Na etapa Florescer, do Projeto Trapiá Semente, acontece a culminância em cada município, com o teatro sendo voz e expressão dos adolescentes. Neste florescer, fica no coração da cidade, uma muda de trapiá, árvore nativa da caatinga, que foi plantada pelos adolescentes, ensaiadores e direção do espetáculo.



No município de São Vicente, a estreia oficial do Grupo Teatral Flor de Quixabeira aconteceu dia 14, no Clube Municipal. Na Praça José Vilamir dos Santos, houve o plantio do trapiá de São Vicente, que será cuidado pelo grupo teatral e Prefeitura Municipal.
Com o plantio do trapiá, fica a reflexão sobre o cultivo da árvore, que assim como o grupo de teatro, precisa de cuidados, para prosseguir e dar frutos. Trapiá Semente segue criando raízes, despertando talentos e cultivando o teatro, como ferramenta de transformação social e cultural no Seridó.
O Projeto Trapiá Semente é realização da Associação Cultural Trapiá através da Lei Câmara Cascudo , com patrocínio do Governo do RN, Secretaria Estadual de Cultura, Fundação José Augusto, Instituto Neoenergia e Neoenergia Cosern. A produção é da Mapa Realizações Culturais.