O Governo do Rio Grande do Norte iniciou uma série de ações para minimizar os efeitos da crise hídrica no município de São João do Sabugi.
A iniciativa é resultado de uma decisão política da governadora Fátima Bezerra e está sendo executada por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn) e da Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern).
Atualmente, duas perfuratrizes estão em operação na cidade, realizando a perfuração de poços com o objetivo de ampliar o acesso à água para a população. Ao todo, estão previstos 12 poços, que serão instalados em parceria com a Prefeitura Municipal.
A ação atende a uma solicitação do mandato do deputado estadual Francisco do PT, construída em diálogo com a Prefeitura e a Câmara Municipal de São João do Sabugi, reforçando o trabalho conjunto entre os poderes estadual e municipal.
Além da perfuração dos poços, a Semarh e a Caern estão disponibilizando caixas d’água para o armazenamento da água captada, fortalecendo o sistema de abastecimento e garantindo mais segurança hídrica para o município.