servidores, nas categorias masculina e feminina, com equipes formadas por representantes de secretarias e órgãos estaduais, além da 1ª Copa do Servidor de Beach Tennis e do 1º Torneio de Xadrez do Servidor Público do RN, ampliando as modalidades e o alcance das ações.

Na área cultural, o concurso Servidores em Cena: Talentos em Destaque consolidou-se como uma das principais iniciativas do ano ao revelar talentos musicais do funcionalismo público e dar visibilidade a uma dimensão artística ainda pouco conhecida do serviço público. Com seletivas realizadas em Natal e Mossoró, além da participação de servidores municipais por meio do programa RN+ Inclusivo, a ação fortaleceu a valorização da diversidade de habilidades existentes no quadro funcional, ampliou o reconhecimento do servidor para além de suas atribuições administrativas e contribuiu para um novo olhar sobre o funcionalismo público.

As ações voltadas à saúde emocional e ao cuidado integral também tiveram papel central em 2025. Iniciativas como a Escuta Ativa, o 12º Fórum das Comissões de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho, palestras temáticas, encontros formativos, apoio ao mutirão de mamografias do Grupo Reviver e reuniões do Programa de Apoio à Aposentadoria (Proap) ampliaram o diálogo e a atenção às necessidades dos servidores em diferentes fases da vida profissional.

O programa também promoveu momentos de convivência e integração por meio de eventos comemorativos, como a Páscoa do Servidor, o Arraiá da Qualidade de Vida e o Natal do Servidor, fortalecendo vínculos e estimulando um ambiente organizacional mais humanizado.

Para o presidente da Comissão Estadual do PQVST, Ricardo Amaral, as ações refletem uma mudança de cultura na administração pública. “A relevância dessas iniciativas está em estimular as secretarias a incorporarem a qualidade de vida como parte da gestão, seja por meio de pequenas ações no dia a dia ou da criação de novas comissões locais, sempre com o objetivo de melhorar o ambiente de trabalho e valorizar o servidor”, destacou.

Com os resultados alcançados em 2025, o Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Sead e do Programa Estadual de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho, reafirma o compromisso de consolidar a qualidade de vida e a saúde no trabalho como eixos estratégicos da gestão pública estadual.

Gláucia Lima

Grandes igrejas e pastores estão envolvidos no esquema do INSS, diz Damares

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) disse que grandes igrejas e pastores influentes estão envolvidos no esquema de desvios investigado pela CPMI do INSS. 

A comissão tem identificado líderes religiosos como parte da engrenagem usada para aplicar fraudes contra aposentados e pensionistas.

“Nós estamos identificando igrejas nos esquemas de fraudes aos aposentados. Há pastores que pedem para não investigar, não decepcionar os fiéis”, disse Damares, em entrevista ao SBT News. 

As revelações estariam provocando pressões para que as investigações não avancem. Damares afirma que a CPMI sofre tentativas constantes de obstrução desde que os nomes ligados a grandes igrejas começaram a aparecer.

“Quando se fala em um grande pastor, vem a comunidade: ‘não falem, não digam, não investiguem, porque os fiéis vão ficar muito tristes’”, relatou.

Esse movimento estaria sendo traduzido em lobby de igrejas, bancos e políticos de diferentes espectros contra o avanço da apuração.

Como funcionaria o esquema, segundo a CPMI
A investigação aponta que templos e igrejas teriam sido usados como canais de captação de aposentados e pensionistas. 

O objetivo seria direcionar essas pessoas para descontos indevidos em benefícios do INSS e para empréstimos consignados que muitos afirmam não ter contratado.

“Templos e igrejas apareceram na apuração como possíveis canais de captação de aposentados e pensionistas para descontos indevidos”, afirmou.

Segundo o relato, fiéis eram abordados ou orientados dentro desses ambientes, confiando na autoridade religiosa, e acabavam fazendo contratos irregulares.

O esquema não se limita a entidades associativas. A CPMI também investiga empréstimos consignados feitos sem o conhecimento das vítimas. O problema envolve diversas instituições financeiras, e não apenas um banco específico.

“Consignados não é só Banco Master. Nós estamos diante de um escândalo absurdo. Onde chegamos não tem mais caminho de volta”, declarou.

O “primeiro balanço” do relatório preliminar da CPMI deverá ser divulgado em fevereiro, segundo o presidente da Comissão, Carlos Viana (Podemos-MG).

