CARLOS PNG

Prefeitura de São José do Seridó garante apoio ao produtor rural com corte de terra e silagem

A Prefeitura de São José do Seridó, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Pesca e Recursos Hídricos (SEMAPES), tem intensificado o apoio ao homem e à mulher do campo, implementando ações que visam fortalecer a produção rural e garantir mais segurança alimentar, especialmente para os rebanhos, durante os períodos de estiagem.

Logo após a quadra invernosa, a gestão municipal dá início a outra ação fundamental: os serviços de ensilagem. A prática consiste na colheita e armazenamento do capim, garantindo alimento para o gado nos meses mais secos do ano.

Para o agricultor Antônio Henrique, conhecido como Toinho de Brejeiro, morador da comunidade Caatinga Grande, a iniciativa tem sido transformadora.
“Essa ação é muito importante. Antes, com as estiagens e os custos que a gente não conseguia cobrir, fazíamos o corte de terra, mas não tínhamos como garantir a silagem para os meses seguintes. Agora a realidade é outra”, comemora o produtor.

De acordo com o secretário municipal José Ivon Dantas, a logística da SEMAPES é cuidadosamente organizada para atender aos produtores da zona rural da melhor forma possível.
“O processo começa com o cadastro dos agricultores para o corte de terra no início do ano, durante o período chuvoso. Em seguida, fazemos o cadastro para a silagem, e então iniciamos a produção da silagem, o que assegura alimento para o rebanho durante a seca”, explica o secretário acrescentando que a parceria com a EMATER, através do chefe local, Edmilson Martins, tem sido primordial para que o atendimento ao homem do campo seja exitoso.

As ações fazem parte do compromisso da gestão municipal de manter o campo produtivo, mesmo diante das adversidades climáticas, valorizando o trabalho dos produtores rurais e fortalecendo a economia local.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *