“Desiré” é o filme experimental que tem como atriz principal a caicoense, professora e multiartista, Lydia Brasileira, e como roteirista, diretora, Catarina Calungueira, de Ipueira, ambas seridoenses.
O filme foi produzido pela Farolete Filmes e vai estrear no Festival Guarnicê de Cinema, no Estado do Maranhão, que acontece de 07 a 14 de junho. Este festival é realizado pela UFMA – Universidade Federal do Maranhão, desde 1977.
De acordo com a sinopse do filme, “Desiré é uma máscara vestida pela atriz Lydia Brasileira, para ironizar as figuras conservadoras de sua cidade”. A personagem traz uma mistura de realidade e ficção. A atriz traz um monólogo sobre velhice e violências sofridas durante 14 anos de casamento com um militar da Força Área Brasileira – FAB. O filme tem Pedro Lucas Rebouças na Fotografia, Montagem e Finalização. A Produção é da Farolete Imagens, e tem Co-produção da Irapuã Filmes e Lydia Brasileira.
Outro filme que também estará no Festival Guarnicê de Cinema 2024, através da diretora e roteirista Catarina Calungueira, é “Alumbrado” que destaca o mestre popular, bonequeiro, Marcelino de Zé Limão, morador do Sítio Pau Lagoa, Município de Cruzeta, aqui no Seridó. Alumbrado é resultado II LAB RN promovido pelo Curta Caicó.
Fonte -@oquefazernoserido (Jornalista Anna Jailma)