A cidade de São José do Seridó, no Rio Grande do Norte, celebra de 18 a 28 de setembro de 2025 a tradicional festa em homenagem ao seu padroeiro, São José. O evento, um dos mais importantes do calendário religioso e cultural do município, atrai anualmente devotos e turistas de diversas regiões para viverem momentos de fé, cultura e confraternização.



As festividades começaram de forma simbólica no último dia 31 de agosto, quando a paróquia e a comunidade local anunciaram que “Setembro chegou, a nossa festa começou”, durante uma animada carreata. Na ocasião, foram conduzidas pelas ruas da cidade as imagens de São José, Nossa Senhora da Luz, Nossa Senhora de Fátima, Santa Luzia e São Paulo Apóstolo, num gesto de fé e devoção que reuniu fiéis e destacou a espiritualidade presente entre os moradores.
Abertura solene e programação religiosa
A abertura oficial da festa acontece no dia 18 de setembro, a partir das 5h da manhã, com o tradicional “Acorda São José”. Às 19h, uma passeata sairá da Capela de Nossa Senhora da Luz em direção à Igreja Matriz, onde será realizada a cerimônia de hasteamento das bandeiras e a celebração da Santa Missa em ação de graças pelas famílias que acolheram a imagem do padroeiro durante sua peregrinação. O pregador da noite será o Padre Emanuel. Após a missa, acontece o tradicional Jantar de São José com música ao vivo da banda Entre Amigos, com apoio da Prefeitura Municipal.
A programação religiosa segue com missas, terços e novenas até o dia 28 de setembro. Todos os dias, haverá celebrações às 7h e novenário às 19h30, com diferentes pregadores, entre padres e seminaristas convidados.
Destaques da programação
19 de setembro (quinta-feira): Primeira noite do novenário, com o Padre Rômulo Azevedo.
Às 21h, apresentação cultural “Poesia a Fole” no Palco José Pio, com poetas como Francisco Damião, Riva Jr., Constância Uchôa, ,André Santos, Carlos Alberto,Bonedes Eduardo e Wendson Sanfoneiro.
20 de setembro (sexta-feira): Missa das Crianças às 8h e confraternização. Às 16h, acontece a Corrida de São José. À noite, segunda novena com o Padre Cláudio Dantas.
21 de setembro (sábado): Bênção dos animais, cavaleiros e amazonas às 11h. Novena às 19h30 com o Seminarista Aldair de Medeiros Dantas Silva.
22 a 27 de setembro: Continuação das novenas com a participação de diversos pregadores, como os padres Amaurilo José, Andson Gabriel, Gleiber Dantas, Leonardo Felipe, João Jr. e Jerônimo Batista. Neste período, também ocorrem eventos paralelos como o 12º Encontro de Filarmônicas, passeatas temáticas, leilões e confraternizações.
24 de setembro (quarta-feira): Missa dedicada aos idosos e enfermos às 8h, com café da manhã no ginásio de esportes, organizado por Ilca Dantas e a Secretaria Municipal de Assistência Social.
25 de setembro (quinta-feira): Passeata do Agricultor às 18h30, seguida, novena as 19h30 e o do tradicional Leilão dos Animais na Praça de Eventos Edilza Dias.
26 de setembro (sexta-feira): Passeata dos Motoristas e Motociclistas com bênção dos veículos.
27 de setembro (sábado): Missa pelos fiéis falecidos às 16h. À noite, homenagem aos devotos ausentes e a todos os “Josés”, incluindo os São-José-seridoenses que residem em outras cidades.
Encerramento festivo
A programação se encerra no dia 28 de setembro, com alvorada festiva às 5h, ao som da Filarmônica Jimmy Brito. Às 10h, será celebrada a Missa Solene presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Antônio Rannis Rosendo.
Às 16h30, a imagem de São José será conduzida pelas ruas da cidade durante a tradicional procissão de encerramento, seguida de missa campal, palavras de agradecimento e a descida da bandeira, marcando o fim da festa. O encerramento contará ainda com um show religioso da Banda Kirie no Palco Cultural José Pio.