CARLOS PNG

Juiz eleitoral determina cassação da prefeita e do vice-prefeito de Maxaranguape

A Justiça Eleitoral cassou os diplomas da prefeita reeleita de Maxaranguape, Maria Erenir Freitas de Lima(PSD), conhecida como professora Nira, edo vice-prefeito Evanio Pedro do Nascimento(Solidariedade) pela prática de abuso de poder político e econômico nas eleições de 2024. A decisão foi proferida nesta quarta-feira(20/08), pelo juiz Diego Costa Pinto Dantas, da 64ª Zona Eleitoral de Extremoz. 

Além da cassação, a sentença também declarou inelegíveis por oito anos a própria prefeita, o primeiro suplente de vereador Ronialdo Câmara da Silva e Edmilson de Oliveira Lima.  Já o vice-prefeito, Evanio Pedro, teve o diploma cassado, mas não foi considerado inelegível.

Como a sentença foi proferida em primeira instância, a perda do mandato ainda depende de confirmação pelas instâncias superiores. Enquanto o caso é analisado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, prefeita e vice permanecem nos cargos e recorrem da decisão.

Eleita vice-prefeita em 2020, Professora Nira assumiu a prefeitura de Maxaranguape em dezembro de 2021, após a renúncia do então prefeito Luiz Eduardo (Solidariedade) – ele deixou o cargo para disputar mandato de deputado estadual — função que exerce atualmente. 

Em 2024, Nira foi reeleita prefeita com 5.325 votos,  o equivalente a  59,22%  dos votos válidos. Sua principal adversária, a ex-vereadora Dra Jarleane Câmara(União Brasil), obteve 3.667 votos, representando 40,78%.

Caso a decisão seja mantida, a presidente da Câmara de Vereadores de Maxaranguape deverá assumir temporariamente o Executivo Municipal, até a realização de novas eleições, conforme previsto pelo TRE-RN.

FONTE-FATOS DO RN

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *