O plenário da Assembleia Legislativa foi palco, nesta semana, de uma conversa de bastidor que não foi transmitida na sessão pela TV Assembleia. O decano da Casa, deputado José Dias (PSDB), testemunhou um bate-papo com George Soares (PV) e Gustavo Carvalho (PSDB), que disputam a única vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) para a qual terá votação no dia 26 de junho, conforme o próprio José Dias revelou à imprensa. Entre os 24 deputados, George hoje ultrapassou Gustavo, que já chegou a contar 14 votos no início do ano.

Estão declaradamente apoiando hoje Gustavo Carvalho os deputados Tomba Farias, Dr. Kerginaldo e José Dias, ambos do PSDB. Do Solidariedade, Cristiane Dantas e Luiz Eduardo também fecharam. Do PL, a deputada Terezinha Maia está na conta do oposicionista. Ivanilson Oliveira, do União Brasil, teria fechado, conforme vazou Dr. Kerginaldo aos colegas. Passaram a apoiar, nos últimos dias, o nome de George Soares: Nelter Queiroz, Galeno Torquato e Coronel Azevedo, que estariam na conta de Gustavo. George também conta declaradamente com Kleber Rodrigues, Dr. Bernardo e Ubaldo Fernandes, ambos do PSDB. Já Francisco do PT, Divaneide Basílio e Isolda Dantas, além de Hermano Morais, estão fechadíssimos com George. Os deputados que garantem que estão ouvindo são Taveira Júnior, Adjuto Dias e Neilton Diógenes, este último ouvindo o deputado federal João Maia. Eudiane Macedo também garantiu que não fechou com ninguém ainda.

SEM SUCESSO

A oposição quer adotar uma estratégia de polarização na disputa pela vaga de conselheiro do TCE. Apesar de o deputado Coronel Azevedo (PL) ser fiel ao bolsonarismo e sempre ter feito oposição ao Governo Fátima Bezerra, vota declaradamente em George Soares (PV). Azevedo atendeu um pedido do suplente Vivaldo Costa (PV), seu amigo de quando ingressou na Polícia Militar. Na época, Vivaldo foi governador, em 1994. O militar Azevedo era oficial de ordens de Vivaldo. Tomba Farias tenta mudar a posição de Azevedo, mas é por uma gratidão.

ARTICULAÇÃO

O senador Rogério Marinho desembarcou em Natal na véspera do feriado. Teve várias conversas na sede do PL, em Lagoa Nova. O líder da oposição no Senado quer tentar reverter votos de George para Gustavo. Não obteve sucesso com o bolsonarista Azevedo.

LICENÇA

A partir do mês de junho, como antecipou a Coluna Opinião, o senador Rogério Marinho vai tirar licença do Senado, por 120 dias. O suplente Flávio Azevedo (PL) já convida para a posse. Desde 2010 e 2014, quando foi primeiro suplente da saudosa Wilma de Faria, que Flávio tentava virar senador por uns dias. Agora, depois de anos, vai tornar o sonho realidade.

RECADO

A Comissão de Finanças e Fiscalização (CFF) da Assembleia Legislativa deu um recado ao Governo Fátima, ao escolher o decano e voz atuante de oposição José Dias como relator do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que traz as orientações para a elaboração do Projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício de 2025.

EMENDAS

Líder do Governo, o deputado Francisco do PT tratou sobre as emendas parlamentares pagas pelo Governo Fátima Bezerra nos últimos dias. O petista disse que as emendas vêm sendo pagas conforme combinado com os deputados estaduais, “mas se não estão no valor desejado por eles, isso se deve à capacidade financeira limitada do Estado”, justificou.

Agora RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.