Com informações de Brasil Paralelo

Dr. Luiz Fernando assume 43ª Delegacia de Polícia Civil de Serra do Mel

Com uma trajetória consolidada na segurança pública do Rio Grande do Norte, o delegado Dr. Luiz Fernando construiu uma carreira marcada por relevantes passagens em diversas delegacias da Polícia Civil, sempre com atuação reconhecida e elogiada.

No ano de 2000, esteve à frente da Delegacia de Polícia Civil de Assú, onde desenvolveu um trabalho de destaque. Entre novembro de 2000 e janeiro de 2002, atuou como delegado da Delegacia Especializada de Atendimento (DEA) de Mossoró. Ainda em Mossoró, exerceu a função de delegado titular da 1ª Delegacia de Polícia Civil, no período de janeiro de 2002 a dezembro de 2003.

De janeiro a julho de 2004, Dr. Luiz Fernando foi Delegado Regional de Patú-RN, e, entre agosto e dezembro do mesmo ano, integrou a DEFUR.

Retornou à Delegacia de Assú como titular entre janeiro de 2005 e janeiro de 2007, acumulando, a partir de então, a titularidade da DEFUR, função que exerceu de 2007 a 2018.

A carreira seguiu com novas e importantes atribuições, incluindo os cargos de Delegado Regional de Mossoró e titular da Divisão de Polícia do Oeste (DIVIPOE) entre 2019 e 2020. Em 2020, assumiu a Delegacia de Baraúna, e posteriormente a Delegacia de Tibau, onde atuou de novembro de 2023 a janeiro de 2026.

Agora, Dr. Luiz Fernando assume a 43ª Delegacia de Polícia Civil de Serra do Mel, levando consigo uma trajetória marcada pelo compromisso com a legalidade, respeito à profissão e atenção à população. Sua atuação reafirma o princípio que tem guiado sua carreira: “Servir e Proteger”.

Turismo do RN cresce o dobro do Brasil e puxa alta dos serviços

As atividades turísticas do Rio Grande do Norte registraram crescimento de 4,2% em novembro de 2025 na comparação com o mesmo mês do ano anterior, desempenho duas vezes superior à média nacional, que foi de 2,1%, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do IBGE. No mesmo período, a receita do setor no estado avançou 10,2%.

No acumulado de janeiro a novembro de 2025, o turismo potiguar apresentou alta de 3,5% em volume e 8,9% em receita, mantendo trajetória positiva ao longo do ano. O bom desempenho foi determinante para sustentar o crescimento do setor de serviços no estado, que avançou 0,5% na comparação anual, contrariando o cenário nacional.

De acordo com a Fecomércio RN, o crescimento do turismo tem sido impulsionado pelo aumento do fluxo de visitantes e pelo maior gasto médio dos turistas, consolidando o setor como um dos principais motores da economia potiguar. Entidades do trade turístico destacam ainda a ampliação da malha aérea, investimentos em promoção do destino e a retomada de empregos, especialmente na hotelaria.

A Emprotur ressalta que o RN vem crescendo acima da média nacional no turismo internacional, com foco na diversificação de destinos, interiorização da atividade e fortalecimento da imagem do estado como destino sustentável e seguro. O cenário reforça a expectativa de continuidade do crescimento do turismo em 2026, com geração de emprego, renda e desenvolvimento regional.

Vandalismo em UBS de São José do Seridó está sob investigação

Um ato de vandalismo registrado na madrugada de segunda para terça-feira chocou os moradores da pacata cidade de São José do Seridó. A ação criminosa teve como alvo uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do município.

O ocorrido gerou revolta na população, uma vez que parte dos insumos e medicamentos destinados aos pacientes ficou comprometida. Muitos desses materiais exigem armazenamento em temperatura controlada e, devido aos danos causados, tornaram-se impróprios para uso.

A secretária municipal de Saúde, Ana Clara, juntamente com o coordenador João Victor Pereira, adotou as providências cabíveis. O ato ilícito já está sendo investigado pelas autoridades competentes.

Leis de Nelter Queiroz garantem direitos dos estudantes no período de matrículas e rematrículas escolares

Em um período marcado pelas matrículas e rematrículas escolares em todo o Rio Grande do Norte, a atuação legislativa do deputado estadual Nelter Queiroz (PSDB) ganha ainda mais relevância ao assegurar direitos, coibir abusos e promover justiça no acesso à educação, especialmente na rede privada de ensino.

