Uma caravana formada por trabalhadores e trabalhadoras rurais associados ao Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de São José do Seridó (RN) marcou presença, nesta quarta-feira (20), na 22ª edição do Grito da Terra RN, realizada em Natal. O evento deste ano teve como lema: “Fortalecer o Campo é Garantir o Futuro”.

A programação teve início às 13h, com a concentração na Praça 7 de Setembro, reunindo caravanas de diversas regiões do estado. Às 14h, foi realizada a Audiência Pública “Cenários da Agricultura Familiar no RN”, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, proposta pelo deputado estadual Francisco do PT.
A participação dos agricultores e agricultoras de São José do Seridó foi viabilizada por meio de uma parceria entre o sindicato local e a Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria de Agricultura. A informação foi confirmada pelo dirigente sindical Francisco das Chagas.
Segundo a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Rio Grande do Norte (Fetarn), o Grito da Terra vai além de um ato de reivindicação. “É um chamado à responsabilidade compartilhada. Fortalecer a agricultura familiar é garantir comida de qualidade na mesa, proteger o meio ambiente, movimentar a economia local e preservar a cultura do nosso povo. É lutar pelo presente e pelo futuro do Rio Grande do Norte”, destacou o presidente da entidade, Erivam do Carmo.
Pauta de reivindicações do Grito da Terra RN 2025:
- Implantação de um Plano Estadual Emergencial de Convivência com a Seca, com coordenação intersetorial e participação social;
- Aceleração na perfuração, recuperação e equipagem de poços;
- Ampliação de tecnologias de captação e armazenamento de água, como cisternas e barragens subterrâneas;
- Distribuição emergencial de ração animal e água potável;
- Criação de uma linha emergencial de crédito rural com menos burocracia;
- Recuperação de rodovias estaduais para escoamento da produção agrícola.