Agricultura familiar é o cultivo da terra realizado por pequenos proprietários rurais, tendo como mão de obra, essencialmente, o núcleo familiar ― em contraste com a agricultura patronal, que utiliza trabalhadores contratados, fixos ou temporários, em propriedades médias ou grandes.
A Escola Estadual Jesuíno Azevedo em São José do Seridó tem levantado temas importantes que são discutido na sala de aula e também experiências vividas extra-classe.
Recentemente a agricultura familiar foi tema de discurssão apresentada na unidade educacional com a presença da estudante de história da UFRN,Yasmin Isis,jovem que trabalha na agricultura familiar e na oportunidade apresentou a sua experiência na atividade, com seus familiares.
A dicursão ainda teve a participação do professor Josimar Araujo que fez uma análise da importância da agricultura familiar, para soberania da população.
Josimar Araújo é graduado em geografia – UFRN-CERES CAMPUS DE CAICÒ(1993),tem Especialização em Bioecologia/UFRN (1997) e em Geografia do Semiárido/IFRN (2002). Mestrado em Engenharia Sanitária/UFRN (2004). Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente/UFRN (2018). Pós-Doutorado em Geografia/UFC (2020).
Mestre Josimar está no magistério há 35 anos. Por mais de 20 anos trabalhou na agricultura. Faz parte do quadro de associados da Associação comunitária rural da localidade São Paulo,zona rural de São José do Seridó-RN.