Duas leis de autoria do parlamentar se destacam por seus impactos diretos na vida de milhares de famílias potiguares. A Lei nº 6.366/1993 dispõe sobre a cobrança de taxas, mensalidades e outros encargos por estabelecimentos privados de ensino, garantindo mais transparência e equilíbrio na relação entre escolas e responsáveis pelos alunos. A norma impede práticas abusivas comuns nesse período de contratação ou renovação de vagas, oferecendo maior segurança jurídica e financeira às famílias.

Já a Lei nº 9.837/2014 é um importante instrumento de defesa da inclusão e do respeito às pessoas com deficiência. A legislação proíbe a cobrança de valores adicionais (sobretaxas) em matrículas ou mensalidades de estudantes com Síndrome de Down, Autismo, Transtorno Invasivo do Desenvolvimento ou outras síndromes, assegurando igualdade de tratamento e combatendo qualquer forma de discriminação no ambiente escolar.

Segundo o deputado Nelter Queiroz, a divulgação dessas leis neste momento é fundamental para orientar pais, mães e responsáveis. “O período de matrícula não pode ser marcado por abusos ou injustiças. A lei existe para proteger as famílias e garantir que o direito à educação seja exercido com dignidade e igualdade”, ressalta.

Com uma atuação legislativa pautada pela sensibilidade social e pelo compromisso com o cidadão, Nelter Queiroz reafirma sua defesa por uma educação mais justa, inclusiva e acessível, especialmente em um momento decisivo para o planejamento educacional das famílias potiguares.

Lula decide vetar emendas parlamentares e remanejar R$ 7 bilhões para recompor políticas sociais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu vetar cerca de R$ 400 milhões em emendas incluídas pelo Congresso Nacional no Orçamento de 2026 sem acordo prévio com o Executivo e autorizou o remanejamento de mais de R$ 7 bilhões por meio de atos do próprio governo. A estratégia busca recompor recursos de políticas sociais que sofreram cortes durante a tramitação orçamentária, em um contexto de disputa entre Planalto e parlamentares sobre o controle das verbas públicas.

Reportagem da Folha de S.Paulo detalha os movimentos do governo para reverter a retirada de recursos de programas considerados prioritários. Ao todo, o Congresso movimentou cerca de R$ 11,5 bilhões, redirecionando valores inicialmente previstos para ações do Executivo a emendas parlamentares.

Farmácia Básica de São José do Seridó é atualizada com novos medicamentos

A Farmácia Básica de São José do Seridó foi atualizada e já conta com novos medicamentos para atender a população. A informação foi divulgada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com a gestão municipal, a reposição do estoque faz parte do compromisso de garantir o acesso contínuo aos medicamentos essenciais, assegurando mais qualidade, segurança e comodidade no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, o SUS.

A população pode acompanhar a lista de medicamentos disponíveis através do sistema digital SISMED, acessando o site www ponto sismedsjs ponto com. A plataforma é atualizada diariamente, o que garante transparência e facilita o acesso à informação.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a atualização constante do sistema contribui para um atendimento mais ágil e eficiente, fortalecendo a assistência farmacêutica no município.

A Prefeitura de São José do Seridó segue investindo em ações que melhoram os serviços de saúde e beneficiam diretamente a comunidade.

Sindicato Rural de São José do Seridó terá novo horário de atendimento a partir de segunda-feira,19

A partir da próxima segunda-feira, dia 19, o Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de São José do Seridó passará a funcionar em novo horário.

A mudança foi anunciada pela presidenta da entidade, Lucinneide, que informou a todos os sócios e sócias que os atendimentos ocorrerão das 7h às 13h, em horário corrido. A nova medida entra em vigor já na próxima semana.

Reunião em São José do Seridó discute fortalecimento da bovinocultura leiteira e do setor têxtil

Representantes do poder público municipal, entidades sindicais, associações e instituições financeiras participaram, nesta quarta-feira (14), de uma reunião voltada à discussão de pautas estratégicas para o fortalecimento da bovinocultura leiteira e do setor têxtil em São José do Seridó. As duas áreas são consideradas fundamentais para o desenvolvimento econômico do município.

