O deputado estadual Nelter Queiroz (PSDB) voltou a direcionar seus esforços para garantir melhorias no abastecimento hídrico da região da Serra de Santana, no Seridó potiguar. Em pronunciamento na Assembleia Legislativa e em requerimento formal encaminhado ao Governo do Estado, nesta quarta-feira (3), o parlamentar cobrou ações emergenciais de segurança e reforçou a necessidade de investimentos estruturantes para ampliar e modernizar o sistema adutor que atende diversos municípios do Seridó.
No requerimento apresentado, Nelter solicitou que a governadora Fátima Bezerra, o diretor-presidente da CAERN, Sérgio Eduardo e o secretário de Segurança Pública, coronel Araújo, estabeleçam ações integradas e urgentes para proteger a Estação de Bombeamento de Água Bruta do Sistema Integrado da Serra de Santana. A cobrança ocorre após criminosos furtarem cabos e destruírem equipamentos no último dia 16 de novembro, provocando a interrupção do abastecimento de Florânia, Bodó, Lagoa Nova, São Vicente e Tenente Laurentino Cruz, além de comunidades rurais de Jucurutu, São Rafael e Santana do Matos.
Segundo o parlamentar, o episódio expôs uma fragilidade grave: “Não podemos aceitar que milhares de famílias fiquem reféns da ação de criminosos. A água é um serviço essencial e equipamentos estratégicos do Estado precisam estar protegidos”, destacou. Nelter Queiroz também utilizou a tribuna para ressaltar a importância da ampliação e readequação da Adutora da Serra de Santana, projeto aguardado há anos pelos municípios da região.
O parlamentar relatou que, no último dia 5 de novembro, prefeitos de Tenente Laurentino Cruz, São Vicente, Cerro Corá, Lagoa Nova, Florânia, Santana do Matos e Bodó estiveram em Brasília onde reafirmaram, junto à bancada federal, a necessidade da reestruturação do sistema, que permitirá ampliar a capacidade de abastecimento e assegurar a regularidade no fornecimento de água em comunidades rurais e urbanas.
“Estamos tratando de um projeto fundamental para o presente e o futuro de milhares de seridoenses. O sistema adutor da Serra de Santana precisa de segurança como também de ampliação para garantir desenvolvimento e estabilidade hídrica nos próximos anos”, afirmou Nelter.
Nelter concluiu sua fala fazendo apelo para que a bancada federal potiguar mantenha o compromisso firmado em Brasília e assegure recursos para que a obra de ampliação da adutora seja concretizada. Ele reforçou ainda que o colapso provocado pelo vandalismo no sistema hídrico mostra que o Estado deve agir em duas frentes: proteção imediata das estruturas e investimento em infraestrutura hídrica duradoura.