Trapiá nas Escolas e na Praça: a cultura que ganha rua, voz e corpo

O “Projeto Trapiá nas Escolas e na Praça”, realizado pela Associação Cultural Trapiá, levou aula espetáculo contando a história do cordel, para as escolas públicas municipais, e apresentação nas praças com teatro, show de mágica, espetáculo de dança, e roda de capoeira. O projeto ganhou as ruas e houve apresentação de As Pelejas de Baltazar, e do espetáculo de dança SINAIS, na Av Seridó, do centro da cidade.

A grande culminância aconteceu na noite do último sábado, dia 20, na Praça Irmã Josefa, do bairro Soledade, onde funciona a sede da Associação Cultural Trapiá, que é Ponto de Cultura com reconhecimento do Ministério da Cultura e Ponto de Memória, reconhecido pelo IPHAN. Durante o ano, houve oficinas gratuitas de teatro, de dança , além de capoeira, através da parceria com a Associação Cultural Ginga Neném, e aula de voz para preparação de elenco dos espetáculos, com Maria das Vitórias, musicista, do Grupo Lydias Brasileiras.

No sábado, houve espetáculo de dança com alunas da profa Mônica Belotto, mágica do Capitão Jack, “A Mágica que Faz Encantar”, apresentação da peça “O Nascimento de Jesus nas Quebradas do Sertão” com alunos da oficina de teatro de Alexandre Muniz, e Roda de Capoeira com o mestre Ivanaldo, que também oferece aulas gratuitas na Sede da Trapiá, no bairro Soledade. Complementando, houve palestra com o prof e poeta José Mário, cadeirante, sobre acessibilidade. O evento contou com profissionais de LIBRAS.

” Foram muitas ações através desse projeto “Trapiá nas Escolas e na Praça”, que nos deu um retorno maravilhoso, tanto de alunos quanto do público espontâneo que foi assistir na praça, na rua, os nossos trabalhos. E aí já fica o convite, para 2026. Continuaremos com aulas gratuitas de balé clássico, de teatro, de capoeira e estamos pensando em colocar aulas de canto, também para a comunidade, e provavelmente de um instrumento musical, todos lá na nossa sede, para comunidade, não só do Bairro Soledade, mas de toda Caicó” disse Lourival Andrade, diretor da Trapiá Cia Teatral.

O Projeto Trapiá nas Escolas e na Praça é realização Ponto de Cultura Associação Cultural Trapiá. Patrocínio: Política Nacional Aldir Blanc, Prefeitura de Caicó, Secretaria de Cultura de Caicó, Ministério da Cultura e Governo Federal.

POR ANNA JAILMA- JORNALISTA

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *