Faveleiras impulsionam restauração ecológica no Seridó há 27 anos

O ambientalista Josimar Araújo celebrou, nesta semana, os 27 anos do início do plantio de faveleiras em mais de 50 áreas localizadas nos municípios de São José do Seridó e Jardim do Seridó, na região do Seridó potiguar.

De acordo com o ambientalista, nos últimos anos a Prefeitura de São José do Seridó tem atuado como parceira na iniciativa, fortalecendo as ações de reflorestamento e recuperação ambiental.

“Percebemos que, em poucos anos, já são registradas evidências de que um processo de restauração ecológica está em curso”, destacou Josimar.

Conhecido na cidade como “mestre Josimar”, o ambientalista ressalta que o trabalho desenvolvido ao longo de quase três décadas demonstra a importância da preservação do ecossistema local. Segundo ele, o processo de restauração é fundamental para manter o equilíbrio da natureza, especialmente em uma região marcada pelas características do semiárido.

Além da contribuição ambiental, o cultivo da faveleira também desempenha papel relevante na atividade agropecuária. A folhagem da planta é utilizada como alimento para o rebanho, principalmente bovino, tornando-se uma alternativa estratégica para os períodos de estiagem.

Compartilhe

Uma resposta

  1. Parabéns pelo projeto ambiental é muito importante eu não conheço essa planta meu vou pesquisar sobre ela me interessei vou pesquisar sobre a favela e conhecê-la um grade abraço ao meu Seridó que tanto amo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *