Pesquisa de avaliação do desenvolvimento da Palma Forrageira irrigada e sem a irrigação no Semiárido, desenvolvida por alunos as EE Prof. Raimundo Silvino da Costa, é premiada na 1ª Feira de Iniciação Científica e Tecnológica do Seridó – FICTS da 10ª DIREC, na categoria Ensino Médio.




O estudo objetivou testar a sobrevivência e o crescimento da palma forrageira sem o uso da irrigação e com uma irrigação mensal. O trabalho foi desenvolvido na localidade rural São Paulo.
Em março de 2023, 130 raquetes-sementes (RS) foram plantadas, numa área protegida dos animais. Não foram irrigadas. Entre os meses de agosto e dezembro de 2023, época da seca, 65 foram irrigadas uma vez por mês.
Na avaliação realizada em janeiro de 2024, após registro de chuvas, a taxa de sobrevivência nas parcelas irrigadas e sem irrigação foi superior a 92%. Nas parcelas irrigadas, foram registradas 6 RS por planta, enquanto que na parcela sem irrigação, foi de 4,7.
As RS produzidas vem sendo usadas para a replicação da técnica na propriedade. Mais de 400 RS foram plantadas em 2024. Participaram do estudo, Jéssica Clara, Júlia Medeiros e Caio César, sob a orientação do Prof. Josimar Araújo de Medeiros.
