Pesquisa Ipespe: Lula tem 43% e Bolsonaro, 28%; Ciro e Moro aparecem com 8%

Nova pesquisa Ipespe para as eleições presidenciais de 2022 traz o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente da disputa, com 43% das intenções de voto, sendo seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que busca a reeleição, com 28%.

Em seguida, aparecem os candidatos Ciro Gomes (PDT) e Sergio Moro (Podemos), com 8% das menções cada e, portanto, numericamente empatados, conforme a CNN Brasil. O estudo foi encomendado pela XP Investimentos e divulgado nesta sexta-feira 11.

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), figura com 3% das intenções de voto. Já Simone Tebet (MDB) registrou 1%, mesmo percentual de Eduardo Leite (PSDB) e André Janones (Avante). Felipe d’Avila (Novo) foi citado, mas não chegou a 1% das menções, enquanto Alessandro Vieira (Cidadania) foi testado, mas não mencionado por nenhum respondente.

Além disso, 7% dos entrevistados afirmaram que votariam em branco/nulo, não escolheriam nenhum dos citados ou não votariam. Outros 2% não sabem ou não quiseram responder.

Esta edição da pesquisa Ipespe não trouxe o nome do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), que desistiu de sua pré-candidatura, conforme anunciado por ele próprio na última quarta-feira 9. O nome de Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, apareceu pela segunda vez, já que ele ainda conversa sobre a possibilidade de sair do PSDB e ser o novo pré-candidato do PSD.

SEGUNDO TURNO. A pesquisa Ipespe também fez simulações de cenários para o segundo turno. Lula sai vencedor em todos os casos em que é citado. Contra Bolsonaro, o petista teria 53% dos votos contra 33% do adversário, uma diferença de 20 pontos percentuais.

Em relação à simulação divulgada há 15 dias, Lula oscilou um ponto para baixo (tinha 54%) e Bolsonaro oscilou um ponto para cima (tinha 32%). Já num eventual segundo turno, Bolsonaro perderia para Ciro e empataria numericamente com Moro e tecnicamente com Doria e Leite, conforme a sondagem.

Via Blog do Jair Sampaio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.