TRABALHADORAS RURAIS DE SÃO JOSÉ DO SERIDÓ PARTICIPAM DA ‘’ MARCHA DAS MARGARIDAS DO SERIDÓ ‘’

TRABALHADORAS RURAIS DE SÃO JOSÉ DO SERIDÓ PARTICIPAM DA ‘’ MARCHA DAS MARGARIDAS DO SERIDÓ ‘’

Um grupo do mulheres do sindicato rural de São José do Seridó estiveram participando nesta quarta-feira,15, da MARCHA DAS MARGARIDAS DO SERIDÓ, na cidade de Caicó.

Um grupo de mulheres sócias do sindicato de trabalhadores e trabalhadoras rurais, agricultores e agricultoras familiares de São José do Seridó/RN se fez presente a mobilização.

A Marcha das Margaridas é uma ação estratégica das mulheres do campo e da floresta que integra a agenda permanente do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) e de movimentos feministas e de mulheres. É um grande momento de animação, capacitação e mobilização das mulheres trabalhadoras rurais em todos os estados brasileiros, além de proporcionar uma reflexão sobre as condições de vida das mulheres do campo e da floresta. Por ser permanente, as mulheres trabalhadoras rurais seguem, diariamente, lutando para romper com todas as formas de discriminação e violência, que trazem consequências perversas à vida delas.

A MARCHA DAS MARGARIDAS acontece desde os anos 2000 e tem revelado grande capacidade de mobilização e organização.

As três primeiras marchas, realizadas em 2000, 2003 e 2007, focaram na plataforma política e na pauta de reivindicações a luta contra a fome, a pobreza e a violência sexista. Já em 2011, o lema foi “Desenvolvimento Sustentável com Justiça, Autonomia, Igualdade e Liberdade”. Para a CONTAG, essa quarta Marcha teve como grande diferencial político a interlocução com a primeira presidenta eleita no país, Dilma Rousseff. Como as negociações ainda continuam, as margaridas seguem na perspectiva de avançar e qualificar o processo de construção de políticas públicas para as mulheres.

Portanto, as quatro edições da Marcha das Margaridas já revelam um crescente amadurecimento político, de caráter feminista, além de importantes conquistas, como: titulação da terra em nome do homem e da mulher e Projeto de Saúde Reprodutiva da Mulher.

A Marcha das Margaridas é coordenada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), pelas 27 Federações de Trabalhadores na Agricultura (FETAGs) e pelos mais de 4 mil Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs), e por várias organizações de mulheres parceiras.

Atualmente o Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de  São José do Seridó tem como presidente a jovem senhora Lucineide Medeiros.

CARLOS FELIPE

Deixe uma resposta