O caicoense Artur de Medeiros Queiroz, de 34 anos, foi destaque em uma reportagem publicada pela BBC News Brasil ao compartilhar sua trajetória de vida com a Síndrome de Berardinelli, também conhecida como lipodistrofia congênita generalizada, uma condição genética raríssima.

Artur é bisneto do saudoso Josué Gomes de Medeiros ( Im memoriam), conhecido como Côco Birro, e sobrinho do ex-vereador e ex-vice-prefeito de São José do Seridó , Josué Gomes Filho ( Im memoriam), o Boró.
Segundo a reportagem, Artur nasceu com uma quantidade extremamente reduzida de células de gordura no corpo. Como consequência, seu percentual de gordura corporal é comparável ao de atletas de alto rendimento. Apesar de parecer vantajoso à primeira vista, a condição exige uma rotina rígida de alimentação e monitoramento constante da saúde.
A lipodistrofia congênita generalizada é uma doença considerada ultra-rara, com uma incidência estimada de um caso a cada um milhão de pessoas. Ela causa uma grave desregulação metabólica e pode desencadear problemas semelhantes aos provocados pela obesidade, como diabetes, resistência à insulina e complicações hepáticas.
Natural de Caicó (RN), Artur ganhou destaque pela forma como enfrenta a condição com disciplina e perseverança. Sua história chamou a atenção pela força com que lida com os desafios impostos pela doença, servindo de exemplo e inspiração para outras pessoas em todo o país.