O primeiro domingo da Festa de Sant’Ana, de Caicó RN, é Dia da Cavalgada de Sant’Ana, um cortejo de fé, tradição e pertencimento. São homen e mulheres do campo, que vem da zona rural, e neste cenário das raízes do Seridó estão as roupas de vaqueiro, estandartes sendo conduzidos, e imagens, levando a resistência do sertão e a fé que sustenta.
Dom Alcivan Tadeus, bispo na Arquidiocese da Paraíba, Padre Jerônimo, pároco da Paróquia de Sant’Ana, e Padre Alexandre Lopes, conduzem o cortejo, com benção às famílias e animais. O percurso é com saída do Parque de Exposições Monsenhor Walfredo Gurgel, com a chegada às 11h, finalizando com benção em frente a Catedral de Sant’Ana.
Cada passo do animal é um compasso de tradição, das memórias do campo, e da cultura mais genuína do povo do Seridó. São netos e netas de Sant’Ana, de todas as idades, de todas as raças e de todas as classes sociais, na unidade da fé, com imagens da padroeira, e chapéus ao alto, num gesto de louvor e obediência. Ao som dos aboios, das sanfonas ou apenas do galope, a Cavalgada de Sant’Ana é uma romaria.
Na noite deste domingo, terceiro dia do Novenário de Sant’Ana, estão entre os homenageados da noite, homem e mulher do campo, Associações Rurais, Sindicato dos Produtores e Trabalhadores Rurais, Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Norte (OCB/RN), e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Rio Grande do Norte (SESCOOP/RN).
Fonte PASCOM
COLABORAÇÃO-Jornalista Anna Jailma