Ilva Niño Mendonça foi uma atriz, encenadora e professora teatral brasileira. Consagrou-se em uma carreira artística de oito décadas, sobretudo na televisão e no teatro, onde imortalizou dezenas de personagens, a maioria mulheres nordestinas ou empregadas domésticas.
A atriz Ilva Niño, que viveu a empregada Mina em Roque Santeiro, morreu nesta quarta-feira (12/6), no Rio de Janeiro. Ela tinha 89 anos e estava internada. A causa da morte não foi informada.
lva Niño nasceu na cidade de Floresta, em Pernambuco, em 15 de novembro de 1933. Ela estudou teatro grego com Ariano Suassuna na Escola Normal, onde trabalhou na peça “Antígona”, de Sófocles.
Nas suas redes sociais a atriz seridoense de Acari,Titina Medeiros, relembrou a participação de Ilva na novela Cheias de Charme onde contracenaram juntas. Ilva fazia a personagem da mãe de atriz seridoense.
‘’Tenho tanta coisa linda para falar de ILVA NIÑO, mas infelizmente agora só consigo chorar e sentir saudade. Te amo minha amiga, minha mãe, minha ídola. O Brasil não sabe metade de quem você é e foi. Sua história é brilhante, marcada de muitas conquistas, muita dor mas sobretudo de muita altivez e inteligência. Tô com tanta saudade. Tinha certeza que iríamos nos encontrar em breve. Tô com muita saudade de você Ilva. Muita. Meu coração tá transbordando de amor aqui por você. Te amo demais. Te amo demais. Que sorte a minha ter te conhecido, ter sido sua filha, sua neta, ter escutado suas histórias que deixa qualquer um de nós orgulhosos de você. Você foi formada atriz por Ariano Suassuna e fez sua primeira Nevinha, você que participou do movimento de Pé no Chão também se aprende a ler de Paulo Freire, você que fez mais de 50 novelas, você, que mantém um teatro na Lapa. Ai ai, são tantos feitos magníficos. Ilva, você é minha maior inspiração. Te amarei até os últimos dias de minha vida. Obrigada por ser tanto para mim.’’ Escreveu a Acariense Titina Medeiros.