Participaram do encontro José Ivon Dantas, secretário municipal de Agricultura e produtor de leite; Lucinneide Medeiros, presidenta do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de São José do Seridó (RN); Daniel Gomes, representante da Sala do Empreendedor; Marionete Medeiros, presidenta da Associação Norte-Rio-Grandense de Confecções (ASCONF); Marlete Medeiros, representante do Sindicato Rural; e Izau Medeiros, representante do Banco do Nordeste (BNB).

De acordo com Izau Medeiros, a visita ao município teve como principal objetivo a renovação do Programa de Desenvolvimento Territorial (PRODETER), além de agradecer aos parceiros que integram e fortalecem a iniciativa. O PRODETER é um importante instrumento de estímulo à economia local, com ações voltadas à geração de emprego e renda.

O representante do Banco do Nordeste destacou ainda que realizará visitas a outras localidades que já integram o programa, com o intuito de renovar os planos de ação para o exercício 2026/2027 e dialogar diretamente com os setores produtivos envolvidos.

Durante a reunião, Izau ressaltou a importância das parcerias institucionais para o sucesso do programa. Segundo ele, a participação ativa dos parceiros contribui diretamente para a melhoria da qualidade de vida dos clientes, trabalhadores e empreendedores atendidos.

Outro ponto discutido foi a formação de um Comitê Gestor Municipal, que terá a missão de definir, acompanhar e executar ações voltadas ao desenvolvimento da cadeia leiteira e do setor têxtil. O comitê atuará de forma integrada ao Comitê Gestor Regional do Seridó Ocidental, com reuniões trimestrais para avaliar estratégias e propor melhorias.

“A nossa meta é melhorar cada vez mais a vida dos clientes e parceiros do Banco do Nordeste, traçando ações que fortaleçam a bacia leiteira e as oficinas de costura e bonelarias, beneficiando trabalhadores e ajudando os empresários a prosperar”, afirmou Izau Medeiros.

O encontro reforçou o compromisso das instituições envolvidas com o crescimento sustentável dos setores produtivos do município, evidenciando o papel da cooperação entre o poder público, entidades representativas e instituições financeiras no desenvolvimento regional.

Ao final, Isau destacou ainda a importância de parceiros como o Sebrae, o Senar, os sindicatos, as associações e a Prefeitura Municipal para o sucesso do projeto. “Ninguém faz nada sozinho. O Banco do Nordeste e os demais parceiros somam esforços para alcançar resultados positivos, nos quais todos consigam atingir seus objetivos”, concluiu.

Vandalismo em UBS de São José do Seridó provoca perda de insumos essenciais, incluindo insulina

A falta de energia ocasionou a perda de vários insumos que precisam ser mantidos em climatização adequada

Um ato de vandalismo registrado em São José do Seridó causou prejuízos significativos à saúde pública do município, com a perda de insumos essenciais, entre eles insulinas utilizadas por pacientes diabéticos.

O ato ocorreu na madrugada de Segunda para Terça-Feira. Funcionários da Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria Fausta, ao chegarem para o início do turno de trabalho, constataram que a unidade estava sem energia elétrica. A falta de fornecimento foi provocada pela depredação do sistema elétrico do prédio, alvo direto da ação criminosa.

Com a interrupção da energia, diversos insumos que necessitam de armazenamento em temperatura adequada foram inutilizados, comprometendo temporariamente o funcionamento de alguns serviços oferecidos pela UBS.

De acordo com o coordenador João Victor Pereira, as medidas cabíveis foram imediatamente adotadas. Ele lamentou o ocorrido e destacou que o prejuízo afeta diretamente a população, especialmente pacientes diabéticos que dependem da insulina para a manutenção da saúde e da vida.

“A falta de energia ocasionou a perda de vários insumos que precisam ser mantidos em climatização adequada. É um prejuízo que impacta diretamente os usuários da Unidade Básica de Saúde Maria Fausta”, explicou o coordenador.

A secretária municipal de Saúde, Ana Clara, classificou o episódio como um ato de extrema irresponsabilidade e insensibilidade social. Segundo ela, o vandalismo vai além do dano ao patrimônio público e representa uma ameaça direta à saúde coletiva.

“É uma agressão à saúde pública, colocando em situação de vulnerabilidade pessoas que dependem desses medicamentos para sobreviver. Atos como esse não atingem apenas a gestão, mas toda a população”, afirmou a secretária.

