Não tão obstante a realidade atual um jovem estudante lá do sitio São Paulo na zona rural de São José do Seridó, incentivado pelo seu pai,um agricultor preocupado à época com alguns desajustes naturais e dentre este a desertificação,trouxe à tona um desejo de proteger e cuidar do meio ambiente e por conseguinte adentrar na sala e ipregnar nos bancos escolares o quão importante é preservar e a maneiras de corrigir as falhas humanas contra a natureza. Seu nome Josimar Araújo. O mestre Josimar.
Com esta concepção regada por Josimar a Escola passou a ser um grande aliado e assim o poder publico municipal também concretizou a realizaçaõ dos seus projetos.
Alunos da Escola Raimundo Silvino da Costa desenvolvem pesquisa com o reflorestamento em clareira florestal com registro de desertificação. A pesquisa iniciou-se na estação chuvosa de 2023, com a plantio de mudas da espécie faveleira, numa clareira florestal, situada na localidade rural Melado.
No local do estudo, algumas espécies remanescentes foram registradas: pereiro, pinhão, xique-xique, por exemplo. A avalição será realizada nos meses de abril de 2024 e 2025.
Com o estudo, deseja-se saber se o o vegetal se fixará na clareira florestal e induzirá o recrutamento de outras espécies para o microambiente de plantio. Logo, promovendo o processo de restauração ecológica da área. Orientado pelo professor Josimar A. de Medeiros, conta com a participação do ex-aluno da instituição, Alisson Medeiros, estudante do Bacharelado em Geografia do CERES/CAMPUS DE CAICÓ.