Chega ao fim o processo de prospecção,remoção,lixação e pesquisa da Virgem dos Remedios.Segundo José Matheus Almeida em conversa com este pesquisador falou da nova policromia por exemplo um bordado perto da túnica que existe no mundo desde a aurora da arte dos nossos tempos.Essa policromia obedece a inspiração da escola sansulpiciana francesa de arte sacra que é a escola de arte mais célebre de pinturas sacras que teve seu auge na virada do século XIX para o século XX.

Formado em Direito e admirador da arte e da música sacra Matheus prossegue informando que a imagem de 1.74 m de altura já passou por 5 policromias. Histórico:A túnica em cor de marfim (Uma alusão ao título de Turris Eburnea-Torre de Marfim.

A túnica é cingida de cinta dourada e branca:Uma alusão ao fãnon papal,antigo paramento dos romanos pontifice. Na mão esquerda está a dulcissima imagem do Menino Jesus de branco simbolizando a pureza,mandrião bordado de estrela. Sobre a cabeça o véu rebordado de jasmim.

Na outra mão, o cálice de ouro e anelado de Prata,com a inscrição:SALUS POPULI CRUZETENSIS,do latim:Salvação do povo Cruzetense.gratidão a paróquia,gratidão ao artista Matheus Almeida da Silva.

Céssio Pereira -Pesquisador da História Cruzetense.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.