SÃO JOSÉ DO SERIDÓ 105 ANOS DE HISTÓRIA

SÃO JOSÉ DO SERIDÓ 105 ANOS DE HISTÓRIA

Inicialmente o povoamento se iniciou em torno de um poço d’água situado à margem direita do Rio São José, chamado “poço da Bonita”. Os pioneiros a chegarem a este local foram Justino Dantas, Antônio Alves da Costa, Miguel Berto do Melado, Pretinho do Trapiá, Francisco Pedro Dantas e suas respectivas famílias. Com o desenvolvimento da pecuária e da cotonicultura, é instalado em 4 de novembro de 1917, o povoado então batizado de “São José da Bonita”.


São José do Seridó já teve sua economia baseada na cultura de subsistência sendo cultivados no município frutas como mamão, melancia, côco, banana e legumes e cereais como feijão, batata-doce, milho e arroz.


Na zona rural, quase todos possuem bovinos e caprinos para a produção de leite e corte. Dessa produção, parte é destinada para os laticínios onde são transformados em queijos e iogurtes.


Na sede do município as oficinas de costura, também chamadas de facções têxteis, está entre uma das principais fontes de emprego e renda no município, gerando cerca de 800 empregos diretos.


O setor de lanches e bebidas teve grande crescimento em razão do grande número de munícipes que tem como fonte empregatícia a costura. Supermercados, lojas de vestimentas, variedades, mototaxistas e demais fontes de emprego do município formam -se em razão da existência das fábricas.


A gestão pública municipal cuida das melhorias nos vários setores, proporcionando melhor qualidade de vida á população.


A cidade conta com 5 unidades escolares, tendo ao todo em 2010 o total de 1183 alunos matriculados. O Ensino Médio é oferecido pela Escola Estadual Professor Raimundo Costa. São José do Seridó apresentou o quarto melhor IDEB do Rio Grande do Norte, no ano de 2010.


A unidade Mista de Saúde Maria Aparecida Dantas é uma realidade que proporciona melhor atendimento á seus usuários. O município ainda possui uma UBS ( Unidade Básica de Saúde-Maria Fausta de Medeiros Dantas) na área urbana e uma UBS ( Unidade Básica de Saúde- Gilza de Souza) no Assentamento Agrário Seridó- Catinga Grande. Ainda conta com um Polo Academia da Saúde e serviço de Vigilância Sanitária.
São José se destaca em sua história e é uma cidade com várias riquezas na área cultural, histórica e no seu desenvolvimento. 105 anos de uma história e de um povo forte, trabalhador e aguerrido.

CARLOS FELIPE

Deixe uma resposta