PESQUISA REALIZADA POR ALUNOS DE ESCOLA SITUADA EM SÃO JOSÉ DO SERIDÓ JÁ APRESENTA RESULTADOS -DIZ MESTRE JOSIMAR

A Implantação de renques ,como pesquisa de campo, desenvolvida na Escola Estadual Professor Raimundo Silvino da Costa e liderada pelo professor Josimar Araújo já apresenta resultados , segundo informa o professor e vice diretor da unidade educacional situada na cidade de São José do Seridó.


Os renques são cordões em contorno, vegetados e/ou de pedras, implantados em lugares estratégicos para a contenção de solo e redução da velocidade das enxurradas tendo como meta restaurar áreas degradas. (GUILHERMINO et al., 2019) .


A pesquisa teve início em abril de 2022. Foi implantada numa clareira situada numa área de criação de animais.


Partiu da seguinte PERGUNTA DE PESQUISA: A implantação de renques contribui na formação de solo e no povoamento da área degradada por espécies de plantas da vegetação típica das chuvas (babugem) e plantas permanentes presentes na comunidade vegetação da vizinhança?


Após a discussão e elaboração do projeto com a participação de alunos do 2º A e B, foram implantados 80 metros de renques.


O estudo também vem recebendo o apoio do Grêmio Estudantil. Em avaliação realizada no mês de julho, registrou-se a formação de solo à montante dos renques, plantas herbáceas e três espécies registradas na vegetação permanente adjacente a clareira florestal onde o estudo vem sendo realizado: faveleira, pinhão bravo e velame.

One thought to “PESQUISA REALIZADA POR ALUNOS DE ESCOLA SITUADA EM SÃO JOSÉ DO SERIDÓ JÁ APRESENTA RESULTADOS -DIZ MESTRE JOSIMAR”

  1. Este trabalho é essencial para a recuperação e restauração do Bioma Caatinga. Precisa ser divulgado e receber apoio financeiro e institucional para que seja executado em mais lugares e com monitoramento constante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.