O reúso de água é o processo de tratamento e reutilização de águas residuais ou efluentes para fins não potáveis, como irrigação, descarga de vasos sanitários e resfriamento industrial. É uma prática sustentável que ajuda a conservar os recursos hídricos, reduzir a poluição e diminuir a demanda por água potável.
Água de reúso é água residual que passou por um tratamento para remover contaminantes e torná-la segura para uso em atividades que não exigem água potável. As fontes de água de reúso podem ser efluentes domésticos, industriais ou agrícolas.
A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Pesca e Recursos Hídricos de São José do Seridó (SEMAPE), em parceria com o Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (SEAPC), informa que estão abertas as inscrições para a palestra “Semeando Esperança no Seridó Potiguar”, promovida pelo SEAPC.
O evento tem como foco o reúso da água residencial para irrigação de culturas como palma e capim, práticas cada vez mais relevantes para a convivência com o semiárido.
A palestra será realizada no dia 22 de julho, às 8h30, na residência da senhora Maria Azevedo de Brito, localizada no Sítio Umari II, zona rural do município de Cruzeta (RN).
As inscrições devem ser feitas até a segunda-feira, dia 21 de julho, por meio do telefone da SEMAPE: (84) 9 8660-9780.
Requisitos para participação:
- Residência com no mínimo duas pessoas;
- Consumo diário de água superior a 300 litros.