Natural de Cruzeta, no Seridó , o monsenhor José Sílvio de Brito foi nomeado, nesta quinta-feira (12), pelo Papa Leão XIV, como bispo auxiliar da Arquidiocese de Natal.
O anúncio da nomeação foi feito durante missa em ação de graças pelos 14 anos de episcopado de dom João Santos Cardoso, celebrada na manhã de hoje na cripta da Catedral Metropolitana de Natal, em Natal, reunindo membros do clero, autoridades e fiéis.
Monsenhor Sílvio nasceu em 26 de dezembro de 1970, em Cruzeta (RN), filho de Francisco de Brito Filho e de Maria da Paixão de Brito (in memoriam), sendo o quinto de sete irmãos. Ele iniciou sua formação religiosa no Seminário de São Pedro, na Arquidiocese de Natal, onde concluiu os cursos de Filosofia e Teologia.
Foi ordenado sacerdote em 30 de junho de 2000 na Catedral Metropolitana de Natal, pelas mãos do então arcebispo dom Heitor de Araújo Sales. Ao longo de mais de 25 anos de ministério sacerdotal, atuou em diversas paróquias da capital e do interior do estado, como pároco em comunidades em Natal, Santa Maria, Ceará-Mirim, Quintas e Macaíba.
Além da experiência pastoral, monsenhor Sílvio também desempenhou importantes funções administrativas na Arquidiocese, incluindo coordenador de zonal, mestre de cerimônias, coordenador do setor de leigos e vigário episcopal para o clero. Desde 2024, exerce o cargo de vigário geral da Arquidiocese de Natal e é pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Macaíba.
A ordenação episcopal está marcada para o dia 1º de maio, às 9h, na Catedral Metropolitana de Natal, quando monsenhor José Sílvio de Brito receberá a plena consagração no ministério episcopal.