O saxofonista potiguar Joedson Regis da Silva, natural de Cruzeta, cidade do Seridó potiguar, será uma das grandes atrações do concerto “Potiguando no Balanço”, que acontecerá no dia 8 de maio de 2025, às 19h30mn, no Teatro Alberto Maranhão, em Natal (RN). O projeto celebra a música instrumental potiguar e promete encantar o público com a riqueza da cultura musical do estado.

Nascido em 1991, Joedson iniciou sua trajetória musical aos nove anos, incentivado pelos pais, Joseilson e Joelma. A paixão pela música começou com aulas de flauta doce oferecidas pela Filarmônica 24 de Outubro, de sua cidade natal. Apesar de inicialmente não se interessar pelo instrumento, logo se encantou com os fundamentos da música e a leitura musical, o que considera essencial para sua formação.

Posteriormente, Joedson teve contato com outros instrumentos. Iniciou estudos com a requinta, mas encontrou sua verdadeira vocação no saxofone. “Não tinha pretensão de tocar sax, mas foi nele que me encontrei”, relembra.

Aos 13 anos, integrou a Banda Filarmônica de Cruzeta, sob a regência do maestro Humberto Dantas (Bembém). Em 2004 e 2006, participou do Seminário de Música em cursos ministrados pelo professor Heleno Feitosa (Costinha), atual docente da UFPB.

Em 2008, ingressou no curso técnico em Música com habilitação em saxofone na UFRN, sob orientação do professor João Paulo Araújo, concluído em 2010. No ano seguinte, iniciou o bacharelado em Música na mesma instituição, com os professores João Paulo Araújo e Anderson Pessoa. Durante a graduação, integrou o Octeto de Saxofones da UFRN, apresentando-se em diversas cidades do Rio Grande do Norte, em Brasília e em outros estados, sempre levando a sonoridade do cancioneiro nordestino.

Joedson também participou de diversas edições da Semana da Música da UFRN, entre 2009 e 2012, ao lado de nomes como Vittor Santos, Paulo Braga e Yuri Dantas. Já formado, hoje atua como artista da cena instrumental e também como professor de musicalização infantil.

Em 2016, lançou seu primeiro CD na Pinacoteca do Estado, durante a cerimônia do Troféu Cultura. O trabalho rendeu convites para participações em programas de televisão e elogios de personalidades como o poeta e presidente da Academia de Letras do RN, Diógenes da Cunha Lima. “Fiquei muito lisonjeado com o reconhecimento”, conta o músico.

Outro momento marcante em sua carreira foi em março de 2017, quando foi convidado a se apresentar na solenidade de comemoração dos 50 anos da Justiça Federal do RN. Na ocasião, executou a música Linda Baby, de Pedro Mendes — justamente no mesmo dia em que a composição foi declarada Patrimônio Imaterial de Natal pela Câmara Municipal.

“Foi uma honra executar essa música em um momento tão importante para nossa cidade e também para homenagear meu amigo Pedro Mendes”, relembra. Pouco tempo depois, apresentou-se novamente na comemoração ao Dia do Jornalista. “Espero que cada vez mais artistas potiguares valorizem e divulguem a nossa música no Brasil e no mundo”, ressalta Joedson.

O projeto “Potiguando no Balanço”, idealizado por Joedson, nasceu em 2019 por meio de financiamento coletivo e visa valorizar a música instrumental produzida no Rio Grande do Norte. A nova edição do concerto no Teatro Alberto Maranhão também contará com uma sessão especial à tarde para estudantes da rede pública.

O artista convida o público a contribuir com o evento, inclusive com doações para custear o lanche dos alunos. “Mesmo quem não puder comparecer, pode ajudar”, destaca. As contribuições podem ser feitas via chave Pix: 07759919450.

Serviço:

Concerto: Potiguando no Balanço – Joedson Silva (Saxofone)
📅 Data: 8 de maio de 2025
🕖 Horário: 19h
📍 Local: Teatro Alberto Maranhão – Natal/RN
🎟️ Ingressos: Clique aqui para comprar
📱 Informações: (84) 99116-8603
🔗 Linktree oficial

Participações:

Apoio:

Projeto Reviver (@projetoreviver2003)
Casa do Cordel (@casa.docordel)

FOTO- Canindé Soares

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.