CARLOS PNG

Moraes aponta atuação de Eduardo ao reforçar policiamento sobre Bolsonaro 

O ministro Alexandre de Moraesdo STF (Supremo Tribunal Federal), voltou a citar a atuação do deputado Eduardo Bolsonaro (PL) nos Estados Unidos, na decisão em que determinou um reforço no policiamento ostensivo na casa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), proferida nesta terça-feira (26).

Em um trecho do documento, obtido pela CNN, Moraes afirmou que a conduta do filho do ex-presidente para interferir diretamente na ação penal da trama golpista “com o objetivo de evitar qualquer pronunciamento judicial definitivo” pelo Supremo em relação a seu pai, Jair Bolsonaro, se intensificou “com a possibilidade de conclusão do julgamento”, que está previsto para iniciar em 2 de setembro.

decisão de Moraes atende a um pedido do diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues. Em ofício enviado ao Supremo, a PF pediu “reforço urgente e imediato” de policiamento no entorno da casa de Bolsonaro, bem como a manutenção e constante checagem da tornozeleira eletrônica.

O pedido afirma que chegou ao conhecimento da PF informações sobre um “risco concreto” de fuga de Bolsonaro. O ofício menciona que o ex-presidente poderia tentar entrar na Embaixada dos Estados Unidos e, depois, pedir asilo político ao país.

A Embaixada, que fica a cerca de 10 minutos da casa do ex-presidente, é considerada uma extensão do território americano. Por isso, decisões judiciais brasileiras ou eventuais mandados de prisão contra Bolsonaro não poderiam ser cumpridos no local sem autorização do governo dos EUA.

“Tal circunstância poderia frustrar o cumprimento da ordem judicial e comprometer a aplicação da lei penal”, diz a PF no ofício.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *