Instrutores, alunos e demais adeptos ao voo livre estão na comunidade Caatinga Grande onde participam de ações de voos livres.




Com o objetivo de divulgar o município de São José do Seridó e incentivar este esporte, a gestão municipal,através da secretaria de obras, tem dado apoio ao Grupo Quixadá que está atuando na realização de voos.
Nosso portal conversou hoje com o instrutor e adminstrador da empresa Quixadá Aventura, Eusimar Junior, que assessora os pilotos visitantes que antes queriam voar,mas ficavam perdidos sem saber como poderiam voar de forma segura.
Quixadá é uma cidade do Ceará, no voo livre é mundialmente conhecida pela quebra de diversos recordes do esporte. Ano após ano. A empresa começou lá e por isso esse nome. Hoje atua no nordeste todo.
A empresa é formada por pilotos e instrutores que já ajudaram na quebra de recordes de centenas de clientes.
Eusimar Júnior ressalta que ‘’os objetivos aqui são diversos dos visitantes. Alguns trabalham com voo e querem mostrar que voam bem e longe para ganhar mais alunos, outros trabalham em empresas de parapente na Europa e querem voar em novos equipamentos para mostra que estes são bons e que podemos comprar. Uns voam só pelo esporte (são empresarios curtindo as férias)’’-Informa o instrutor acrescentando que O sertão é o melhor lugar do mundo para voar.
Eusimar destaca que existe uma competição internacional que ganha quem fizer os 5 maiores voos no ano.
‘’Eles escolhem os melhores lugares no mundo pra voar… existem 3 regiões excelentes, EUA, África e Brasil’’,explica o empresário.
O instrutor relata que nos EUA e na Àfrica existem grandes problemas:
Nos EUA pousar em terreno particular e não ser bem vindo é multa ou morte em legítima defesa.Já na
África os impecílios são os animais.
‘’O sertão é tudo de bom e eles ainda são muito bem recebidos’’-Diz Eusimar, reforçando que a escolha da região próxima á São José se dar por que ela é ampla, poucas árvore, terreno longo para decolar rebocado e sair alto…’’ Se não der certo o piloto tem uma zona grande pra pousar e tentar de novo’’,explica.
Sobre a sensação de está voando, que passa pela cabeça do voador quando está sobrevoando estas localidades escolhidas ele foi emblemático em responder:
‘’Só quem voa sabe,e se eu escrevesse igual o maior poeta não teria palavras pra descrever a experiência… só indo…”concluiu.
FOTOS- REPRODUÇÃO BCF
