
Pernambucano de Caetés , Luiz Inácio Lula da Silva- Lula- conquista pela terceira vez á presidência do Brasil.
O líder petista e fundador do PT venceu o segundo turno da disputa, realizado neste domingo (30).
O resultado impõe uma derrota histórica para Bolsonaro, primeiro presidente brasileiro que não consegue renovar o mandato nas urnas desde o instituto da reeleição, em 1998. Já Lula será o segundo mandatário que comandou o país por mais tempo, atrás apenas de Getúlio Vargas. No caso do petista, todo o período no poder foi conquistado de forma democrática, por eleições diretas.
Lula nasceu no dia 27 de outubro de 1945 na cidade de Caetés no agreste pernambucano. Os pais de Lula são dois lavradores não alfabetizados chamados Aristides Inácio da Silva e Eurídice Ferreira de Melo.
O pai de Lula teve ao todo 22 filhos, sendo, deste modo, 10 filhos com a mãe de Lula e outros 12 com uma prima de sua esposa. O pai de Lula foi morar em Santos e levou consigo uma prima da mãe de Lula e com esta construiu nova família.
Em 1952 a mãe de Lula saiu do nordeste com o filho destino a São Paulo acreditando que viveria com o marido. Mas ao chegar foi morar junto com o pai de Lula e sua nova família, mas essa forma nada convencional acabou projetando a mulher a sair da casa e morar com os filhos numa casa precária. O ex-presidente quando criança foi vendedor de frutas no cais do Guarujá, vendeu mariscos até a família se mudar para São Paulo. Com 12 anos Lula empregou-se numa tinturaria, foi engraxate e funcionário de escritório.
Em 1961 fez curso de torneiro mecânico e passou a trabalhar neste ramo durante muitos anos. Após acidentar-se trabalhando e perder um dedo Lula foi trabalhar em outra empresa onde foi despedido por não aceitar trabalhar aos sábados. No ano de 1966 Lula foi contratado para trabalhar na Indústrias Villares no ABC Paulista. Foi a partir dali no ano de 1973 que viajou aos Estados Unidos para fazer um curso para sobre movimentos sindicalistas.
Em 1968 durante o Regime Militar Lula entra para o Sindicato de Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema. O irmão de Lula José Ferreira da Silva (Frei Chico) era militante do Partido Comunista do Brasil e influenciou o mesmo a ser líder metalúrgico. A partir de 1972 saiu do emprego e dedicou-se ao Sindicato dos Metalúrgicos exercendo várias funções. Neste período Lula passa a ter grande popularidade devido às greves promovidas pelos sindicatos e ele sempre ser seu porta – voz.
Neste período Lula também foi preso baseado na Lei de Segurança Nacional por promover às greves. Foi a partir desta época, início da década de 80, que surgiu a ideia de fundar um partido político ligado às bases da esquerda. Ao lado de intelectuais, representantes da igreja católica e outros movimentos Lula criou o Partido dos Trabalhadores (PT). A primeira disputa de Lula foi em 1982 para o governo de São Paulo.

Deixe uma resposta