Um evento que reuniu agricultores, técnicos e instituições para debater o cultivo da palma forrageira e seu papel na alimentação do rebanho e na sustentabilidade rural aconteceu entre os dias 10 e 14 de novembro de 2025 no município de São José do Seridó com a Semana da Palma, ainda com a presença de produtores rurais, técnicos e representantes de instituições públicas e privadas girou em torno de um objetivo comum: promover o uso da palma forrageira como alternativa sustentável para a alimentação do rebanho no Semiárido.









Com o tema “Semeando Palma, Colhendo Futuro”, o evento alcançou as expectativas de seus realizadores, produtores e agricultores e de todas as entidades envolvidas na realização.
A iniciativa foi organizada pela Prefeitura Municipal de São José do Seridó, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, EMATER/UERN, EMPARN, EMBRAPA e empresas do setor agropecuário local.
Durante cinco dias, os participantes tiveram acesso a palestras, oficinas, visitas técnicas e distribuição de mudas, além da entrega de cartilhas educativas com orientações sobre o preparo do solo, o manejo e as boas práticas de cultivo da palma. As ações tiveram como objetivo capacitar produtores e produtoras rurais para aumentar a produtividade e garantir a segurança alimentar dos rebanhos em períodos de seca.
Um dos momentos de destaque foi a roda de conversa realizada no dia 12 de novembro, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, com o pesquisador Dr. Guilherme Ferreira, da EMBRAPA/EMPARN. O encontro abordou o tema “O cultivo da palma para a pecuária leiteira”, promovendo a troca de experiências e conhecimentos técnicos sobre o uso da planta como alternativa alimentar sustentável para o gado.
De acordo com o secretário municipal de Agricultura, José Ivon Dantas, a palma forrageira tem se mostrado uma importante aliada da agricultura familiar.
“A palma resiste à seca, é de fácil manejo e representa uma fonte segura de alimento para o rebanho, especialmente em regiões com escassez de chuva”, afirmou.
Com apoio de empresas locais como Supermercados Pyetro, Supermercados Lucena, SP Armazém de Rações, Casa da Vaca e Farma VET, a Semana da Palma proporcionou um espaço de aprendizado e integração entre os diversos agentes do campo.
O evento encerrou suas atividades com a proposta de estimular o uso responsável dos recursos naturais e fortalecer práticas agrícolas sustentáveis, reafirmando o papel de São José do Seridó como referência regional em iniciativas voltadas ao desenvolvimento rural no Semiárido.