Cosems é apresentado ao Plano Estadual de Combate à Hanseníase no RN

No início da tarde desta quinta-feira (7) a primeira vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN), Dailva Bezerra (Boa Saúde), participou, na Governadoria do RN, da apresentação do Plano Estadual de Integração da Hanseníase nas Redes de Território e Saúde (RN + Integra Hanseníase).

Viabilizada pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP), através da Coordenadoria de Vigilância em Saúde, a audiência também contou com as presenças da governadora Fátima Bezerra, do vice-governador Antenor Roberto, do titular da SESAP Cipriano Maia, da subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da SESAP Diana Rêgo, da vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES) Francinete Melo e do médico dermatologista que é referência nacional no combate a Hanseníase, Maurício Nobre.

“O Plano visa promover o diagnóstico precoce da doença através da educação popular, da capacitação de profissionais de saúde e do monitoramento e avaliação das ações de controle da Hanseníase”, apontou Dailva Bezerra.

Ainda de acordo com vice-presidente do Cosems-RN, o médico dermatologista Maurício Nobre pontuou que o Rio Grande do Norte tem uma das menores taxas da doença do Brasil em virtude do baixo fluxo migratório direcionado ao Estado, porém o grande desafio a ser enfrentado, em território potiguar, é a detecção tardia da doença.

Por fim, ainda segundo Dailva Bezerra, com o advento desse Plano, o Estado do Rio Grande do Norte combaterá de forma eficiente a Hanseníase através do diagnóstico precoce da doença.

INFECCIOSA

A hanseníase é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Mycobacterium Leprae ou Bacilo de Hansen. É uma das doenças mais antigas do planeta, com registros de casos há mais de 4000 anos, no continente asiático. A doença tem cura, mas, se não tratada, pode deixar sequelas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *