CARLOS PNG

Ex-vice-prefeita de João Dias é presa no Paraguai por envolvimento no assassinato do prefeito Marcelo Oliveira

A ex-vice-prefeita de João Dias, Damária Jácome, foi presa nesta quinta-feira (21) em território paraguaio durante uma grande operação deflagrada pela Polícia Civil do Rio Grande do Norte. Além dela, outros dois fugitivos da lei também foram capturados.

Damária era considerada foragida desde o final de 2024, quando passou a ser investigada por envolvimento no duplo assassinato do prefeito Marcelo Oliveira e de seu pai, Sadi Oliveira. A operação que culminou em sua prisão foi articulada em conjunto com autoridades internacionais, em cumprimento a mandados expedidos pela Justiça potiguar.

Assassinato do prefeito

O prefeito de João Dias, Francisco Damião de Oliveira, mais conhecido como Marcelo Oliveira, foi executado em 2024, enquanto auxiliava autoridades na apuração de crimes atribuídos à família Jácome, grupo político rival no município. Pouco antes, seu pai, Sadi Oliveira, também havia sido morto.

O caso ganhou repercussão nacional após reportagem exibida pelo Fantástico, em maio deste ano, detalhar o avanço das investigações e o poder da família Jácome na região.

Mentoras do crime

De acordo com o inquérito do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), Damária Jácome e sua irmã, Leidiane Jácome, são apontadas como as mentoras intelectuais do plano de execução. A motivação estaria ligada a disputas políticas e à resistência de Marcelo Oliveira em se alinhar ao grupo das ex-aliadas.

Com a prisão no Paraguai, a expectativa é que Damária seja extraditada e responda no Brasil pelos crimes. O MPRN deve oferecer denúncia formal ainda nos próximos dias.

COM INFORMAÇÕES DE JAIR SAMPAIO

 

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *