ESG: papéis social e ambiental das empresas são discutidos em evento

ESG: papéis social e ambiental das empresas são discutidos em evento

Empreender, crescer, fomentar o desenvolvimento e transformar vidas através do papel social e ambiental das empresas. Essa é a ideia da agenda ESG, que está em alta no mundo corporativo e já vem sendo aplicada no Rio Grande do Norte. O tema pautou um painel organizado pela Junior Achievement, que reuniu Gabriel Kanner, gestor do Instituto Riachuelo; Glauber Gentil, presidente do Instituto Gentil; além de Marcelo Carvalho, presidente nacional da Junior Achievement e CEO da Ancar Ivanhoe. Os empresários apresentaram desafios e mostraram benefícios de implementação da agenda. Futuros investimentos e geração de emprego também foram discutidos.

Gabriel Kanner diz que a agenda ESG é uma realidade no Instituto Riachuelo. Por meio do projeto Pró-Sertão, a instituição emprega quatro mil pessoas e deve investir cerca de R$ 100 milhões até o fim do ano em 35 cidades do Rio Grande do Norte. “A gente tem tido uma experiência muito exitosa através dos projetos do Instituto Riachuelo. A gente quer compartilhar com todos e que isso inspire as novas gerações para que eles queiram trabalhar, produzir, queiram realmente deixar rastro, causar impacto no mundo. Assim que a gente vai conseguir transformar o nosso Estado e o nosso País”, afirma.


Kanner diz que a preocupação com o impacto das empresas no cotidiano das pessoas e das cidades veio como uma resposta às demandas contínuas da sociedade. Segundo ele, as pessoas esperam que as empresas possam assumir cada vez mais compromissos com a comunidade. “Estamos chegando a marca de quatro mil pessoas empregadas no interior do RN. Apenas em 2022 nós injetaremos próximo de R$ 100 milhões nesses municípios, através das oficinas de costura, comprando produtos da costura. Isso é um dinheiro que não existia antes e que agora está circulando nesses municípios”, detalha.

Quem também palestrou no evento foi Glauber Gentil, gestor da Gentil Negócios e coordenador da Comissão de Multifranqueados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Gentil diz que atua para criar oportunidades, transformar pessoas e gerar prosperidade nas comunidades. Com 40 anos de atuação e aproximadamente quatro mil empregos diretos e indiretos gerados nos mercados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará e Maranhão, Glauber afirma que os aspectos sociais são imprescindíveis para qualquer empresa que pretenda assumir uma posição de relevância e criar impacto positivo nas regiões em que atua.

“A gente vai conectando as nossas iniciativas ao nosso propósito. Não é um propósito que está na parede, é um propósito que a gente procura viver. Na hora que a gente faz um processo de recrutamento e seleção na empresa, a gente olha quais são as competências, mas também o fit cultural, ou seja, essas pessoas também acreditam nisso. Não quer dizer que a nossa crença é a única, a verdadeira, mas é preciso haver uma coesão, entre as pessoas. É muito gostoso quando você tem a sensação que essas pessoas verdadeiramente creem na força do empreendedorismo”, destaca Gentil.


O empresário Marcelo Carvalho, presidente da Junior Achievement Brasil e CEO da Ancar Ivanhoe, conta que está focado em conectar empresários e jovens empreendedores de maneira alinhada aos pilares da agenda ESG. Por meio da Ancar Ivanhoe, uma das maiores plataformas de shopping center de capital privado do País, Carvalho diz que a ideia é promover iniciativas que empoderem o jovem a ter cada vez mais um perfil executor, autodidata e protagonista.


“É isso que a gente tem procurado fazer, essa conexão do jovem, dessa agenda com o nosso trabalho. O Natal Shopping, embora seja o shopping mais antigo do estado, ele é um shopping moderno. Porque ele é um shopping que está sabendo aplicar essa agenda, está sabendo dialogar com a sociedade e trazer para dentro do nosso dia a dia ações que estejam conectadas nestas áreas. O Natal Shopping é uma das maiores referências em termos de sustentabilidade e de impacto, de envolvimento da sociedade no nosso negócio”, conta Marcelo Carvalho.


O evento gratuito “Painel ESG” promovido pela Junior Achievement Rio Grande do Norte (JARN) também reuniu diversos jovens empreendedores e autoridades do empresariado potiguar na última terça-feira (11), no Cinépolis Natal Shopping. O encontro celebrou a marca de mais de 100 mil jovens impactados no RN e a superação da meta de 12 mil jovens ativos em 2022 pela JARN.


Nos últimos tempos, o termo ESG tem ganhado grande visibilidade, graças a uma preocupação crescente do mercado financeiro sobre a sustentabilidade. As questões ambientais, sociais e de governança passaram a ser consideradas essenciais nas análises de riscos e nas decisões de investimentos. ESG é uma sigla em inglês que significa environmental, social and governance, e corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização.

Fonte : Tribuna do Norte

Foto: Arquivo/ Blog do Carlos Felipe

CARLOS FELIPE

Deixe uma resposta