Casos de dengue já começam a aparecer em São José do Seridó. Todo cuidado é pouco

Casos de dengue já começam a aparecer em São José do Seridó. Todo cuidado é pouco

Uma alerta importante para a população de São José do Seridó é com relação as arboviroses (Dengue, chikungunya e Zika) os cuidados com o manejo da água são fundamentais para que esta doença não se alastre no município.

É importante que a população esteja atenta à manter seus reservatórios cobertos e descartar qualquer material que acumule água. A colaboração de todos é muito importante.

O mosquito aedes Egypti é o transmissor destas doenças e água parada é um dos seus locais favoritos para se proliferar.

DENGUE

O mosquito Aedes aegypti é o principal vetor da dengue. O vírus é transmitido para humanos por meio da picada de mosquitos fêmea infectados. Após o período de incubação (4-10 dias), um mosquito infectado é capaz de transmitir o vírus pelo resto de sua vida.

A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, lagões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de refrigerante e outros.

SINTOMAS DA DENGUE

Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns.

CHIKUNGUNYA      

A Dengue e Chikungunya têm sintomas e sinais parecidos, enquanto a Dengue se destaca pelas dores nos corpo, a Chikungunya se destaca por dores e inchaço nas articulações.

ZIKA

 A Zika se destaca por uma febre mais baixa (ou ausência de febre), muitas manchas na pele a coceira no corpo.

CARLOS FELIPE

Deixe uma resposta