A campanha Agosto Lilás, instituída pelo Governo Federal, transforma o mês de agosto em um período de conscientização e enfrentamento à violência contra a mulher. A escolha do mês se deu em alusão à sanção da Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/2006), assinada em 7 de agosto, considerada um marco no combate à violência doméstica no Brasil.
Com o objetivo de informar e sensibilizar a população sobre os diferentes tipos de violência e os canais disponíveis para denúncias, a campanha promove uma série de ações em todo o país, fortalecendo a rede de apoio e proteção às vítimas.
Em São José do Seridó-RN, a Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS) elaborou uma programação especial voltada a mulheres de todas as faixas etárias, reforçando o compromisso com a prevenção e o enfrentamento à violência.
As atividades começaram no dia 12 de agosto, com uma roda de conversa com o grupo de idosas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), sob o tema “Prevenção à Violência Contra a Mulher”. A palestra foi conduzida por Luanna Monalisa, orientadora social do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), às 14h, na sede do CRAS.
A programação segue no dia 18 de agosto, às 14h, com mais uma roda de conversa, desta vez no SCFV da comunidade Caatinga Grande/Assentamento Seridó. A ação será conduzida por Luanna Monalisa, com a participação da assistente social Sandra Rosário.
Nos dias 26 e 27 de agosto, profissionais das redes de assistência social e saúde realizarão visitas e ações de panfletagem nas fábricas de costura do município, entre 7h e 13h, com o intuito de divulgar informações sobre a campanha e os mecanismos de denúncia e apoio às mulheres.
Encerrando as atividades, no dia 28 de agosto, será promovido um Chá da Tarde das Mulheres, a partir das 17h, também na sede do CRAS. O encontro contará com uma roda de conversa com a psicóloga jurídica Francineide Fernandes, que abordará os aspectos psicológicos e sociais da prevenção à violência contra a mulher. A ação é uma realização conjunta da SEMTHAS e do CRAS.