Ana Clara informou ainda que todas as providências legais já estão sendo tomadas e que a expectativa é de que os responsáveis sejam identificados e punidos conforme determina a lei. Ela reforçou o compromisso da gestão municipal com a saúde pública e lamentou profundamente o ocorrido.

“Reafirmamos nosso compromisso com a proteção da população e lamentamos que atitudes tão lamentáveis ainda façam parte da nossa realidade”, concluiu.

VANDALISMO

.È o ato ou efeito de produzir estrago ou destruição de monumentos ou quaisquer bens públicos ou particulares, de atacar coisas belas ou valiosas, com o propósito de arruiná-las.

PENA

    Vandalismo e dano ao patrimônio público são crimes previstos no Artigo 163 do Código Penal Brasileiro, com pena de detenção que pode chegar a seis meses.

    Se ninguém quer assumir agora o RN, por que tantos querem governar depois ?A pergunta continua válida, mas o enquadramento precisa ser justo.

    No Rio Grande do Norte, a eventual saída de Fátima Bezerra para disputar o Senado abre um cenário institucional específico. O vice-governador, Walter Alves, sinaliza que não pretende assumir o comando do Estado por razões legítimas de projeto político-partidário e pessoal. Trata-se de uma escolha estratégica, comum na política, e absolutamente válida. Da mesma forma, Ezequiel Ferreira de Souza nunca construiu sua trajetória com o objetivo de disputar o Governo do Estado, assumir o Executivo jamais foi parte de seu plano político.

    Ainda assim, a leitura apressada tenta vender a ideia de que “ninguém quer o cargo porque o Estado está ingovernável”. Esse raciocínio falha ao ignorar o dado mais evidente do cenário: há diversos nomes colocados para disputar o Governo nas próximas eleições.

    Se o Rio Grande do Norte estivesse, de fato, ingovernável, não haveria fila para a disputa. O que existe é outra coisa: um mandato tampão curto, sem densidade política, sem tempo de gestão para um futuro político.

    Transformar essa prudência em narrativa de colapso institucional interessa a quem precisa construir um discurso de terra arrasada. Mas o paradoxo permanece: quem diz que ninguém quer governar é o mesmo campo que apresenta vários candidatos ao governo.

    No fundo, o debate não é sobre ingovernabilidade. É sobre estratégia, tempo e narrativa. E quem confunde isso ou finge confundir, aposta mais no slogan do que na realidade.

    FONTE- NOS BASTIDORES DO PODER

    Casa de Cultura de Acari passa a se chamar Palácio Titina Medeiros

    A Casa de Cultura localizada no município de Acari, na região do Seridó potiguar, passa a se chamar oficialmente Casa de Cultura Popular Palácio Titina Medeiros. A mudança foi formalizada por meio do Decreto nº 35.252, publicado nesta terça-feira (13), pelo Governo do Rio Grande do Norte.

    Uma homenagem confirma a trajetória da atriz Izabel Cristina de Medeiros, conhecida nacionalmente como Titina Medeiros, que faleceu no domingo (11), em Natal. O decreto destaca a forte vinculação histórica, cultural e afetiva do artista com Acari, cidade onde nasceu e manteve atuação constante em iniciativas específicas ao fortalecimento da cultura local.

    No texto do decreto, o Governo do Estado ressalta a relevância de Titina Medeiros no teatro, no cinema e na televisão brasileira, além de sua contribuição para ampliar a visibilidade da produção artística potiguar no cenário nacional. A atriz também é lembrada pelo incentivo às políticas culturais e pelos esforços para a implantação de uma Casa de Cultura no município de Acari.

    A denominação do espaço cultural com o nome de Titina Medeiros, segundo o decreto, reforça a valorização da memória cultural do Rio Grande do Norte e o reconhecimento de personalidades que tiveram papel fundamental na difusão da cultura potiguar e nordestina, especialmente das manifestações do Seridó.

    De acordo com o decreto, caberá à Fundação José Augusto e à Secretaria de Estado da Cultura adotar as medidas necessárias para a implementação da nova denominação.

    GL

    Lula visita Roseana Sarney no Hospital Sírio-Libanês e encontro é marcado por emoção

    A deputada federal e ex-governadora do Maranhão, Roseana Sarney, foi surpreendida pela visita do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e da primeira-dama, Janja da Silva, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Roseana não havia sido informada previamente sobre a visita.

