AGRO -SERTÃO:Caatinga Grande inicia 2023 dando andamento a ações

AGRO -SERTÃO:Caatinga Grande inicia 2023 dando andamento a ações


O assentamento Seridó (Caatinga Grande) está fazendo parte do projeto Agro -Sertão, programa idealizado pelo Instituto Riachuelo que incentiva a cultura da produção do algodão e fomenta a economia local.

Este projeto é uma parceria que conta com apoio do Instituto Riachuelo, governo municipal, SEBRAE e EMBRAPA. As visitas as unidades são divididas em módulos para discursão, deliberação e apoio técnico no manejo da cultura de plantio e produção do algodão, intercâmbios, dentre outros.

Na Caatinga Grande, comunidade a cerca de 10 Km da sede do município, onde o projeto agro- sertão foi implantado, acontecem as UAPs (Unidades de Aprendizado Participativo). A primeira UAP, do segundo modulo, aconteceu em 7 de dezembro de 2022, já para 2023 a 2ª Unidade de Aprendizado participativo, que ocorreu em 11 de janeiro, discutiu o preparo das curvas de nível, produção do biofertilizante e escolha da área.

A terceira UAP está programada para acontecer no próximo dia 15 de fevereiro 2023 com a distribuição de sementes, reforço da produção de fertilizantes, conservação do solo e água; preparo do solo e plantio (manual mecânico).

Com a apoio da gestão municipal de São José do Seridó, através da SEMAPES (Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Pesca e Recursos Hídricos), agricultores, em 6 no total, estarão participando de intercâmbio na cidade de Campina Grande, na Paraíba, onde conhecerão áreas de experimento da EMBRAPA e áreas já plantadas em assentamentos produtores de algodão.

Atualmente 13 agricultores estão escritos no agro sertão, no Assentamento Seridó/Caatinga Grande.

CARLOS FELIPE

Deixe uma resposta