Trilha Caminhos de Sant’Ana é testada e será lançada no Fórum de Turismo Religioso do Seridó

No último fim de semana, da sexta-feira ao domingo, a agência de ecoturismo de Caicó, Team da Serra, fez o percurso da rota Caminhos de Sant’Ana, de Currais Novos a Caicó, com um diferencial: agregar a peregrinação de fé a oportunidade de conhecer a zona rural do percurso com seus atrativos naturais e geossítios.

O convite ao grupo partiu da Diocese de Caicó, Adese e UFRN, para que fosse elaborada uma rota de peregrinação conhecendo a zona rural entre Currais Novos e Caicó. A experiência contou com 08 participantes, percorrendo 107 km, pernoitando em Acari e Cruzeta.

O grupo saiu de Currais Novos as 5h da manhã da sexta-feira, dia 08, da Igreja Matriz de Sant’Ana, passando em frente a Mina Brejuí e a entrada do Canyon dos Apertados, que são geossitios do Geoparque Seridó. O grupo entrou na Comunidade de Bulhões, no município de Acari, Açude Gargalheiras, Vila dos Pescadores e centro de Acari, passando pela Basílica Menor de Nossa Senhora da Guia.

A primeira pernoite foi em Acari e no dia seguinte, cedinho, seguiram pelo sítio Beira do Rio, onde conheceram um projeto socioambiental da comunidade. Seguiram para Cruzeta, passando pelo setor da Emparn, onde tinha as festas de João de Abílio, Poço do Negro, São Nicolau, e Genesaré. Eles almoçaram na queijeira de Dedé no sítio Alegre, passaram pela entrada da trilha que dá acesso a Serra da Formiga e chegaram em Caicó pelo acesso ao anel viário, concluindo na Catedral de Sant’Ana.

FONTE- BLOG DO SERIDO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.