    Lula e Janja viajaram a São Paulo para participar de um evento no SBT. Ainda em Brasília, porém, o presidente comunicou a assessores o desejo de visitar Roseana, que está internada na unidade hospitalar.

    No momento da visita, a ex-governadora estava no apartamento do hospital acompanhada do irmão, Fernando Sarney, e de um assessor, o coronel Vieira. Após duas batidas na porta, sem saber quem a aguardava, Roseana autorizou a entrada. Ao abrir a porta, deparou-se com o presidente da República e a primeira-dama.

    A surpresa deu lugar à emoção. Roseana não conteve as lágrimas, assim como Lula, que a abraçou emocionado. Durante o encontro, o presidente relembrou a relação política e pessoal entre ambos.

    “Eu precisava vir até aqui para lhe dar um abraço. Sei tudo o que você fez por mim desde 2002, quando decidiu me apoiar na disputa pela Presidência, assim como o seu apoio no Senado, especialmente no momento conturbado de 2008. O seu apoio e o do presidente José Sarney foram fundamentais para mim”, afirmou Lula.

    O presidente também destacou a força de Roseana diante do tratamento contra o câncer. “Este é um momento que exige muita coragem. Você é uma mulher forte e vai vencer essa batalha”, disse.

    Após a visita, Lula e Janja retornaram a Brasília.

    Nos bastidores da politica do RN nome de Prefeito seridoense aparece como nome da oposição para mandato tampão no cargo de governador

    O nome do prefeito de Acari, o advogado Fernando Antônio, mais conhecido como Fernandinho do Acari, começa a ganhar força nos bastidores da política potiguar.

    Fernandinho tem sido citado como um dos principais nomes da oposição à atual gestão estadual para uma possível disputa pelo mandato tampão do Governo do Rio Grande do Norte.

    Fontes ligadas ao meio político afirmam que o gestor seridoense vem ganhando musculatura e apoio em diferentes segmentos, especialmente por sua atuação administrativa em Acari e pelo diálogo mantido com lideranças de várias regiões do estado.

    Embora ainda não haja anúncio oficial, o nome de Fernandinho circula com intensidade nas articulações políticas, sendo visto como uma alternativa de consenso dentro da oposição para a disputa do governo em caráter temporário.

    São José do Seridó sediará reunião do PRODETER sobre bovinocultura de leite e setor têxtil

    Na próxima quarta-feira (14), o município de São José do Seridó sediará uma importante reunião do Programa de Desenvolvimento Territorial (PRODETER). O encontro acontecerá no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, com início previsto para as 14h.

    A pauta da reunião será voltada ao fortalecimento da bovinocultura de leite e do setor têxtil, áreas consideradas estratégicas para o desenvolvimento econômico local.

    O evento representa um momento relevante para o fomento da economia do município, com o objetivo de impulsionar setores que exercem papel fundamental na geração de emprego e renda para a população.

    Atleta de São José do Seridó conquista pódio em corrida de rua no interior do RN

    A atleta Maria Luiza, integrante do grupo de corredores de rua Corredores da Bonita, representou o município de São José do Seridó em mais uma competição de corrida de rua, realizada na cidade de Santo Antônio do Salto da Onça.

    O evento de atletismo aconteceu neste domingo (11). Demonstrando mais uma vez excelente desempenho, Maria Luiza conquistou o primeiro lugar na categoria feminina, faixa etária de 20 a 29 anos. A atleta participou da prova por iniciativa própria, levando com orgulho o nome de sua cidade (São José do Seridó) ao pódio.

    ‘O Agente Secreto’ vence melhor filme em língua não-inglesa no Globo de Ouro 2026

    “O Agente Secreto” venceu a categoria de melhor filme em língua não-inglesa no Globo de Ouro 2026, na cerimônia deste domingo (11).

    Ao receber o prêmio, o diretor Kleber Mendonça Filho mandou um “alô, Brasil”, agradeceu o elenco e elogiou Wagner Moura, dizendo que “as melhores coisas acontecem quando você tem um grande ator e um grande amigo”.

    O filme também ganhou o prêmio de Melhor Ator em filme de drama, conquistado pelo protagonista Wagner Moura. Esta foi a primeira vez na história que o Brasil venceu dois prêmios em uma mesma edição do Globo de Ouro.